Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Como Israel se inseriu entre os principais ecossistemas de inovação mundial?

Celeiro de startups e unicórnios, Israel continua a inspirar muitos empreendedores ao redor do mundo e oferecer soluções tecnológicas e inovadoras que podem transformar diversos setores.

Como Israel se inseriu entre os principais ecossistemas de inovação mundial?

Foto: Getty Images

, Produção de Conteúdo

8 min

27 out 2022

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Com em média uma startup a cada 5 mil habitantes, Israel é um dos polos de inovação mais comentados no mundo dos negócios, e é considerada a nação das startups. 

Os empreendedores israelenses sustentam muito forte em si o pensamento global, por se tratar de um mercado pequeno. O desenvolvimento de tecnologia também é um fator importante, visto que trata-se de uma nação conflituosa; o desenvolvimento bélico faz parte da cultura israelense, e com ele vem muito investimento em tecnologia. 

Não só a população de Israel tem um incentivo muito forte a estudar e desenvolver tecnologia, incluindo as mulheres que, geralmente, não são maioria quando se trata da área tecnológica nas profissões. As forças armadas são obrigatórias para ambos os sexos no país, e contam com um vasto incentivo à pesquisa e produção de tecnologia. 

Além disso, a própria tecnologia militar israelense é comercializada para o exterior e para as indústrias. A questão aqui é sua utilização, que pode ser transmutada. Uma tecnologia que inicialmente seria útil em guerra, pode tornar-se muito útil em outros setores. 

Como no deserto, onde Israel é referência; previamente, o exército precisava estabelecer bases e trincheiras nas regiões que sofriam com a escassez de água. Por conta disso, o país se especializou em técnicas de microirrigação para tornar regiões desérticas em zonas habitáveis e férteis, e tornou-se também referência em dessanilização do mar, tecnologia que é exportada para muitos lugares do planeta. 

Foto: Getty Images

Terra de judeus, é claro que a religião também tem forte influência no comportamento da população, inclusive no empreendedorismo. A consciência coletiva, bem como o ato de empreender, fazem parte da Cabala e dos ensinamentos judaicos.

Daí temos a união dos dois mundos: o empreendedorismo com viés de solucionar problemas do mundo. Junto ao fato de que Israel é um país pequeno e conflituoso, nada mais óbvio do que pensar global e atender às necessidades mundiais. 

O judaísmo também reforça muito a cultura do questionamento. Desde crianças, os israelenses são ensinados a questionar tudo, e isso culmina em uma nação extremamente adepta à inovação. 

CASE DE SUCESSO

O Waze, um dos maiores aplicativos de locomoção do mundo, foi idealizado pelo israelense Uri Levine com a proposta de facilitar a mobilidade urbana e reduzir o tempo perdido ao tentar encontrar caminhos a um destino. 

No início, o aplicativo não tinha mapa, a ideia era que os usuários acrescentassem dados e informações de localização colaborativamente. Em 2010, 2 anos após sua criação e após expandir suas funcionalidades para o exterior, a startup disponibilizou ferramentas de edição para que os usuários colaborassem ainda mais com informações de trânsito em tempo real.

Quando chegou ao Brasil, em 2012, o Waze auxiliou bastante os residentes e turistas do Rio de Janeiro na época das Olimpíadas. Inclusive, o governo brasileiro contribuiu com informações estratégicas de direção que ajudaram a reduzir em até 27% o engarrafamento local.

Atualmente, o aplicativo conta também com a opção de Carpool, onde os usuários são encorajados a darem carona para passageiros que seguem seu mesmo trajeto - novamente, o foco no coletivo.

A aquisição do Waze pelo Google em 2013 por US$ 1,1 bilhão foi uma das mais caras da empresa, e o aplicativo continua sendo um dos dez produtos mais acessados do grupo. 

Imagem: Reprodução/Waze

Um país que foi construído pela colaboração de um grupo de pessoas, certamente tem facilidade para criar empresas. 

No último episódio do Podcast Organizações Infinitas, nossos professores que visitaram Israel nos contam sobre muitas curiosidades do país, e fatos que levaram Israel a se tornar o berço das startups. Não perca:

Thumbnail do vídeo

ABRA AS PORTAS DO ECOSSISTEMA DE ISRAEL
 

Melhor do que saber que existe é conferir na prática como acontece.

É por isso que nós, da StartSe, estamos presentes nesse vibrante polo de inovação e recebemos grupos seletos de líderes, empreendedores e empresários.

Durante 5 dias, esse grupo participa de aulas, visitas, apresentações, experimentos e se conectam com players importantes do ecossistema.

Se você deseja saber mais detalhes sobre essa imersão para mergulhar nesse peculiar ecossistema inovador, basta tocar neste link.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Produtora de conteúdo na StartSe, roteirista e organizadora do Podcast Organizações Infinitas.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!