Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Quer trabalhar em Portugal? Veja as mudanças no visto para brasileiros

Entenda como solicitar, quais são as regras e o valor; e por que os países estão facilitando a entrada de brasileiros

Quer trabalhar em Portugal? Veja as mudanças no visto para brasileiros

Portugal (Foto: Unsplash)

, jornalista

7 min

10 nov 2022

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Antes de ler o título dessa matéria, você desejava dar um chacoalhão na carreira e, quem sabe, sair da zona de conforto. Acreditava que, talvez, trabalhar em outro país poderia ser uma alternativa. A boa notícia: Portugal quer dar um empurrãozinho na sua decisão.

Isso porque, agora permite que brasileiros entrem no país para trabalhar – mesmo que não tenham ainda um emprego. Outra novidade é o novo visto para nômade digital para quem quer passar uma temporada em Portugal.

COMO FUNCIONA O NOVO VISTO PARA PROCURAR TRABALHO EM PORTUGAL?

A partir de agora, você pode fazer o pedido do visto de busca por trabalho, ainda em terras brasileiras, no Consulado ou Embaixada de Portugal.

Se for aprovado, você terá o direito de passar 120 dias – podendo ser prorrogado por mais 60 dias – permanecer em Portugal para procurar emprego.

QUAIS SÃO AS REGRAS?
Por outro lado, como trata-se de um visto temporário, é exigido comprovar passagem aérea que assegure que você vai voltar para o seu país de origem.

Agora, se você conseguir um contrato de trabalho por lá, poderá pedir a autorização de residência com validade inicial de dois anos para se formalizar em Portugal.

“Se durante o período de validade do referido visto, o cidadão não conseguir constituir uma relação de emprego, o mesmo terá de abandonar o país e apenas poderá voltar a instruir um novo pedido de visto para este fim, um ano após expirar a validade do visto anterior”, disse em comunicado enviado à StartSe Rebeca Albuquerque, especialista em compliance e em direito internacional e sócia-diretora do ALM Advogadas Associadas.

Além disso, é preciso comprovar, ao menos, três salários mínimos do país, ou seja, três vezes Є 705. 

Rebeca também orienta que você tenha atenção ao período oferecido pelo governo português para permanecer no país em busca de uma vaga de emprego, “já que a nova modalidade de visto tem uma série de regras a serem seguidas”, diz.

Quanto custa o visto para procurar trabalho em Portugal? O valor, pelo menos, é R$ 600,23.

Foto por: Getty Images


COMO FUNCIONA O NOVO VISTO PARA NÔMADE DIGITAL EM PORTUGAL?

Já se a sua intenção é fazer uma espécie de test-drive no país, o visto de residência para nômade digital pode ser uma opção.

Assim, se você tem a possibilidade de trabalhar de forma remota por um espaço de tempo menor. A validade tem o período de um ano.

QUAIS SÃO AS REGRAS PARA O VISTO PARA NÔMADE DIGITAL EM PORTUGAL?
Você precisa ser empreendedor, freelancer, prestador de serviço ou funcionário em trabalho remoto de empresas de qualquer país – exceto de Portugal.

É preciso, no entanto, comprovar, no mínimo, quatro vezes o salário mínimo português, o que seria Є 2820. 

Quanto custa o visto para nômade digital em Portugal? O valor, pelo menos, é R$ 527,15

POR QUE IMPORTA?

Você notou o crescimento das pessoas que pedem demissão para buscar outro estilo de vida? Se não, leia este artigo sobre o movimento Great Resignation.

Essa Grande Renúncia fez com que as empresas entrassem em uma briga por talentos. Assim, muitos países como Portugal tornaram flexível os vistos de trabalho. Uma espécie de suprir a demanda por profissionais – em especial os que são das áreas de tecnologia.

Do lado do nômade digital, com essa demanda e o crescimento do teletrabalho, o perfil das pessoas mudou. Para você ter uma ideia, é estimado que 35 milhões de trabalhadores no mundo tenham o perfil de nômade digital e deve alcançar o marco de 1 bilhão até 2035, segundo o relatório Global de Tendências Migratórias 2022 da Fragomen. O que, consequentemente, tem feito vários países emitirem ou reformularem o visto para nômade digital.

Se você deseja ir a Portugal a negócios, temos duas oportunidades quentíssimas para brasileiros:

1) Portugal está despontando como o polo de inovação e empreendedorismo mais relevante da Europa. As startups e polos de desenvolvimento por lá, estão exportando (e contratando) talentos do mundo inteiro.

2) Você pode passar 5 dias vivenciando esse ecossistema in loco, se conectando com empresários e empreendedores de startups para fazer parcerias, acelerar sua carreira ou até mesmo começar sua jornada internacional tendo a Europa como sua porta de entrada.

Saiba mais sobre essa oportunidade StartSe para brasileiros que desejam desbravar Portugal com apoio e curadoria internacional aqui. Veja mais sobre essa oportunidade que vai acontecer em 2023

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra é jornalista especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!