Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA
Ver todosCertificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação
Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo
As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio
Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada
Comunidades
Amplie seu networking, encontre parceiros de negócios e discuta as maiores tendências e inovações com a alta liderança do mercado
Comunidade de negócios para empresários e executivos que são alumni da StartSe e protagonistas de empresas do AGORA.
Comunidade de lideranças de RH das maiores empresas do Brasil e do mundo, para desenvolvimento, networking e transformação cultural.
A licença-paternidade no Brasil é de apenas cinco dias. No entanto, algumas empresas têm adotado políticas de licença-paternidade estendida
(Foto: Unsplash)
, jornalista
4 min
•
13 set 2023
•
Atualizado: 18 set 2023
A licença-paternidade no Brasil é de apenas cinco dias. No entanto, em busca de uma postura mais igualitária – já que o cuidado do filho deve ser da mãe e do pai – algumas empresas têm adotado políticas de licença-paternidade estendida, com duração de até 12 semanas.
Por fazer parte do Programa Empresa Cidadã, a empresa oferecia licença-paternidade de dois meses para os pais.
“O benefício será concedido de forma universal, incluindo homens, casais homoafetivos e pais de filhos não-consanguíneos, além das mulheres, que já têm a licença de até 180 dias”, disse a empresa à época em comunicado.
No Google existe a política Baby Bonding Leave — válida para todos os escritórios da empresa no mundo — que “concede, pelo menos, 12 semanas de licença com remuneração integral”, afirma Daniel Borges, head de recrutamento do Google na América Latina em entrevista à StartSe nesta entrevista.
Um funcionário da Oracle pode optar por tirar a licença da seguinte forma:
1 - 10 semanas imediatamente ou próximo ao nascimento da criança.
2 - 8 semanas imediatamente após ou próximo ao nascimento da criança – mais 2 semanas de licença com salário base integral, usado dentro de 12 meses após o nascimento.
3 - 6 semanas imediatamente após ou próximo ao nascimento da criança – mais 2 séries de 2 semanas de licença com salário base integral, usado dentro de 12 meses após o nascimento.
4 - 4 semanas imediatamente após ou próximo ao nascimento da criança – então mais 3 séries de 2 semanas com salário base integral, usado dentro de 12 meses após o nascimento.
TEM VALIDADE?
Sim, 12 meses.
A licença-paternidade estendida é um benefício atraente para os candidatos ao emprego, por exemplo, já que mostra que a empresa se preocupa com o bem-estar de seus funcionários e de suas famílias. Isso pode ajudar a atrair os melhores talentos e a reter funcionários.
LEITURA RECOMENDADA
Aprenda a formar equipe de alto desempenho. Neste módulo do xBA, você vai repensar a gestão de equipes tradicionais, repensando desde a aquisição de talentos até a identificação de comportamentos tóxicos. A parte prática do módulo será centrada em projetar e conduzir uma organização ágil. Confira!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra é jornalista especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.
Leia o próximo artigo