Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Transformação digital: como crescer com foco nos PMEs

A transformação digital apresenta um novo mercado para quem quer entregar saídas e oportunidades aos pequenos negócios. Entenda com a Eye enxergou isso

Transformação digital: como crescer com foco nos PMEs

, Jornalista

8 min

13 out 2022

Atualizado: 11 jan 2023

Por Camila Petry Feiler

Uma pesquisa feita pela ABDI e pela FGV revela que mais da metade das micro e pequenas empresas brasileiras (66%) ainda está na fase inicial do processo de transformação digital, 30% está numa fase intermediária e apenas 3% dos pequenos negócios são considerados líderes digitais.

Acelerada, a transformação digital se tornou necessidade e também motivo de ansiedade para os pequenos e médios negócios. Foi aí que João Cruz, CEO e fundador da Eye, viu uma oportunidade, mas também uma missão por trás: levar acesso.

“E foi onde a gente entrou de cabeça, sabendo que ali, finalmente, mora o nosso cliente, onde o cara vai ser impactado digitalmente, vai comprar, vai se autoconfigurar até as suas primeiras vendas. E nós seremos a primeira solução desse empreendedor”, explica João. 

Mas o que a Eye entrega? Uma solução de automação comercial 100% mobile, algo ainda inédito no país. Após atuar em eventos de grande porte, como Rock in Rio e Olimpíadas, e atender grandes varejistas, como a Dengo Chocolates, hoje, com nove anos de atuação, a empresa contabiliza quase 5 bilhões em transações de vendas, 50 milhões de pessoas impactadas e mais de 65 mil diferentes operações executadas. 

Dos grandes eventos ao pequeno empreendedor


João Cruz, que foi tentar o sonho de jogar basquete nos Estados Unidos, acabou fraturado e fora das quadras. De volta ao Brasil, ele apurou o olhar para o mercado em expansão. 

“Eu comecei a olhar o mercado de tecnologia crescendo, lembro muito da Peixe Urbano crescendo, e eu me perguntava: como esses empreendedores têm ideias, contratam desenvolvedores, materializam produtos, vendem, colocam pra rodar?”, indagou ele, que logo viu a ideia desabrochar.

Em 2012, ele abriu seu próprio negócio. A princípio, com foco em acelerar a experiência de consumo no mercado de eventos, a empresa apresentou soluções que contribuíram para o desenvolvimento do setor. Mas foi na pandemia, onde a empresa reduziu drasticamente o quadro e precisou se reinventar, que o olhar para os pequenos varejistas ficou mais aguçado.

A proposta? Impulsionar o desenvolvimento dos pequenos negócios a partir de uma solução simples e prática, que entrega facilidade também para o cliente. 

Por que importa?

Site Digitaliza.ai (foto: montagem/Michał Parzuchowski/StartSe)

O varejo talvez seja um dos segmentos mais  impactados pelas transformações dos hábitos de consumo pós-pandemia. Não existe mais varejo sem o intermédio da tecnologia e isso cria uma pressão exponencial sobre os modelos de negócio mais tradicionais”, explica Piero Franceschi, CMO da StartSe. 

O comentário dele surge diante do levantamento feito pela StartSe e Opinion Box, que mostra que os varejistas fizeram menos investimentos em transformação  digital e menos ajustes em sua estratégia e modelo de negócio que a média das empresas. 

Ou seja, a demanda continua latente por aceleração digital neste setor, alimentando o mercado com possibilidades. O crescimento da Eye é um reflexo de quem conseguiu ver esta oportunidade na pandemia e está entregando uma chance para que pequenas e médias possam fazer parte da grande revolução tecnológica. 

Thumbnail do vídeo

Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista focada em empreendedorismo, inovação e tecnologia. É formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Antropologia Cultural pela mesma instituição. Tem passagem pela redação da Gazeta do Povo e atuou em projetos de inovação e educação com clientes como Itaú, Totvs e Sebrae.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo

Mapa do site

Sobre Nós

CaptableDigitaliza.aiMorseSnaqStartSe UniversityStartups

Eventos

A StartSe é a plataforma de conhecimento do AGORA. Nossa missão é educar, informar e transformar lideranças e empresas do Brasil através do acesso às experiências mais bem sucedidas de negócios dos principais polos de inovação do mundo.

BAIXE O APP STARTSE!

Google Play BadgeApp Store Badge
Baixe o App Startse!

Cadastre-se e receba diariamente o resumo do que importa AGORA com a análise do time StartSe!


SIGA A STARTSE NAS REDES!

Fale Conosco

Horário de atendimento:
De segunda a sexta, das 10h às 18h

Atendimento exclusivo telefônico

+55 (11) 5039-5602


Atendimento exclusivo WhatsApp
Compras:

+55 (11) 97558-6880


Alunos e Ex-alunos:

+55 (11) 97244-8378

E-mails:
atendimento@startse.com
comercial@startse.com
dpo@startse.com

É um veículo de comunicação e quer receber nossos releases ou agendar uma entrevista conosco?
assessoria@startse.com

STARTSE TURISMO DE NEGOCIOS LTDA CPNJ: 32.291.526/0001-64 | STARTSE INFORMACOES E SISTEMAS S/A CNPJ: 24.554.736/0002-50

Política de Privacidade e Termos
Política Geral de Cancelamento e Remarcação

Todos os direitos reservados © startse.com
São Paulo, Brasil | Palo Alto, EUA | Shanghai, China