Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA
Ver todosCertificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação
Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo
As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio
Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada
Comunidades
Amplie seu networking, encontre parceiros de negócios e discuta as maiores tendências e inovações com a alta liderança do mercado
Comunidade de negócios para empresários e executivos que são alumni da StartSe e protagonistas de empresas do AGORA.
Comunidade de lideranças de RH das maiores empresas do Brasil e do mundo, para desenvolvimento, networking e transformação cultural.
Conheça a Lei Lei nº 14.457/2022 que obriga treinamento a funcionários contra assédio a mulheres
(Foto: via Canva)
, jornalista
3 min
•
5 abr 2023
•
Atualizado: 19 mai 2023
*Esse conteúdo foi publicado primeiro na newsletter Mulheres do Agora, que traz toda sesgunda-feira, às 17h assuntos sobre empreendedorismo, gestão e liderança. Assine gratuitamente aqui para receber as novidades primeiro. Assim, estará sempre um passo à frente.
O que você quer para o futuro da mulher? Com certeza, zero assédio, mais igualdade de gênero, mais oportunidades.
E os dados mostram a importância de mudanças (também) no mundo business:
O documento, endereçado à Associação Brasileira de Startups (Abstartups), denuncia comportamentos morais, sexuais, étnicos e sociais e cobra o compromisso da entidade em ajudar a erradicar o assédio em todas as suas formas.
“O assédio compromete o bem-estar físico e emocional das vítimas, limita oportunidades e inibe a criatividade e a inovação em nosso setor. Não podemos mais tolerar a perpetuação dessas práticas em nossa comunidade”, diz o texto.
O que vai ao encontro de uma reportagem da Forbes que mostra que as mulheres recebem menos investimentos em seus negócios por causa das perguntas tendenciosas que investidores fazem às empreendedoras. “As diferentes linhas de questionamento tendem a colocar as mulheres na defensiva, enquanto dão aos homens oportunidades para discutir sua visão sobre a empresa, o que atrai mais financiamento [para eles]”, diz a reportagem.
A associação, por sua vez, respondeu à petição (que viralizou em redes sociais como o LinkedIn e na imprensa brasileira) dizendo que se compromete a adotar algumas medidas nas próximas semanas (veja quais aqui). Que assim seja.
Agora é Lei para todas as empresas…
E o assunto traz à tona: treinamentos sobre assédio agora são obrigatórios nas empresas. A Lei nº 14.457/2022, que instituiu o Programa Mais Mulheres, traz medidas de prevenção ao assédio sexual e a outras formas de violência no ambiente de trabalho. Não cumpriu? O negócio será penalizado. Virou lei. E, que as pessoas entendam que, o respeito pelas mulheres deve existir. Bem como a igualdade de gênero. Sempre.
Há algumas etapas que você pode seguir para criar um programa de diversidade e inclusão nas empresas. Veja no vídeo abaixo:
Você que acompanha o podcast e a newsletter Mulheres do Agora, ainda pode garantir uma oportunidade exclusiva para ser uma líder (ainda mais) inspiradora dentro da sua empresa para acelerar sua carreira a partir de hoje. Confira aqui!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra é jornalista especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.
Leia o próximo artigo