Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

De autoatendimento a personalização: conheça as tendências do comércio para 2024

Iniciativas sustentáveis, vendas integradas e autoatendimento estão entre as principais apostas.

De autoatendimento a personalização: conheça as tendências do comércio para 2024

Comércio (Foto: Pexels)

, Jornalista

7 min

3 jan 2024

Atualizado: 3 jan 2024

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Uma verdadeira montanha russa. Esse é o resumo do ano para o comércio em 2023. 
 

  • Se começamos o ano de 2023 com o varejo estremecido, com grandes marcas, como Americanas e Magazine Luiza enfrentando problemas financeiros, chegamos em dezembro com as lojas físicas e online fortalecidas.
     
  • Para o e-commerce, então, foi um ano fora da curva. O maior crescimento anual de sua história, de acordo com um estudo realizado pela RetailX. 
     
  • E, 2024, quer superar as marcas deste ano. 
     
  • A expectativa do mercado é trazer mais lucro, mas gerar muito mais praticidade, humanização e agilidade para a vida dos consumidores, fidelizando as suas compras e permitindo que a sua recorrência seja maior.

Por isso, separamos 7 estratégias que devem movimentar os próximos meses e, algumas delas, você já deve ter visto acontecer, mas nem imaginava que era tendência:

1 - Autoatendimento

Já reparou que a maioria dos mercados e grandes home centers implantaram postos de autoatendimento

Há marcas que equipararam a quantidade de caixas tradicionais com este tipo de atendimento ou ainda transformaram suas operações para somente esta operação. 

Há ainda muitas transformações em teleatendimentos direcionando para que os clientes tenham cada vez mais autonomia e agilidade em resolver as suas questões. 


(Foto: SolStock via Getty Images)

2 - Omnichannel

Veremos não só os grandes com soluções integradas, mas os pequenos também, nem que seja uma página simples, com perguntas e caminhos possíveis relacionadas a marca, como muitas empresas PME têm feito em canais de redes sociais. 

A ideia é apresentar todos os canais de relacionamento, permitindo que cada pessoa escolha a forma com que quer interagir, mas que o tratamento e a solução seja uma só.

ChatGPT tem muito a contribuir com esta questão. Por meio de soluções rápidas, linguagem única, mas cuidadosa, consegue categorizar as dúvidas e trazer soluções didáticas e visuais de como resolver suas questões.

3 - A favor das entregas

Apoio e tecnologia para automatização de processos e de logística? Quantos são os produtos que estão no estoque? Pertencem a que categoria? Qual sua data de validade? Imagina construir um único painel com os principais desafios da empresa, orações e suporte integrados?

Também é tendência a criação de pequenos centros de distribuição, que agilizam o abastecimento e as entregas em domicílio. Desde a pandemia este tipo de entrega ganhou maior destaque. 

4 - Serviços personalizados

Cada vez mais entender o perfil do público-alvo será benéfico para o negócio e para os consumidores.

Sugestões de produtos, sugestões de atendimento, de entrega, de recorrência, de lançamentos. Tudo isso é bem-vindo e tem sido muito procurado.

2023 foi um ano de crescimento dos mercados online, entregas delivery e ecommerce, mas com a IA 2024 promete trazer uma experiência ainda mais personalizada.

5 - Automatização de processos e vendas online

No processo de ampliar a agilidade, a automação de processos virá com tudo, também contando com a IA. 

Com processos cada vez mais unificados e canais de comunicação, vendas e suporte integrados, a experiência e a satisfação também devem melhorar. 

É bem possível que em um cenário como este, que ele escolha comprar pelos canais digitais, como redes sociais que ganharam muito público com o marketing de influência neste ano. 

6 - Meios de pagamento instantâneos

Também será importante contar com cada vez mais formas de pagamento. O Pix não poderá ficar de fora nem de comércios ou atacadistas menores. 

Além disso, pagamento com cartões de benefícios ou créditos online também devem ser considerados.

7 - Causas ambientais

A moda circular e sustentável está cada vez mais em alta. Este foi o ano do anúncio, mas o próximo será o ano da expansão. Redes de artigos infantis, roupas femininas e masculinas, mercado pet e até artigos de casa devem ganhar as cidades de até 100 mil habitantes de classe média.

Pensar em propagandas e ações sustentáveis junto ao consumidor também será um bom diferencial.  Descartes de pilha e bateria, latas de lixo reciclado entre outras iniciativas. 

Por que importa?

O comércio é uma das grandes promessas de 2024. Como profissional, estar atento aos investimentos permitirá trazer mais insights e parcerias. E, se trabalhar no mercado de tecnologia, prepare-se terá muita demanda vindo das lojas físicas e onlines de eventos a operações diárias. A IA e a inovação prometem auxiliar na performance diária e na agilidade de atendimento para o público.

Leitura recomendada
Para empresas

Transforme conhecimento, principalmente em tempos de IA, em resultado. Com os experts da StartSe você encontra o assunto certo  e o formato ideal para abrir o novo capítulo de aprendizado e prática na sua empresa. Saiba mais!

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Simone Coelho é jornalista com especialização em roteiro e storytelling. Começou a sua carreria no mercado editorial escrevendo sobre temas variados, mas durante anos trabalhou também no mercado empresarial, com a construção de conteúdos segmentados e treinamentos. Hoje, divide o seu tempo entre os dois cenários e segue apaixonada pela escrita.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!