Advogados podem faturar alto se aderirem a esta tecnologia

Avatar

Por Júnior Borneli

17 de julho de 2020 às 18:40 - Atualizado há 2 meses

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Já pensou o quanto pode ser difícil para alguém se destacar dentro de um Maracanã lotado? Agora multiplique isso por quinze.

Esse é o desafio dos advogados brasileiros. Existem 1,1 milhão de profissionais no país, cerca de 15 Maracanãs lotados.

E vai ficar pior. A estimativa é de que esse número chegue a 2 milhões de profissionais até 2032. Você sabia que se somarmos todas as faculdades de Direito do mundo, não chegamos ao número de escolas do Brasil? Aqui são 1406 faculdades de Direito, contra cerca de 1200 no mundo todo.

Porém, a tecnologia pode ser uma aliada importante. Alguns escritórios, no Brasil e no mundo, estão adotando softwares dotados de inteligência artificial para multiplicar sua produtividade.

Esses “robôs” analisam processos, fazem petições e aceleram contratos com uma velocidade infinitamente superior à dos advogados.

Além disso, fazem milhões de consultas em jurisprudências e, em segundos, retornam os melhores resultados para os advogados.

No Brasil, destacam-se algumas iniciativas: a Dra. Laura, um robô que já leu mais de mil decisões judiciais e gerou novas peças para elas em apenas 2 minutos.

Outa iniciativa interessante é o robô Tikal Tech, que interage com o advogado e, a partir das respostas, gera petição inicial para ações trabalhistas, calculando inclusive o valor a ser pedido na Justiça.

Todas essas iniciativas podem aumentar a produtividade e os ganhos dos advogados, porque tornam a construção e análise de processos muito mais rápidas.

Por outro lado, advogados em início de carreira ou que atuam com ações de menor complexidade terão seus empregos ameaçados por estas mesmas iniciativas tecnológicas, uma vez que elas são mais ágeis e mais baratas.

Para entender mais sobre as tecnologias que vão impactar o dia a dia dos advogados, inscreva-se no LawTech Conference, o principal evento de tecnologia e inovação do setor na América Latina.

Este ano ele será 100% online e ao vivo, e você também terá acesso a nossa feira de negócios com as startups expositoras, que vão apresentar suas iniciativas para reinventar o mercado jurídico, principalmente diante dos novos desafios do agora.

Acesse o site oficial do programa, conheça os detalhes e garanta uma vaga.