Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Por que o Bleisure, tendência corporativa, pode atrair a Geração Z no mercado de trabalho?

Em tempos de Great Resignation e Quiet Quitting, modalidade ganha força no mercado de trabalho

Por que o Bleisure, tendência corporativa, pode atrair a Geração Z no mercado de trabalho?

Colegas de trabalho jogando futebol de mesa (Foto: Hinterhaus Produções via Getty Images)

, jornalista

5 min

15 dez 2022

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Bleisure é a combinação de dois termos em inglês: business e leisure, que significa negócios e lazer. Na prática, é quando profissionais viajam a trabalho, mas a empresa estende alguns dias ‒ caso eles queiram ‒ para lazer.

A ideia é que a viagem não seja cansativa, que as pessoas possam, além de trabalhar, curtir a paisagem, conhecer os pontos turísticos, se divertir e aumentar o network.

Amigos viajando juntos (Foto: Unsplash)

ENTENDA O CONCEITO BLEISURE OU VIAGEM COMBINADA

Não é novo, mas em tempos de Quiet Quitting e Great Resignation, está ganhando força (entenda mais adiante). 

Neste conceito, trabalhadores têm o direito a um ou dois dias a mais de estadia que são exclusivamente destinados para o lazer, mas pode e deve ser negociado dias a mais com a empresa. No período, é comum a presença de amigos ou familiares dos viajantes.

Geralmente, a estadia é estendida aos finais de semana para não prejudicar as atividades do trabalho, mas não é uma regra, principalmente porque cresce o pilar “liberdade com responsabilidade” na cultura organizacional das empresas.


QUAIS SÃO AS VANTAGENS DO BLEISURE

Aumenta a produtividade, motivação e network dos funcionários. É uma forma de alcançar o famoso equilíbrio profissional e pessoal. Assim, ao oferecer o benefício para os funcionários, a chance de retê-los é maior, já que equilibrar a vida de trabalho e a pessoal é um dos fatores que os talentos priorizam nas empresas.

“Dessa forma, a viagem deixa de ser apenas uma obrigação de trabalho e se transforma em um pacote com obrigações formais e descanso em um lugar bem diferente do ambiente corporativo a que se está acostumado”, diz a companhia aérea Azul. 

QUAIS SÃO OS CUIDADOS DO BLEISURE

Precisa existir um alinhamento entre funcionários e empresa sobre o que será pago por cada um. As políticas de viagens estabelecidas pela companhia devem ser detalhadas e objetivas.

Além disso, é preciso organizar o tempo para não deixar de entregar as tarefas, como também não deixar de curtir o tempo livre. 

Uma boa dica é se preparar ‒ e incluir na agenda ‒ blocos de tempo que poderão ser usados para possíveis imprevistos (que, cá entre nós, sempre acontece). Este artigo traz 3 ferramentas de gestão de tarefas.

Duas amigas viajando (Foto: Hinterhaus Productions via Getty Images)

CRESCE A TENDÊNCIA DE BLEISURE

O conceito está crescendo no mercado de trabalho nos últimos anos. Cerca de 64% das pessoas entrevistadas estendem a viagem a trabalho, segundo dados da Phocuswright: Global Travel Market Research Company.

POR QUE IMPORTA?

Em tempos de Quiet Quitting e Great Resignation, o benefício bleisure pode ser uma forma de atrair e reter talentos nas empresas. 

Afinal, pode motivar os funcionários, melhorar a produtividade e a criatividade (já que conviver com outras culturas aumenta a criatividade). 

Para finalizar, 61% das pessoas entrevistadas no Global Travel Market Research Company disseram que o bleisure as deixam mais produtivas.

Banner XBA setembro 2022

Quer saber como liderar em tempos de novos movimentos no mercado corporativo? Conheça o xBA e se capacite para essas transformações com agilidade. Afinal, pode ser a diferença entre você ser um profissional de destaque e bem remunerado, ou ficar fora do jogo.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra é jornalista especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!