Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA
Ver todosCertificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação
Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo
NOVO
As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio
Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada
Confira as dicas da executiva para você trabalhar no mercado de tecnologia
Duas mulheres mexendo no computador (Foto: Hinterhaus Productions via Getty Images)
, jornalista
3 min
•
20 set 2022
•
Atualizado: 17 jan 2023
Por Sabrina Bezerra
Arquitetura de redes, ciência de dados, desenvolvimento mobile, o que isso te lembra? Certamente, se você pesquisou nos últimos tempos sobre quais são as profissões do futuro, essas foram algumas das respostas.
Isso porque, com a transformação digital de pequenas, médias, grandes empresas e com o fenômeno das startups, a busca por profissionais na área ficou cada vez mais intensa — em todo o mundo.
No Brasil, estima-se que até 2025 o país precise de 800 mil especialistas em tecnologia, segundo a Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologias Digitais). Mas existe um grande desafio: faltam profissionais para atender toda essa demanda.
Então, se você está pensando em fazer uma transição de carreira, por que não escolher a área tech?
Primeiro, escolha a área que você quer se profissionalizar, outra dica é buscar por empresas que ofereçam curso de capacitação (como o Tech Academy), “depois você precisa continuar se especializando, recebendo e aplicando mentorias”, aconselha neste episódio do videocast Mulheres do Agora Paula Silva, Director of Solution Specialists, App Innovation at Microsoft Brazil.
Participar de comunidades — grupos de pessoas que têm o objetivo em comum — também é importante. Dessa forma, você troca dúvidas, informações e fica por dentro dos programas e eventos da sua área.
Também é um ótimo espaço para você aumentar a sua rede de contatos. “Eu participei muito de comunidades assim. Participei de grupos voltados para mulheres e foi o que me ajudou, porque uma vai ajudando a outra e tudo mais”, conta Paula. Confira abaixo a entrevista completa.
E rede de contatos é um dos pilares do Web Summit. Lá, você tem a oportunidade de se juntar à rede global de mulheres na tecnologia, encontrar contatos relevantes, melhorar projetos, ter novas ideias. Participe da Portugal Xperience, imersão em Portugal em que a StartSe te orienta durante os dias do evento e, ao final, organiza visitas em empresas relevantes do ecossistema, além de fomentar conexões com quem importa. Confira!
Assuntos relacionados
, jornalista
Jornalista especializada em carreira, empreendedorismo e inovação. Formada em jornalismo pela FMU e pós-graduada em marketing pelo Senac, atua na área de negócios há quatro anos. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.
Leia o próximo artigo