Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

"Filme de si mesmo": entenda sobre o transtorno dissociativo de identidade no trabalho

Transtorno dissociativo de identidade, antes conhecido como transtorno de personalidade múltipla, acontece quando a pessoa manifesta várias personalidades. Isso porque, foi submetida a um processo de fragmentação. Saiba por que o assunto é importante para as lideranças de empresas

"Filme de si mesmo": entenda sobre o transtorno dissociativo de identidade no trabalho

Homem assustado olhando para o celular (Imagem: Canva)

, jornalista

6 min

20 ago 2023

Atualizado: 20 ago 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

transtorno dissociativo de identidade, antes conhecido como transtorno de personalidade múltipla, acontece quando a pessoa manifesta várias personalidades. Isso porque, foi submetida a um processo de fragmentação.

“Detalhe: quem sofre essa disfunção tende a esquecer o que cada uma de suas variantes [personalidades] fez”, diz Dr. Marcel Vella Nunes, psiquiatra do Hospital Santa Mônica, no site.

O que é um transtorno dissociativo?

Transtorno dissociativo de identidade, ou, TDI é um transtorno mental que faz com que as pessoas tenham duas ou mais personalidades.

  • Cada personalidade tem seu próprio nome, idade, gênero, interesses e memórias. 

O que causa o TDI?

“O transtorno pode ter ligação com experiências traumáticas na infância, sendo o principal motivo maus-tratos”, escreve Dr. Alfredo Maluf Neto, psiquiatra do Núcleo de Medicina Psicossomática do Einstein.
 

  • Entre os adultos diagnosticados com a doença, cerca de 95% relatam traumas na infância.


“Há também a possibilidade de abusos físicos e sexuais como causas do transtorno ― relatos entre os pacientes são frequentes. Não há evidências de fatores genéticos na origem (até o momento)”, completa Neto.


Como o transtorno dissociativo se caracteriza?

“O fenômeno é caracterizado por mecanismo inconsciente envolvendo a segregação de um grupo de processos mentais ou comportamentos do resto da atividade psíquica da pessoa”, diz Neto.

“Assim, neste transtorno ocorre a interrupção de uma ou mais funções mentais, como a memória, a identidade, a percepção, consciência e/ou comportamento motor, por exemplo”, completa Neto.

  • O transtorno dissociativo de identidade afeta 1,5% das pessoas em todo o mundo

Quais são os sintomas?

Os sinais do transtorno dissociativo de identidade costumam ser sutis e podem levar anos para serem diagnosticados. É o que explica Anthony Smith, especialista em saúde mental, ao Business Insider.

  • A maioria das pessoas com TDI procura ajuda porque sofre de amnésia, não porque percebe que pode ter um distúrbio, de acordo com Smith.

Homens conversando no trabalho (Foto: via Canva)

Embora 75% de todas as pessoas se dissociem ― quando seu cérebro e corpo se sentem desconectados, você perde temporariamente a consciência de seus pensamentos, ações e arredores ― pelo menos uma vez na vida, mas as pessoas com TDI experimentam isso com muito mais frequência.

  • Como resultado, eles se esquecem do que aconteceu durante períodos de tempo ou não sabem como chegaram a um determinado lugar.

"Eles são a mesma pessoa, mas não são. É meio que assim por algum motivo naquele dia", e então eles não são assim no dia ou na semana seguinte, disse Smith.

Mas afinal, qual é o seu papel como liderança neste cenário?

Você pode não saber como responder às diferentes alterações ou comportamentos dos funcionários com TDI. Neste caso, você deve se preparar, como:

1 - Aprendendo sobre TDI e seus sintomas

2 - Trabalhando junto com o RH para levar especialistas sobre o tema para explicá-lo aos demais funcionários e liderança

3 - Mantendo a calma e sendo uma pessoa solidária quando ocorrerem mudanças repentinas de comportamento.

Por que importa?

Em um cenário onde o TDI afeta 1,5% das pessoas em todo o mundo, é possível que, em algum momento na sua jornada, você trabalhe diretamente ou indiretamente com alguém que tem o transtorno. Assim, é preciso se preparar. Afinal, a boa liderança é aquela que sabe lidar com os mais diversos perfis.

Leitura recomendada

Você, como liderança, percebeu que o mundo mudou tanto que boa parte de suas habilidades e competências já não são mais suficientes para desenhar a estratégia e conduzir o futuro do seu negócio. Assim, desenvolva soft e hard skills completamente novas para você se tornar uma liderança com pensamento exponencial, capaz de construir novas e poderosas transformações. Confira mais aqui!

Thumbnail do vídeo

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra é jornalista especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!