União Europeia não vê Huawei como risco à segurança no 5G

Por João Ortega
22 de janeiro de 2020 às 10:12 - Atualizado há 2 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Apesar da insistência dos EUA contra a presença da empresa chinesa na Europa, a Huawei não será citada como risco à segurança em redes de 5G pela União Europeia (UE). Nesta segunda-feira (20), Thierry Breton, representante de assuntos digitais da UE, disse que nenhuma companhia será expressamente excluída das recomendações feitas pelo órgão.
No fim de janeiro, a EU vai divulgar um documento com medidas de segurança para a instalação da infraestrutura e distribuição da rede 5G. Vale ressaltar que o relatório não tem poder sobre a soberania das nações vinculadas à comunidade. Portanto, cabe a cada país decidir qual empresa será responsável pela infraestrutura da internet de alta velocidade.
O que estará no documento elaborado pela União Europeia será a recomendação de evitar contratos com companhias que compartilham dados com os governos de seu país. Segundo senadores dos EUA, a Huawei se encaixa nesta descrição. A empresa, por outro lado, nega.
A Europa se encontra no meio de uma disputa comercial e tecnológica entre EUA e China. Embora as potências globais tenham assinado um acordo diminuindo as restrições de comércio entre eles na semana passada, a tensão se mantém em outras frentes. A Huawei, por exemplo, é central no entrave. A companhia chinesa, inclusive, foi acusada pelos EUA de espionagem comercial.
Pesa contra a Huawei o fato de suas principais concorrentes em infraestrutura para o 5G serem europeias: Ericsson, da Suécia, e Nokia, da Finlândia. Por outro lado, especialistas apontam que nenhuma das duas empresas tem capacidade tecnológica de competir com a chinesa, tanto em qualidade, como em preço.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários