Fast Company fez uma pesquisa sobre o comportamento da Geração Z no mercado de trabalho. Confira!
Foto: via Canva
, jornalista
4 min
•
15 ago 2023
•
Atualizado: 15 ago 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Você sabe liderar a Geração Z? O que pensam? Como agem? A Fast Company fez uma pesquisa sobre o que você precisa descobrir sobre a Geração Z. O primeiro passo aconselhado é quebrar os estereótipos. Apesar de a Gen Z ser conhecida como a geração preguiçosa, não é bem assim.
“A verdade é que a Geração Z é uma geração muito resiliente e cheia de recursos.” É o que diz Oliver Pangborn, CMO da consultoria de marcas YPulse. Assim, como você pode trazer as melhores qualidades dessas pessoas? Em primeiro lugar, conhecendo o perfil da Geração Z.
Em outras palavras, você tem pessoas no time com maior probabilidade de ser intraempreendedoras ― uma das qualidades desejadas pelas empresas.
Embora o Monitor de Empreendedorismo Global dos Estados Unidos de 2021-2022 do Babson College tenha relatado números mais baixos comparativamente, a Geração Z continuou sendo a geração com o impulso empreendedor mais forte.
“A mentalidade empreendedora da Geração Z não tem precedentes. Eles lançaram startups, empresas e organizações de caridade sem fins lucrativos desde o ensino médio, aproveitando as plataformas e as tecnologias de mídia digital e social que estão disponíveis para eles (...)."
"Eles querem adotar a mesma abordagem empreendedora no primeiro dia em que ingressam em uma empresa como funcionários. Líderes e empregadores que reconhecem isso sobre a Geração Z irão prosperar e ter sucesso”, diz Mark Beal, professor assistente da Rutgers University e autor de vários livros sobre a Geração Z.
Observe que a Geração Z é mais empreendedora e se preocupa em causar um impacto pessoal na sociedade do que qualquer geração anterior.
“São facilmente engajados em ambientes de trabalho intraempreendedores, enquanto mudam rapidamente para cargos em que não se vêem facilmente sendo promovidos, causando um impacto único na empresa ou tendo controle sobre seu futuro”, diz Avante Price, CEO da Posh.
“Não tente sufocar a criatividade e a pressa. Amplifique-o no local de trabalho, mesmo que não se encaixe no molde corporativo”, aconselha Meagan Loyst, fundadora da Gen Z VCs. O caminho? Estimule o intraempreendedorismo e senso de pertencimento dos liderados da Gen Z.
Saiba como o WLP, programa internacional da StartSe, combina competências técnicas, comportamentais apoiando você na construção de uma trajetória de superação, ultrapassando barreiras que retardam ou bloqueiam o acesso das mulheres a cargos de alta liderança. Entenda!
*Este conteúdo foi publicado primeiro na newsletter Mulheres do Agora, que traz toda segunda-feira, às 17h assuntos sobre empreendedorismo, gestão e liderança. Assine gratuitamente aqui para receber as novidades primeiro. Assim, estará sempre um passo à frente.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra é head de conteúdo na StartSe, especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!