Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

"Empresa é uma equipe, não uma família": como trabalhar em direção a objetivos comuns

A frase é de Reed Hastings, CEO da Netflix. Ele descreve que as empresas deveriam funcionar como uma equipe, mas não como uma família. Entenda o que a aceitação em receber feedback tem a ver com isso!

"Empresa é uma equipe, não uma família": como trabalhar em direção a objetivos comuns

Reed Hastings, fundador da Netflix (Foto: Ernesto S. Ruscio / Correspondente via Getty Images)

, jornalista

5 min

4 jul 2023

Atualizado: 4 jul 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

A frase do título é de Reed Hastings, CEO da Netflix. Ele descreveu que a empresa deveria funcionar como uma equipe, mas não como uma família.

As pessoas, segundo ele, devem trabalhar em direção a objetivos comuns. “Família é sobre amor incondicional. Uma equipe dos sonhos é se esforçar para ser bom companheiro de trabalho — e saber que você pode não estar no time para sempre.” 

Assim, uma das formas para que o trabalho em equipe funcione é: aprenda a receber feedbacks negativos, já que esse é um dos desafios das lideranças (entenda mais adiante).

  • Em seu livro 'No Rule Rules: Netflix and the Culture of Reinvention', Hastings vislumbrou um ambiente de trabalho altamente democrático que se concentrava na autonomia criativa e no mínimo de bossismo.

O que é necessário para receber um feedback?

Esta etapa pode ser desafiadora para o colaborador ou para você (caso seja você a pessoa que está recebendo o feedback) — especialmente quando o é negativo. Por isso, é importante lembrar de que esta é uma oportunidade para o desenvolvimento profissional e melhoria contínua. 

Dicas para receber a avaliação

Dessa forma, separamos algumas dicas de como o profissional pode receber feedback de maneira eficaz:

1 - Esteja aberto e receptivo: evite ficar na defensiva ou negar o feedback recebido.

2. Escute atentamente: tente entender os pontos de vista do avaliador. Peça esclarecimentos se necessário e faça perguntas para obter mais informações.

3. Não leve para o lado pessoal:  lembre-se de que o objetivo é ajudá-lo a melhorar o desempenho e alcançar seus objetivos profissionais.

4. Agradeça o feedback: reconheça que o avaliador dedicou tempo e esforço para fornecê-lo.

5. Seja proativo: esteja disposto a assumir a responsabilidade por suas ações com base no feedback recebido.

6. Mantenha a confidencialidade: o feedback recebido deve ser confidencial, especialmente se for de natureza sensível.

Reunião, acordo, feedback (Foto: Pexels)

Como agir quando não concordar com o feedback recebido?

Nesse caso, é importante ser cuidadoso para evitar conflitos ou assumir uma reação defensiva que possa prejudicar a imagem profissional. 

“Para lidar com isso, é importante perguntar por mais detalhes para entender melhor o feedback e os motivos por trás dele. Além disso, mantenha a calma, escute o feedback com respeito e tente entender a perspectiva do avaliador, busque um diálogo construtivo e esteja disposto a mudar, mesmo que não concorde totalmente com o feedback. E, por fim, é importante manter a mente aberta e estar sempre disposto a aprender e crescer com as críticas construtivas”, conclui Alice Salvo Sosnowski, especialista em empreendedorismo e relações de trabalho.

LEITURA RECOMENDADA

Agora, se você quer aprender mais sobre como ser uma liderança de sucesso, vale conhecer xBA (Exponential Business Administration), da StartSe, em que oferece uma abordagem inovadora para líderes de negócios que buscam potencializar o desenvolvimento de suas equipes. Com a combinação do feedback estruturado e as metodologias do xBA , é possível criar uma cultura de aprendizado contínuo e acelerar a transformação dos negócios rumo ao crescimento exponencial. Confira!

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

bio

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!