Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


“Salvador é o Vale do Silício da criatividade”

Paulo Rogério, fundador da Vale do Dendê, organização de impacto social e inovação com sede em Salvador, destaca a cidade como polo de empreendedorismo, inovação e criatividade; empresas como Google Cloud estão de olho na região. Entenda!

“Salvador é o Vale do Silício da criatividade”

Salvador (Foto: Getty Images)

, jornalista

8 min

6 dez 2022

Atualizado: 4 jan 2023

Salvador é o Vale do Silício da criatividade. Foi Paulo Rogério, fundador da Vale do Dendê, organização de impacto social e inovação com sede em Salvador, quem disse essa frase.

Isso porque, apesar da cidade ser conhecida mundialmente como um dos principais centros culturais do país, também oferece soluções inovadoras e criativas.

Não é à toa que a região Nordeste, apesar de ainda aparecer atrás da Sul e Sudeste, começa a ganhar força e mostra que é um oceano azul a ser desbravado.

Para você ter uma noção, cerca de 12,5% das startups do Nordeste já receberam algum investimento. Além disso, programas de aceleração e eventos de negócios começam a ganhar espaço na região.

“Por isso, eu fundei a Vale do Dendê”, me contou Paulo Rogério em coletiva de imprensa, durante o evento Innovators Hive, realizado pelo Google Cloud.

Eu perguntei se seria para competir com o Vale do Silício. Ele disse que não. “É menos sobre copiar o Vale do Silício, que é um modelo específico da Califórnia, e mais fazer uma provocação para o Brasil e para o mundo de que a inovação não precisa sair somente de um local”, me respondeu o empreendedor durante a coletiva de imprensa.

Em outras palavras, para Paulo Rogério, Salvador é o Vale do Silício da criatividade. É um oceano azul que precisa ser desbravado.

Paulo Rogério, fundador da Vale do Dendê, organização de impacto social e inovação com sede em Salvador; e Melina López, gerente de marketing para produto e inclusão do Google Cloud (Foto: divulgação Google)

Por que Salvador, afinal, é o Vale do Silício da criatividade?

“Porque a cidade é marcada por muita potência em diversidade: somos uma cidade com a cultura afro. Salvador é conhecida como a cidade das mulheres. Salvador é referência para o público LBTQIA+”, me conta Paulo Rogério.

Assim, ao juntar as oportunidades criativas com as oportunidades de tecnologia faz muito sentido. Unir essas pontas é benéfico para fundadores de startups, empreendedores artesãos e população em geral.

Quais startups foram fundadas em Salvador?

Sim. Startups como ConstruCode, que transforma projetos realizados em programas usados por arquitetos e engenheiros em “etiquetas virtuais”; e Jusbrasil, site que permite acompanhar processos judiciais, são dois cases de sucesso que nasceram em Salvador.


Salvador está avançando como polo de empreendedorismo e inovação?

Sim. Iniciativas como a da Vale do Dendê ‒ que contribui também em atrair iniciativas, eventos e projetos para a região ‒ e o Salvador Hub, hub de inovação, estão contribuindo para o desenvolvimento local.

Além disso, o Google Cloud também aposta na região. “Muita coisa mudou quando chegamos em Salvador. (...) Nos apropriamos não apenas da tecnologia tocando um indivíduo, mas o que acontece em volta disso, do ponto de vista social”, disse em coletiva de imprensa Melina López, gerente de marketing para produto e inclusão do Google Cloud.

“Aqui tem muita tecnologia. Tem muita inovação. Tem muita criatividade. Nós só estamos acelerando e empurrando o que já está acontecendo”, completa a executiva do Google Cloud.

Como? Com educação em tecnologia, investimento em startups, entre outros. Para você ter uma ideia, Berthier Ribeiro-Neto, diretor de engenharia do Google na América Latina, disse que a big tech tem a meta global de equipar mais de 40 milhões de pessoas com o Google Cloud Skills Boost.

“Vamos oferecer acesso a mais de 700 laboratórios práticos, cursos baseados em funções, selos de habilidades e recursos de certificação, incluindo 16 novas trilhas de aprendizagem, todas disponíveis sob demanda”, completa em evento cujos convidados são estudantes de tecnologia.

Por que importa?

A economia criativa é responsável por movimentar cerca de R$ 171 bilhões no Brasil por ano, segundo pesquisa feita pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. Se Salvador tem como a criatividade o seu carro-chefe, dá para imaginar o potencial ainda maior deste mercado, né? 

Não é à toa que big techs como o Google Cloud estão de olho na região. Afinal, é olhando para fora da sua bolha (neste caso fora do eixo Rio-SP), que o leque de possibilidades de inovação abre. E você, o que está olhando além do tradicional? 

Para fechar, além disso, a agenda ESG traz a importância da diversidade e inclusão ‒ outro pilar presente em Salvador.

*Jornalista viajou para Salvador a convite do Google Cloud

Leitura recomendada

O Vale do Silício é o polo de tecnologia e inovação de maior referência no mundo. Foi nessa região que empresas de alta tecnologia, como Google, Apple, Netflix, Microsoft, Facebook Tesla e Dell, nasceram. Que tal você fazer uma imersão por lá? Conheça o programa Silicon Valey.


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista especializada em carreira, empreendedorismo e inovação. Formada em jornalismo pela FMU e pós-graduada em marketing pelo Senac, atua na área de negócios há quatro anos. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo