Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Esta rede de fast-food pode estar à venda; entenda o que aconteceu

Empresa anunciou que está procurando um comprador para o negócio. Confira o que aconteceu até ela se colocar à venda

Esta rede de fast-food pode estar à venda; entenda o que aconteceu

, Jornalista

4 min

15 fev 2023

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Vamos montar novas possibilidades juntos. Este já foi o mote de campanha do Subway e agora pode ganhar outro contexto: um convite para quem quiser comprar o negócio, criando novas possibilidades para a marca. 

Em comunicado, a empresa disse que está pensando em se colocar à venda, assessorada pela JPMorgan, sem prazo para a conclusão. 

Eles dizem que seguem comprometidos com o futuro, focando em digitalização e melhorias para os clientes. 

Trocando em miúdos: os números do Subway


Operando tanto com restaurantes próprios como com franquias, o Subway está presente em 100 países com quase 37 mil restaurantes. No digital, as vendas dobraram de 2021 para 2022. 

“A empresa anunciou recentemente outro ano recorde, encerrando 2022 superando as projeções de vendas globais e alcançando oito trimestres consecutivos de crescimento positivo nas vendas mesmas lojas”, afirma a nota. 

O aumento foi de 9,2% nas vendas, o que não necessariamente é um indicativo de boas notícias. 

Por quê? Mesmo com o crescimento de receita, as margens e volumes seguem abaixo devido à inflação e à crise trabalhista. O Axios noticiou que a empresa vê queda há uma década.

Já o Wall Street Journal tinha noticiado, há um mês, que a empresa estava estudando uma venda e a expectativa era de um valuation acima de US$ 10 bilhões.

Por que importa?

O alto custo de vida faz com que alguns itens sejam cortados da lista. No caso dos brasileiros, a ida a restaurantes caiu 4,1% a partir de setembro de 2022 em relação ao mesmo período em 2019, de acordo com a Mastercard. 

Com a tendência, o primeiro semestre de 2023 deve seguir em queda para o setor, impactando negativamente os negócios -- e o Subway. 

Entretanto, em 2021 a empresa fez mudanças significativas, ampliando ações no digital, mudando o cardápio e as lojas. Em nota, Neil Saunders, diretor administrativo da GlobalData, disse que essas mudanças tornaram o Subway um alvo atraente para um comprador.

Além disso, ele analisa que a rede ainda tem boas perspectivas de crescimento, mesmo com a economia em desaceleração. Por isso, a empresa estaria otimista para apostar em uma venda neste momento -- a chance de atrair interesse é maior. 

“Embora o Subway esteja claramente interessado em fazer um acordo, não está com pressa e, provavelmente, ficará relaxado se nada resultar de suas explorações. Isso significa que os compradores precisarão pagar um preço total para obter qualquer transação na linha”, disse Neil.

 

Leitura recomendada

Quer manter seu negócio à frente? Isso pode fazer a diferença para o Subway, que parece tranquilo com o caminho escolhido. Baixe gratuitamente o novo app StartSe e tenha acesso a conteúdos exclusivos: Android | iPhone

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista focada em empreendedorismo, inovação e tecnologia. É formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Antropologia Cultural pela mesma instituição. Tem passagem pela redação da Gazeta do Povo e atuou em projetos de inovação e educação com clientes como Itaú, Totvs e Sebrae.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!