Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Como é trabalhar no Google?

Lisiane Lemos, gerente de recrutamento e diversidade, equidade e inclusão do Google para a América Latina, conta como funciona o processo de aceleração de carreira na companhia

Como é trabalhar no Google?

Lisiane Lemos, gerente de recrutamento e diversidade, equidade e inclusão do Google para a América Latina (Foto: divulgação Google)

, jornalista

7 min

1 dez 2022

Atualizado: 3 jan 2023

Todo mundo quer receber uma promoção no trabalho. Ou não, afinal, sair da zona de conforto pode ser ruim para muitas pessoas. Mas no Google, como era de se imaginar, não existe acomodação. Foi o que disse Lisiane Lemos, gerente de recrutamento e diversidade, equidade e inclusão do Google para a América Latina, em entrevista à StartSe durante o evento Innovators Hive.

“Nosso dia a dia não nos permite. Nem que os funcionários queiram, eles não vão conseguir”, diz a executiva. Isso porque, a cultura organizacional da big tech é movida a agilidade e inovação. Veja os valores da big tech:

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS VALORES DO GOOGLE?

1. Foco no usuário. Todo o resto é consequência
2. É melhor escolher uma coisa só e fazer isso muito bem
3. Rápido é melhor que devagar
4. A democracia funciona na Web
5. Nem sempre você estará no computador quando precisar de uma resposta
6. É possível ganhar dinheiro sem maldade
7. Sempre haverá mais informações
8. A necessidade de informação ultrapassa todas as fronteiras
9. É possível ser sério sem usar terno
10. Excelente ainda não é o suficiente

Com base nesses princípios, o Google contrata e promove pessoas. Confira abaixo alguns pontos da entrevista com a executiva da big tech:


Google (Foto: Unsplash).

StartSe: Você disse que no Google é impossível ter acomodação… 

Lisiane Lemos: Sim, e eu sou um exemplo. Eu tenho três anos de Google e passei por três funções completamente diferentes. Eu comecei em vendas com gerência de parceiros, depois fui gerente de contas e, agora, fui para o RH. Sabe quando você pensa que tem outro lugar que você possa aprender? É isso.

StartSe: E como é o plano de carreira ideal no Google?

Lisiane Lemos: O seu plano é o seu plano. Não existe um ranqueamento comparativo. É dentro do ambiente onde eu estou, do time onde estou que vou decidir junto com o outro quais são os meus padrões.

StartSe: No final do workshop “I am Remarkable”, você comentou que o Google faz o movimento de seniorizar pessoas juniors. Como esse processo é feito?

Lisiane Lemos: A nossa forma de avaliação se transformou muito no último ano. Agora, é muito setado nas expectativas entre funcionários e gestores. Isso significa que você constrói junto com o seu gerente quais serão os seus próximos passos e como esse acompanhamento será feito. Assim, vai fazendo check-ins graduais.

Não é uma coisa assim “ah, eu vou checar com você hoje e a gente volta daqui seis meses”. Não. É um aprendizado contínuo. Além disso, o Google oferece uma porção de benefícios educacionais para que faça educações que estejam alinhadas com o seu conhecimento técnico. 

StartSe: Quais são esses programas?

Lisiane Lemos: A gente tem programas internos, como mentoria e coaching. Não à toa muita gente no Google tem uma carreira longeva. É pensar: como é que eu mantenho essa pessoa se reinventando, como é que a empresa também se mantém inovando, e eu consigo arejar ela com novos ares.

Quer saber mais como acelerar a promoção no seu trabalho? Assista o videocast sobre o tema:

Thumbnail do vídeo

POR QUE IMPORTA?

Criar estratégias para acelerar a carreira dos funcionários é importante, principalmente em tempos de job hopping ou pular de emprego (na tradução). Para você ter uma noção, a Geração Z e Millennials ‒ gerações mais comuns no movimento ‒ mudam de emprego a cada três meses em busca de novos desafios profissionais. Assim, estimular novos desafios e oferecer um ambiente de transparência é uma forma de reter os talentos da companhia.

*Jornalista viajou para Salvador a convite do Google Cloud

Banner XBA setembro 2022

Leitura recomendada

Porque empresas como Google atraem os melhores talentos e crescem muito mais rápido? Elas usam um modelo de crescimento escalável válidado há mais de 30 anos que ainda é pouco conhecida no Brasil. Confira aqui que modelo é esse e como você pode usá-lo aqui mesmo no Brasil.


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista especializada em carreira, empreendedorismo e inovação. Formada em jornalismo pela FMU e pós-graduada em marketing pelo Senac, atua na área de negócios há quatro anos. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo