Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Comunicação assertiva no trabalho: como desenvolver bem mesmo em tempos de home office

Pesquisa Guia Salarial 2023 da consultoria Robert Half lista as soft skills mais requisitadas para 2022. Na lista, comunicação se destaca. Entenda!

Comunicação assertiva no trabalho: como desenvolver bem mesmo em tempos de home office

Mulher apresentando um projeto na lousa branca. (Fonte: Getty Images)

, jornalista

5 min

19 out 2022

Atualizado: 15 dez 2022

Comunicação, flexibilidade, senso de dono, visão estratégica. Essas são algumas das soft skills mais promissoras para 2023, segundo o relatório Guia Salarial, feito pela Robert Half.

Entre elas, comunicação assertiva se destaca. Trata-se de uma das habilidades comportamentais mais importantes porque, sem ela, todas as outras soft skills que você possa ter se tornam vulneráveis.

Por exemplo, se você tem visão estratégica, mas não tem uma boa comunicação, como vai passar a mensagem para o time? Ainda mais em tempos de trabalho híbrido que, muitas vezes, exige comunicação assíncrona — que não acontece em tempo real.


MAS AFINAL, O QUE É COMUNICAÇÃO ASSERTIVA NO TRABALHO?

Nada mais é do que a capacidade de passar as informações com clareza, dinâmica e respeito de uma forma que as outras pessoas entendam facilmente.

Ou seja, não é apenas sobre a mensagem que você passa, mas também como passa — de forma direta e respeitosa.

Além de melhorar a sua produtividade, a comunicação assertiva “mantém fortes relações de trabalho em todos os níveis de uma organização”, diz em comunicado a consultoria Michael Page.

QUAL É A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA NO TRABALHO?

Quando se tem comunicação assertiva, você consegue desempenhar um bom projeto junto à equipe, motivar as pessoas, ter reuniões mais produtivas, fazer boas negociações e networking — o que gera mais credibilidade para a sua carreira.

Já quando você não tem essa habilidade, aumentam as chances de causar conflitos e retrabalho, consequentemente, fazendo você perder tempo e gerando custo para a companhia.

Percebeu a importância dessa soft skill? Não à toa, cada vez mais, tem se tornado uma habilidade comportamental desejável no mercado de trabalho, principalmente com o crescimento do trabalho híbrido.

Para você ter uma ideia, 56% das companhias no Brasil adotaram o trabalho híbrido, um crescimento de 12% em comparação com o ano passado, segundo um estudo do Google em parceria com a IDC Brasil.

Assim, profissionais que tiverem comunicação assertiva estarão um passo à frente no agora e no futuro do trabalho. 

COMO SE COMUNICAR DE FORMA ASSERTIVA NO TRABALHO?

Tenha clareza: use palavras simples para que as outras pessoas consigam entender com rapidez a mensagem que você quer passar, sem rodeios. 

“Uma mensagem direta tem mais chances de ser processada e entendida e reduz a possibilidade de ocorrer ruídos de comunicação, que podem gerar problemas, como insegurança, desvio da atenção, falta de solidez na equipe e baixo desempenho”, diz a consultoria Robert Half em comunicado.

Escute: escute atentamente o que a outra pessoa está falando, sem pensar na sua resposta e sem interrompê-la. Assim, ajuda a mostrar que você está 100% presente e com disposição para escutá-la, o que vai deixá-la mais à vontade para se comunicar com você.

Incentive respostas assertivas: nada de falar agressivamente com as pessoas ou ditar o que elas deveriam fazer. Em vez disso, pergunte o que elas acham da sua ideia, quais pontos têm a acrescentar. 

Desta forma, você abre para uma conversa, além de estimular a criatividade do time. Se não concordar com as ideias propostas, diga: “não concordo. Eu acredito que isso vai reduzir a produtividade da empresa.”

No vídeo abaixo, você confere outras dicas listadas por Amanda Lopes, sócia da StartSe, no episódio pocket do videocast Mulheres do Agora:

Thumbnail do vídeo

LIVROS PARA MELHORAR A COMUNICAÇÃO NO TRABALHO

1 - Ouse argumentar: Comunicação assertiva para sua voz ser ouvida – Maytê Carvalho

O livro traz a importância em você ser uma pessoa ousada de argumentação, “usando a potência das palavras para conquistar o que deseja na sua vida pessoal e profissional”, diz a resenha da obra que oferece exercícios e frameworks para você se expressar com autenticidade.

2 - As Armas da Persuasão – Robert Cialdini

Indicação do app 12 minutos, o livro traz uma aula sobre como influenciar e não se deixar influenciar. 

Segundo o autor, existem 6 princípios fundamentais que são importantes para isso. Assim, “você não cairá nas peças que nossa mente nos prega, quando alguém tenta nos convencer a fazer algo”, diz o app.

3 - Comunicação Não-Violenta – Marshall B. Rosenberg

Também indicação do app 12 minutos, o livro ensina técnicas para você melhorar a sua comunicação na vida pessoal e profissional.

“Se baseia em habilidades de linguagem e comunicação que fortalecem a capacidade de continuarmos humanos, mesmo em condições adversas. Ajuda a reformular a maneira pela qual nos expressamos e ouvimos os outros”, afirma o app.

O episódio também aborda os temas:

  • O que é comunicação assertiva no trabalho?
  • Qual é a importância da comunicação assertiva no trabalho?
  • Como se comunicar de forma assertiva no trabalho?
  • Quais são os exemplos de comunicação assertiva?
  • O que é necessário para se comunicar?

COMO DESENVOLVER ESSA E OUTRAS HABILIDADES?

Cada vez mais carreiras estão sendo impactadas por essas e outras exigências do mercado. Se capacitar para essas transformações com agilidade pode ser a diferença entre você ser uma profissional de destaque e bem remunerada, ou ficar fora do jogo.

Se você quer dominar esses e outros assuntos para se destacar e chegar ao topo da sua carreira mais rápido, aqui está uma solução rápida que fará a diferença na sua carreira já nos próximos meses. Veja tudo aqui!

Trabalho, carreira (Foto: Morsa Images via Getty Images)

POR QUE IMPORTA?

Um dos maiores desafios nas companhias é fazer com que todos do time tenham uma comunicação assertiva. Afinal, uma mensagem passada de forma errada pode não só aumentar o volume das tarefas do dia a dia, como impactar de forma negativa o caixa da empresa. Por isso, as pessoas que têm comunicação assertiva ganham cada vez mais destaque no mercado de trabalho.


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista especializada em carreira, empreendedorismo e inovação. Formada em jornalismo pela FMU e pós-graduada em marketing pelo Senac, atua na área de negócios há quatro anos. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo