Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

‘Participe de comunidades para aumentar a sua rede de contatos’, diz Paula Silva, especialista da Microsoft

Confira as dicas da executiva para você trabalhar no mercado de tecnologia

‘Participe de comunidades para aumentar a sua rede de contatos’, diz Paula Silva, especialista da Microsoft

Duas mulheres mexendo no computador (Foto: Hinterhaus Productions via Getty Images)

, jornalista

3 min

20 set 2022

Atualizado: 16 jun 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Por Sabrina Bezerra

Arquitetura de redes, ciência de dados, desenvolvimento mobile, o que isso te lembra? Certamente, se você pesquisou nos últimos tempos sobre quais são as profissões do futuro, essas foram algumas das respostas. 

Isso porque, com a transformação digital de pequenas, médias, grandes empresas e com o fenômeno das startups, a busca por profissionais na área ficou cada vez mais intensa — em todo o mundo.

No Brasil, estima-se que até 2025 o país precise de 800 mil especialistas em tecnologia, segundo a Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologias Digitais). Mas existe um grande desafio: faltam profissionais para atender toda essa demanda. 

Então, se você está pensando em fazer uma transição de carreira, por que não escolher a área tech?

COMO TRABALHAR COM TECNOLOGIA?

Primeiro, escolha a área que você quer se profissionalizar, outra dica é buscar por empresas que ofereçam curso de capacitação (como o Tech Academy), “depois você precisa continuar se especializando, recebendo e aplicando mentorias”, aconselha neste episódio do videocast Mulheres do Agora Paula Silva, Director of Solution Specialists, App Innovation at Microsoft Brazil.

PARTICIPE DE COMUNIDADES

Participar de comunidades — grupos de pessoas que têm o objetivo em comum — também é importante. Dessa forma, você troca dúvidas, informações e fica por dentro dos programas e eventos da sua área.

Também é um ótimo espaço para você aumentar a sua rede de contatos. “Eu participei muito de comunidades assim. Participei de grupos voltados para mulheres e foi o que me ajudou, porque uma vai ajudando a outra e tudo mais”, conta Paula. Confira abaixo a entrevista completa.

E rede de contatos é um dos pilares do Web Summit. Lá, você tem a oportunidade de se juntar à rede global de mulheres na tecnologia, encontrar contatos relevantes, melhorar projetos, ter novas ideias. Participe da Portugal Xperience, imersão em Portugal em que a StartSe te orienta durante os dias do evento e, ao final, organiza visitas em empresas relevantes do ecossistema, além de fomentar conexões com quem importa. Confira!

Thumbnail do vídeo

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra é head de conteúdo na StartSe, especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!