Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Em tempos de busca por eficiência, como deve ser o investimento na área de CX?

Busca por eficiência pode estar colocando em xeque o ativo mais precioso das empresas: o cliente

Em tempos de busca por eficiência, como deve ser o investimento na área de CX?

(Foto: Via Canva)

, Especialista em Voz do Cliente e NPS

4 min

16 mai 2023

Atualizado: 8 ago 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Apesar das perspectivas econômicas, é fato que o atual momento tem atingido as equipes de CX de todos os lados. Os orçamentos passam por um minucioso processo de validação, já que as empresas têm se movimento para ajustar os gastos. Ao passo que, as frentes de experiência do cliente enfrentam uma pressão enorme para ajudar a reter e, às vezes atrair, mais consumidores.

  • Tudo isto acontece em meio a dados como este da CX Trends 2023 divulgada pela Zendesk, onde 77% dos líderes empresariais viram seus investimentos em atendimento valerem a pena e 57% dos consumidores notaram uma melhoria acentuada nas experiências de suporte. 

Então, faz sentido reduzir o investimento em Customer Experience?

Foto: Getty Images


O argumento comum adotado pelos gestores é maior eficiência e otimização na aplicação de recursos. Eu gosto deste discurso, mas para funcionar ele precisa estar alinhado a uma estratégia bem fundamentada. No momento em que isso não acontece, quem assume a responsabilidade é aquele que sobra, e mesmo quando bem-intencionado, lhe falta direção.

Fato é que este ano CX está posto a prova. E tendo você recursos abundantes ou comedidos, a minha recomendação é de que:

  1. Não deixe de investir em ser próximo do seu consumidor
  2. Abandone de vez, caso ainda carregue esse viés, de que as pessoas simplesmente optarão pelas marcas e produtos mais baratos em tempos de economia instável

Na minha visão, para os compradores não é simplesmente uma questão de preço mais baixo, o que importa mesmo é encontrar o melhor valor para seu dinheiro e CX, quando bem aplicado, desempenha um papel relevante na formação e manutenção dessa percepção.

LEITURA RECOMENDADA

Entenda como ser uma liderança capaz de tomar melhores decisões orientadas a dados e não ficar (e nem deixar que o negócio fique) para trás. Aprimore sua visão estratégica e abandone o achismo em seu dia a dia. Confira como aqui.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

, Especialista em Voz do Cliente e NPS

Denilson Marcelino é fã de empresas que colocam o cliente no centro do negócio, tendo iniciado sua carreira no atendimento, percebeu, desde muito cedo, que atender é ir muito além das fronteiras de produto ou serviço. Como Especialista de Voz do Cliente e NPS no iFood, se dedica junto ao time para mapear e resolver as principais fricções dos Clientes, buscando criar experiências incríveis que transformam Clientes em fãs. Denilson também é colunista Startse, professor, speaker e mentor de profissionais que buscam aprofundar seus conhecimentos em VoC e NPS. Foi finalista na categoria profissional do ano no CX Summit 2023.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!