Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

6 dicas para se tornar uma pessoa intraempreendedora

Alda Marina de Campos Melo, especialista em desenvolvimento de liderança, lista pensamento generativo, business case convincente, negociação com o sistema, construção de comunidade, desbloqueio de recurso e resiliência pessoal como fatores importantes para intraempreender. Veja os detalhes!

6 dicas para se tornar uma pessoa intraempreendedora

(Foto: Unsplash)

, jornalista

4 min

4 mar 2024

Atualizado: 6 mar 2024

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Na última sexta-feira, o escritório da StartSe recebeu algumas alunas do WLP, nosso curso de liderança feminina em parceria com a Nova School of Business and Economics.

O encontro foi marcado por uma conversa sobre relações humanas, colaboração, protagonismo e intraempreendedorismo.


Mas no texto de hoje, vou separar as dicas sobre intraempreendedorismo, compartilhadas por Alda Marina de Campos Melo, especialista em desenvolvimento de liderança (veja mais adiante).

1 - Pratique o pensamento generativo

Enxergue oportunidades de inovação e melhorias na empresa, busque soluções criativas para problemas e desafios. Questione o status quo e pense fora da caixa, explorando novas perspectivas e possibilidades.
 

2 - Faça um business case convincente

Apresente sua visão com clareza. Argumente de forma clara e concisa os benefícios da sua ideia, quantificando os impactos positivos (financeiros, operacionais, etc.) e demonstrando sua viabilidade e retorno do investimento.
 

3 - Negocie com o sistema

Construa uma rede de apoio. Crie relacionamentos com stakeholders (líderes, colegas, etc.), apresente sua proposta de forma persuasiva e respeitosa, adaptando-se às necessidades e prioridades da empresa.


4 - Construa sua comunidade

Tenha pessoas que são suas parceiras. Junte-se às pessoas que apoiam e acreditam na sua ideia, criando um ambiente colaborativo e de troca de conhecimentos. Compartilhe desafios e aprendizados com o grupo, construindo uma comunidade de apoio mútuo.
 

5 - Desbloqueie recursos

Seja estratégico na busca por recursos. Identifique os recursos necessários para implementar sua ideia, utilizando sua rede de contatos e buscando alternativas criativas. Seja persistente  na busca por apoio, demonstre o valor da sua iniciativa.
 

6 - Cultive resiliência pessoal

Acredite em você. Mantenha a motivação diante de desafios e obstáculos, aprendendo com os erros e buscando aperfeiçoamento contínuo. A paixão pelo que faz e a persistência em seus objetivos são ferramentas essenciais para o sucesso.

Por que importa?

Para você ter uma noção, 69% das empresas entrevistadas possuem um programa de ideias contínuo, no qual os profissionais apresentam projetos, segundo um estudo conduzido pela Aevo, empresa de gestão de inovação.

E isso não é à toa. Em um mundo em constante transformação, onde a criatividade e a adaptabilidade são as chaves para o sucesso, o intraempreendedorismo se torna ainda mais importante para impulsionar o crescimento das empresas e das carreiras. Assim, além de você ser uma pessoa intraempreendedora, estimule o seu time a fazer o mesmo. 

Leitura recomendada

O Women’s Leadership Program tem como objetivo alavancar o desenvolvimento profissional das mulheres – com protagonismo e destaque – a partir dos desafios que elas enfrentam. Além de aprimorar sua liderança em posições estratégicas relevantes nos mais diferentes setores e organizações. Confira!

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra é head de conteúdo na StartSe, especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!