Sou Aluno
Sobre Nós
Para Você
Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Comunidades
Tools
Parcerias

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Comunidades

Amplie seu networking, encontre parceiros de negócios e discuta as maiores tendências e inovações com a alta liderança do mercado


Fim do home office total: por que até o Zoom quer que os funcionários voltem aos escritórios

Empresa pode ter optado em adotar o trabalho híbrido como uma estratégia para enfrentar os desafios impostos pela queda significativa em sua receita e valor de mercado. Entenda!

Fim do home office total: por que até o Zoom quer que os funcionários voltem aos escritórios

Funcionários do Zoom (Foto: reprodução/LinkedIn Zoom)

, Produtora de Conteúdo

7 min

7 ago 2023

Atualizado: 7 ago 2023

Receba conteúdos exclusivos do AGORA

Fique por dentro das últimas novidades e tendências do mercado com nossos conteúdos exclusivos!

O Zoom — uma das empresas que se tornou sinônimo do trabalho remoto durante a pandemia — surpreendeu seus colaboradores ao anunciar que eles precisarão retornar aos escritórios pelo menos duas vezes por semana. O comunicado enviado à equipe estabelece que essa mudança se aplica aos funcionários que residem em um raio de 80 km de algum escritório da empresa.

ZOOM: DO REMOTO AO HÍBRIDO 

No ano anterior, a companhia havia divulgado que apenas 2% de sua força de trabalho trabalharia em um escritório, o que apontava para uma abordagem majoritariamente remota. Entretanto, agora parece que a visão dos diretores da empresa mudou.

  • A mudança segue uma tendência observada em outras grandes empresas de tecnologia, como Google e Meta.

POR QUE O ZOOM VAI IMPLEMENTAR O TRABALHO HÍBRIDO

A empresa pode ter optado por adotar o trabalho híbrido como uma estratégia para enfrentar os desafios impostos pela queda significativa em sua receita e valor de mercado após o fim do momento crítico da pandemia e o fortalecimento da concorrência. 

“Acreditamos que a abordagem de uma estrutura híbrida — onde os trabalhadores que vivem nas imediações tenham de estar nos escritórios duas vezes por semana para interagirem com as suas equipes — é a mais eficaz para o Zoom”, diz a empresa em comunicado.

CONTRADIÇÃO ENTRE O MODELO DE TRABALHO E MODELO DE NEGÓCIO

Essa decisão de retornar ao trabalho híbrido não é isenta de riscos. A empresa tem grandes chances de perder ou influenciar parte do mercado que se acostumou a usar sua plataforma exclusivamente para o home office

  • Para que isso dê certo, a plataforma deverá se tornar atraente e relevante o suficiente tanto para equipes remotas quanto para aquelas que estão retornando ao trabalho presencial.

HOME OFFICE TOTAL ACABOU MESMO? ENTENDA O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO VALE DO SILÍCIO

Tivemos uma conversa com Felipe Giannetti, sócio e porta-voz da StartSe no Vale do Silício, Califórnia, e ele nos apresentou um panorama geral da o que está acontecendo por lá. Veja: 

“O modelo híbrido tem sido adotado por diversas empresas — especialmente no Vale do Silício. Embora a justificativa para essa mudança seja a busca por maior produtividade, é importante ressaltar que outros interesses também estão envolvidos. Um deles é o investimento significativo que as empresas fizeram em prédios corporativos, cujo valor é influenciado pela taxa de ocupação média desses espaços nos últimos anos", conta.

“Aqui, muitos escritórios estão com poucas pessoas, até mesmo empresas grandes como Google, Apple e Meta. Por outro lado, é interessante que várias startups, mesmo com equipes de até 100 funcionários, escolheram não ter escritórios físicos e preferem o trabalho remoto como modelo principal”, completa.

  • Essa tendência também é percebida em grandes cidades como São Francisco — onde a taxa de vacância em prédios comerciais já atinge 30% e há projeções de que possa chegar a 50% nos próximos 2 anos", finaliza Giannetti.

POR QUE AS PESSOAS NÃO QUEREM VOLTAR AOS ESCRITÓRIOS?

Essa mudança no cenário corporativo é resultado da flexibilidade e adaptabilidade trazidas pela pandemia, que fez com que as empresas repensassem a necessidade do espaço físico para seus funcionários. A busca por maior eficiência nos custos operacionais, aliada às vantagens percebidas do trabalho remoto, tem impulsionado essa transformação na forma como as empresas enxergam e utilizam seus escritórios.

POR QUE IMPORTA? 

Diversas empresas — incluindo a Zoom — estão sendo pressionadas a adotar o trabalho híbrido, porém, a realidade é que os trabalhadores não estão interessados nessa mudança, conforme mencionado por Giannetti. Será que essa decisão pode ser uma boa forma de reverter o prejuízo? Os colaboradores estarão felizes o suficiente para trabalhar? Eles vão mesmo frequentar o escritório ou isso terá que ser gerenciado? A que custo? Essas são questões importantes a serem consideradas.
 

LEITURA RECOMENDADA

Descubra o segredo para impulsionar a competitividade e adaptabilidade do seu negócio com a Certificação Executiva em Planejamento e Inovação Estratégica. Este curso exclusivo oferece as ferramentas e conhecimentos necessários para impulsionar o crescimento da sua empresa e se destacar no mercado. Aprenda as melhores práticas em planejamento estratégico e inovação, desenvolva habilidades de liderança e descubra como criar uma vantagem competitiva duradoura. Não perca essa oportunidade de transformar o seu negócio e alcançar o sucesso empresarial. Basta clicar aqui!

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista. Possui experiência no mercado financeiro, social media e customer experience. Passou pela XP Inc.

Leia o próximo artigo

Receba conteúdos exclusivos do AGORA

Fique por dentro das últimas novidades e tendências do mercado com nossos conteúdos exclusivos!