Empresa tem meta ambiciosa de preparar mais de 40 milhões de pessoas ‒ com foco também em grupos sub-representados ‒ no setor de cloud nos próximos cinco anos. Entenda a estratégia!
Photo by Rajeshwar Bachu on Unsplash
, jornalista
8 min
•
3 jan 2023
•
Atualizado: 6 jul 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Vamos direto ao ponto: faltam profissionais na área de tecnologia, mas cresce o interesse dos que gostariam de fazer uma transição de carreira para a área tech.
É nesse público ‒ que talvez você faça parte ‒ que o Google está de olho. A empresa, por meio do Google Cloud, seu braço voltado para a tecnologia em nuvem, tem a meta ambiciosa de preparar mais de 40 milhões de pessoas ‒ com foco também em grupos sub-representados ‒ no setor de cloud nos próximos cinco anos (entenda mais adiante).
O curioso é que, não necessariamente, a big tech tem o interesse em contratar esses profissionais.
“A nossa missão é influenciar jovens a ingressar na computação em nuvem porque várias oportunidades de reconhecimento profissional e pessoal acontecem”, afirma durante o evento do Google Cloud para estimular o crescimento dos desenvolvedores Innovator Hive, em Salvador, Berthier Ribeiro Neto, diretor de engenharia do Google na América Latina.
No Brasil, o apetite é tanto em formar esses profissionais que desde 2017 investiu R$ 1,6 bilhão para fortalecer sua infraestrutura técnica no Brasil ‒ o que inclui o mercado de nuvem.
Analisando o movimento, a ideia do Google é atrair clientes b2b. Pense com a gente: se existe um possível “apagão de TI”, mas o mercado teria milhões de especialistas em Google Cloud, logo, aumentaria a chance das empresas contratarem os serviços da nuvem da big tech ‒ já que teria profissionais especializados no tema disponíveis no mercado.
O que faz sentido, já que o setor de cloud é um dos que mais cresce no mundo. “O segmento, com 24,8 mil vagas novas em cinco anos, representará 6% da demanda total”, diz a Brasscom em um relatório feito em 2019.
A expectativa é tanta que o braço de nuvem da empresa vai realizar uma nova edição do Innovators Hive para potenciar o crescimento desses profissionais.
“A tecnologia de nuvem tem sido uma aliada cada vez mais essencial para a inovação em empresas de todos os segmentos. Sabemos também que tecnologia pode ser feita por todo mundo, por isso o evento terá um foco muito importante em equidade. Teremos conosco líderes de organizações como o Quebradev e Perifacode, que ensinam pessoas de periferia a programar, e um painel muito representativo de palestrantes para ensinar sobre IA generativa”, diz Melina López, Gerente de Marketing de Produto e Inclusão do Google Cloud para a América Latina.
É um braço de negócios do Google com foco na computação em nuvem como serviço para empresas públicas e privadas.
Na prática, é uma plataforma que armazena arquivos sem a necessidade de um hardware. Assim, é possível que diversas pessoas possam acessá-los remotamente de qualquer lugar do mundo.
O Google Cloud oferece recursos como: infraestrutura que inclui serviços de computação, armazenamento e rede em várias regiões do mundo.
“Atendemos setores como varejo, finanças, saúde, entre outras. A plataforma permite, por exemplo, que as empresas criem, testem e implantem aplicações em uma infraestrutura confiável, segura e que possa ser usada por milhares de usuários ao mesmo tempo”, diz a empresa.
Se você quer trabalhar na área de tecnologia e ser especialista em nuvem, o Google oferece uma plataforma gratuita chamada Google Cloud Skills Boost.
Ela fornece acesso a cerca de 700 laboratórios práticos, cursos baseados em funções, selos de habilidades e recursos de certificação, incluindo 16 trilhas de aprendizagem.
É por meio dessa plataforma que a big tech pretende formar tantos profissionais até 2027.
Quer saber se é a hora de mudar para a área de tecnologia em nuvem? Confira aqui!
Atualmente, 78% dos profissionais que gostariam de migrar de emprego querem ir para a área de tecnologia, segundo dados da Land, empresa de recrutamento.
Alguns não sabem por onde começar (é o seu caso?), e o Google Cloud sabe disso. Por isso, tem estimulado a educação em tecnologia em nuvem para essas pessoas.
Desta forma, é uma espécie de ganha-ganha: de um lado, trabalhadores ganham educação gratuita - o que facilita a migração de carreira. Do outro, a big tech ganha uma legião de profissionais especializados em sua tecnologia.
Leitura recomendada
Mas longe de ser a única tecnologia que as empresas estão olhando. Não à toa. Afinal, cada tecnologia que você não domina, é uma vantagem competitiva importante que você perde. Se você quiser sair da teoria e ir para a prática e usar tecnologias emergentes a favor da sua carreira ou negócio, aqui está a forma mais rápida e eficiente de começar.
*De Salvador
Jornalista viajou a convite do Google Cloud
Desenvolva suas habilidades como líder dominando ferramentas de Inteligência Artificial para impulsionar a eficiência e melhorar a tomada de decisões. Basta clicar aqui!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra é head de conteúdo na StartSe, especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!