Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Marcas fofoqueiras: entenda esse novo fenômeno do marketing

O consumidor deixa rastros de seus gostos (ou não) o tempo todo, resta às empresas saberem como lidar com isso

Marcas fofoqueiras: entenda esse novo fenômeno do marketing

Foto Freepik

, Profissional de Marketing mais admirado do Brasil e professor da StartSe

6 min

13 jun 2024

Atualizado: 13 jun 2024

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Já imaginou uma pizzaria que adivinha a sua fome? E um posto de combustível que sabe quando a sua gasolina está acabando? Que tal uma marca de roupa que conhece exatamente os seus looks preferidos?

Parece papo de marketeiro, mas não é. Estamos chegando lá.

As pessoas perguntam coisas para o Google que não contam nem para as suas famílias. O Instagram fica sabendo antes do meu chefe que estou planejando as minhas férias. O Mercado Livre percebeu antes do seu marido que você está grávida. O iFood tem certeza de que a sua cunhada começou uma dieta há três semanas. E a Mastercard já descobriu que o seu vizinho está traindo a esposa. Isso sem falar o que todos nós revelamos – sem usar palavras – para as nossas farmácias, streamings, celulares…

Você deixa rastros o tempo todo. Produtos que pegou na mão em uma prateleira, posts que ficaram mais tempo na sua tela, aplicativos que você apagou, músicas que ouviu, livros que colocou no carrinho, ligações que aceitou, newsletters das quais se desinscreveu, restaurantes aos quais retornou… o tempo todo você está gritando para o universo as coisas de que você gosta e de que não gosta.

A gente percebe quando nosso melhor amigo está apressado. Um bom profissional de marketing também tem que perceber isso dos seus clientes.

Antecipe o desejo dos seus clientes com um Marketing que não parece Marketing

Tenha João Branco, ex-CMO do McDonald’s, como seu marketeiro por um final de semana inteiro olhando para o marketing da sua empresa. Conheça a Imersão Marketing ao Máximo aqui

Sempre uso vídeos em minhas aulas. Mas durante os dois minutos que eles estão na tela eu não estou assistindo a projeção, estou olhando para a reação dos alunos. Fico percebendo em que parte eles sorriem e em que momento se emocionam. Alguém abriu a boca de sono? Qual foi o slide que as pessoas mais tiraram foto? Tento observar todo o comportamento da plateia para aprimorar minha performance. Já pensou se as escolas tivessem acesso a essas informações de maneira automatizada para aprimorarem o seu ensino? Isso já está acontecendo.

Um supermercado consegue saber quantas pessoas estão nas filas de cada caixa, o tempo médio de atendimento e o percentual de clientes que está com a feição aborrecida. Um carro consegue saber que a chance de acidentes está mais alta porque o motorista está com uma expressão muito cansada e um olhar disperso enquanto dirige. O espelho da loja de roupas consegue saber se a cliente gostou do vestido que está provando e sugerir complementos perfeitos.

A tecnologia está transformando o trabalho do marketing em algo mais profundo e o que faz essa mágica acontecer não é a capacidade de colocar mais logotipos na frente das pessoas, mas a possibilidade de satisfazer melhor as pessoas com base no que aprendemos sobre elas.

A inteligência artificial vai fazer com que cada vez mais marcas pareçam estar adivinhando o que o cliente quer. E esse processo começa com marcas que percebem esse potencial e querem saber ainda mais sobre o que deixa os seus consumidores felizes.

Dizem que o marketeiro é aquele que está vendendo lenços enquanto algumas pessoas estão chorando. Mas, nesse novo mundo, o marketeiro é aquele que já sabia que essas pessoas iam chorar e já ofereceu ajuda. Só para elas.

Mas lembre-se de usar essas informações com autorização dos clientes e para o bem deles. Se você coletar um monte de dados e não melhorar a vida de ninguém com essa informação, você será, no máximo, uma marca fofoqueira.

Leitura recomendada

As grandes marcas sabem antecipar e atender o desejo dos seus clientes mais fiéis. E isso, potencializado pela tecnologia, pode levar o seu negócio a um novo ciclo de crescimento e fãs da sua marca. João Branco + convidados das principais empresas do Brasil vão ensinar os principais segredos e táticas de marketing para satisfazer seus clientes com um “marketing que não tem cara de marketing tradicional”. Conheça aqui a imersão Marketing ao Máximo e faça parte da próxima turma.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

, Profissional de Marketing mais admirado do Brasil e professor da StartSe

João Branco tem mais de 20 anos de experiência na área de marketing, trabalhando com grandes marcas como Novartis, Procter & Gamble e Ferrero. Foi CMO do McDonald 's por quase 10 anos, onde liderou os times de Brand growth, Sales growth e Trade Marketing e bateu todos os recordes de vendas da história do Big Mac. Em 2021, o executivo foi eleito um dos 10 melhores CMO's do Brasil pela Forbes. João é professor no programa Marketing Ao Máximo.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!