Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Pesquisa: 7 em 10 líderes têm dificuldade em encontrar profissionais qualificados

Estudo ReStart Líderes e Empresários revela também que 1 em cada 2 líderes fizeram pouca ou nenhuma transformação digital na empresa

Pesquisa: 7 em 10 líderes têm dificuldade em encontrar profissionais qualificados

Reunião de empresa (foto: Getty Images)

, Jornalista

5 min

23 ago 2022

Atualizado: 4 jan 2023

Inflação, Guerra na Ucrânia, eleições, pandemia… o empreendedor brasileiro, impactado pelo cenário macroeconômico, tem vivido tempos complexos, mas as perspectivas são otimistas para os próximo anos, principalmente no que tange crescimento de receita. Sim, 68% acredita que vai crescer a receita da empresa nos dois anos subsequentes. 

Isso é o que aponta a pesquisa “ReStart Líderes e Empresários, os maiores desafios e expectativas do mercado para os próximos anos”, publicada na quinta-feira (18) e encabeçada pelo instituto de pesquisa Opinion Box e pela plataforma de conhecimento em nova economia StartSe.

O estudo entrevistou, de forma on-line, 656 empresários e líderes de todo o Brasil entre 6 a 27 de julho deste ano. O objetivo foi entender os desafios, perspectivas e projeções que eles fazem para os próximos anos. Entre os entrevistados, a maior parte é homem (54%), sudestina (51%), está na faixa etária entre 40 e 49 anos (36%), e atua no setor de serviços (70%) e em pequenas ou médias empresas (78%). A margem de erro é de 3,9 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%.

A pesquisa se dividiu em três partes: uma análise de impacto dos negócios nos últimos dois anos de pandemia; a projeção dos empresários para os próximos dois anos; e o papel das novas tecnologias nos negócios.

1 em cada 2 líderes reporta pouca ou nenhuma mudança nas frentes de transformação digital

Nos últimos dois anos, 50% dos entrevistados disse que teve poucas ou nenhuma mudança quando o tema é transformação digital, e isso envolve a contratação de pessoas, o modelo de negócio e a estratégia de sua empresa neste período.

O destaque fica para os varejistas, que fizeram menos investimentos em transformação digital e menos ajustes em sua estratégia e modelo de negócio do que a média das empresas dos demais setores. 

+ O que é transformação digital e como aplicar na sua empresa

Em contrapartida, 52% dos empresários se sentem prontos para levar inovação à empresa. “O mercado passa por uma profunda transformação digital. Afinal, isso pode significar a existência do negócio daqui alguns anos”, diz Lara Nardy, head de Consumer Insights da StartSe. “Atentos a isso, muitos empresários correram atrás de informação, e isso explica muitos dizerem estar preparados para lidar com inovação”.

7 em 10 líderes dizem ser extremamente desafiador encontrar talentos

A pesquisa também perguntou quais eram os principais desafios hoje para os negócios — 71% dos entrevistados citou estar à procura de colaboradores qualificados, em um cenário de menores barreiras geográficas para a contratação e maior competitividade. Outros aspectos relacionados ao crescimento do negócio, como inovação e growth marketing (57%), desenvolvimento da liderança (54%) e retenção de talentos (54%) também despontam entre os obstáculos citados pela maioria dos líderes.

Poucos empresários conhecem hoje Web 3, mas a maioria sabe da importância para o negócio

Com a emergência de novas tecnologias, os empresários também enfrentam dificuldades para se atualizar. Enquanto muitos conhecem recursos já consolidados no mercado, como 5G (72%) e inteligência artificial (68%), poucos sabem o que são web3 (26%) e plataforma no-code/low-code (13%). 

+ O que é Web3? Conheça a internet descentralizada

Apesar disso, no caso da web 3, a maioria dos líderes (64%) reconhece a importância da internet descentralizada baseada em blockchain para os negócios. Situação que se inverte quando o assunto é criptomoedas: 72% dos líderes sabem o que é, 49% inclusive já investiu ou comprou, mas só 26% acreditam que a tecnologia é relevante para o seu negócio.

É preciso estar à frente

As mudanças atravessam as empresas e é preciso se preparar para encará-las, absorvê-las e utilizá-las a favor do negócio, estando à frente do fluxo do mercado. Para disruptar novas ideias e transformar o fazer da sua empresa, preparamos o EXP, um curso para empreendedores que acreditam no poder do fazer prático, munido de boas referências e inovação. Conheça aqui:


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista focada em empreendedorismo, inovação e tecnologia. É formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Antropologia Cultural pela mesma instituição. Tem passagem pela redação da Gazeta do Povo e atuou em projetos de inovação e educação com clientes como Itaú, Totvs e Sebrae.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo