Veja dicas para tornar a sua manhã mais produtiva.
Home office, trabalho, café (Foto: Anastasia Shuraeva no Pexels)
, jornalista
5 min
•
19 mai 2021
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Sabrina Bezerra
Você sabia que a sua rotina matinal influencia o seu nível de produtividade ao longo do dia? Por isso, esqueça o “só mais cinco minutinhos” que duram 40 minutos após o despertador tocar. Crie hábitos matinais (confira algumas dicas abaixo) para melhorar o seu foco. Afinal, “tudo gira em torno do autoconhecimento e planejamento”, diz Juliana Alencar, Chief Culture Officer da StartSe.
Um dia antes, faça a programação de como será a sua rotina. Por exemplo, programe o horário para acordar (e sem apertar o botão soneca, hein? Entenda mais abaixo) e também o período de trabalho. Pois, “estabelecer horários é uma forma de começar [o dia] bem. Você vai saber que o seu dia tem começo, meio e fim — e isso ajuda bastante em sua produtividade”, diz Rafael Oliveira, psicólogo e diretor de gente na Z-Tech e na Donus.
Que tal começar a manhã de forma produtiva? O primeiro passo é resistir ao botão soneca. De cinco em cinco minutos, você pode perder mais de 30 minutos e, consequentemente, vai acordar atrasado. Sem tempo até para tomar o café da manhã com calma. “Muitas pessoas acordam em cima da hora. Às vezes, levantam e já vão direto para uma reunião [em caso de home office]. E isso é ruim [além de não conseguir se concentrar e se preparar para a reunião], a voz fica turva. De certa forma, fica bem visível que a pessoa acordou há pouco tempo”, diz Vitor Silva, branch manager na Robert Half, consultoria de recursos humanos. Portanto, acorde sempre no horário programado.
Vitor Silva indica ter hábitos saudáveis. Como, “tomar café da manhã sem pressa e fazer exercício físico”, diz ele. Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, não abre mão de tomar café da manhã com as filhas; Jeff Bezos evita reuniões matinais e só toma o café da manhã em casa; Tim Cook checa os e-mails, depois faz exercícios físicos; a escritora Arianna Huffington faz yoga e meditação durante a manhã; Anna Wintour, editora-chefe da Vogue, começa o dia com uma hora de tênis no Midtown Tennis Club, em Nova York, segundo a Inc.
Juliana Alencar reforça a importância de incluir exercícios físicos na rotina do dia. Segundo ela, “nosso cérebro se torna mais produtivo quando alternamos os esforços entre físicos e mentais."
Mesmo que o seu apartamento ou casa seja pequeno, é importante que você escolha um espaço para trabalhar, que seja diferente do seu local de descanso. “Tenha o lugar de trabalhar, de comer, de dormir. Mesmo que seja no mesmo cômodo [separe cada espaço para uma tarefa], pois ter essa organização física e mental ajuda a ter mais produtividade”, diz Rafael Oliveira. Por exemplo, evite tomar café da manhã no mesmo local em que você trabalha.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra é head de conteúdo na StartSe, especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!