Melina López, gerente de marketing para produto e inclusão do Google Cloud, apresenta o workshop da big tech #IamRemarkable, que traz a importância da autopromoção no trabalho e como desenvolver essa habilidade. Confira!
Melina López, gerente de marketing para produto e inclusão do Google Cloud para América Latina (Foto: Nathalia Castro/divulgação Google Cloud)
, jornalista
6 min
•
28 nov 2022
•
Atualizado: 16 jun 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Quando você pensa em se autopromover, desiste porque acha que pode parecer arrogante?
“Não é verdade. Isso porque, se tem dados, não é se gabar. Se você conquistou, se tem resultados, é uma conquista sua”, diz Melina López, gerente de marketing para produto e inclusão do Google Cloud, durante o evento “I am Remarkable”.
É uma iniciativa da big tech que capacita mulheres e outros grupos sub-representados a celebrar suas conquistas no local de trabalho e além. Essa edição foi realizada em Salvador em parceria com a Vale do Dendê.
Segundo a executiva, as conquistas não se divulgam sozinha. Você precisa fazer isso. "Desafie-se. Eu sei que entre a gente (grupos sub-representados) é mais difícil, mas precisamos pensar com esse viés social de autopromoção para que isso mude.”
“Isso porque, as pessoas que sabem se autopromover vão tirar uma certa vantagem entre a gente. As mulheres socialmente são mais punidas pela autopromoção”, completa Melina.
A fala da executiva vai ao encontro de um dado: as mulheres, segundo uma pesquisa feita pelo LinkedIn, só se candidatam a uma vaga de trabalho quando preenchem 100% dos requisitos. Para os homens, o percentual é de 60%.
“Socialmente as mulheres são mais punidas pela autopromoção. A gente se pune entre a gente”, afirma Melina.
1 - Crie rede de contato
“Tem algo que nós mulheres sabemos fazer muito bem é criar redes para estarmos conectadas”, diz a executiva.
2 - Analise a sua história
Cada história tem a sua particularidade. “Eu acredito na ancestralidade. Eu, por exemplo, vim do terceiro setor. “Sei fazer muitas coisas sem dinheiro”, diz Lisiane Lemos, especialista em recrutamento e diversidade no Google.
Faça a reflexão: “o que você pode levar para a empresa [com base na sua história] que ninguém mais tem?”
3 - Compartilhe as suas conquistas
Conte para suas conquistas, o que você fez, o que trouxe resultado. “E incentive um grupo de amigos e colegas de trabalho a fazer o mesmo, pelo menos, uma vez por semana”, aconselha Melina.
4 - Analise as suas conquistas
Depois de compartilhar o que você conquistou, é hora de fazer uma análise. Veja o desempenho e como pode melhorar ainda mais.
5 - Defina uma meta de longo prazo
“Use suas capacidades de autopromoção para alcançar uma meta profissional”, finaliza Melina.
A autopromoção é uma skill importante para mostrar o seu valor. Assim, não corre o risco de perder mercado para os colegas que se autopromovem muito bem. Do lado da empresa, estimular a autopromoção entre grupos sub-representados é importante para aumentar a diversidade em cargos de liderança. “Para você ter uma ideia, 53% dos negócios têm mais desempenho em empresas com mulheres na diretoria”, afirma Melina.
Abaixo, você confere um vídeo sobre a autopromoção feita pela cantora e empresária Anitta:
*Jornalista viajou a convite do Google Cloud
Caso você queira desenvolver habilidades, competências e perspectivas necessárias para uma liderança feminina transformadora, em posições estratégicas de mercados altamente competitivos, conheça o WLP, programa da StartSe University em parceria com a Nova School of Business & Economics, que tem como objetivo alavancar o desenvolvimento profissional das mulheres – com protagonismo e destaque – a partir dos desafios que elas enfrentam. Além de aprimorar sua liderança em posições estratégicas relevantes nos mais diferentes setores e organizações. É só clicar aqui!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra é head de conteúdo na StartSe, especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!