Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Como a OMO expandiu o negócio para lavanderias?

A ideia de lançar um serviço de lavanderia sob a marca OMO partiu da expertise da empresa em produtos de limpeza e do desejo de criar um ecossistema de marca que transcende o produto tradicional.

Como a OMO expandiu o negócio para lavanderias?

OMO (Imagem: reprodução OMO)

, jornalista

5 min

17 mai 2024

Atualizado: 17 mai 2024

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

A marca OMO, conhecida por sua expertise em produtos de limpeza, decidiu expandir seu mercado entrando no setor de serviços com a criação das lavanderias OMO. 

Assim, a marca cria um ecossistema que transcende o produto tradicional.

A estratégia? Combinar a força da marca com novas oportunidades de negócios. Em outras palavras, a empresa aposta na imagem já construída que se destaca pela segurança e qualidade no cuidado com as roupas para conquistar a preferência dos consumidores neste novo mercado.

Bastidores: como a empresa decidiu criar as lavanderias OMO


A jornada, como conta Giovanna Bressani, vice-presidente de marketing da linha de cuidados com a casa da Unilever, durante o podcast Desmarketize foi gradual e estratégica.

No começo, fechou parceria com uma startup de serviços de cuidado com a roupa. Isso ajudou o time a entender melhor o segmento.

A partir da parceria, observaram e experimentaram práticas que deram certo e identificaram áreas a serem aprimoradas. 

Ou seja, a primeira loja de lavanderia especializada tornou-se um laboratório de aprendizado, permitindo que a empresa refinasse seu modelo de negócios antes de expandir através de franquias.


O que você pode aprender com isso?

“Fazer piloto é tão importante. Porque, óbvio que às vezes também quando você faz um piloto, você conta tudo para seus concorrentes numa versão menor. Esse é o risco de fazer. Mas, quem tem um negócio menor, gente, você tá na dúvida do que fazer?”, diz João Branco, reconhecido no Brasil por suas contribuições notáveis ao marketing e que lidera a imersão Marketing Ao Máximo.

“Puxa, eu tenho uma marca de produtos para bebês e, além de fornecer esses produtos, eu vejo uma oportunidade de ser uma administradora do espaço baby que fica em shopping centers, pra um mercado que eu não sei qual é. Em vez de você ir lá e construir 10 espaços baby de uma vez, gastar uma fortuna nessa estrutura fixa, sei lá o quê, pega um espaço baby que já existe ali num shopping que você sabe que já tem muito cliente seu e fala assim: 'ó, primeiro deixa eu colocar aqui um espaço baby do shopping by marca tal e vê o que acontece'”, completa.

Na prática:

1 - Faça pilotos e aprenda com eles
Teste antes de expandir: realize projetos piloto para avaliar a receptividade do mercado e ajustar suas operações conforme necessário, minimizando riscos e obtendo insights práticos.

2 - Faça parcerias estratégicas
Colabore para crescer: junte-se a startups ou empresas menores para aprender e ganhar experiência em novos segmentos.

3 - Diversifique 
Crie diferentes modelos: atenda às diversas necessidades dos consumidores com modelos de serviços variados, aumentando a conveniência e acessibilidade.

Thumbnail do vídeo

Leitura recomendada
Aprenda estratégias de crescimento, marketing e vendas específicas do seu negócio
com João Branco e outros gigantes do mercado durante a imersão presencial Marketing Ao Máximo. Saiba mais aqui!

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra é head de conteúdo na StartSe, especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!