Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Por que sua empresa não tem bons líderes?

Chefes como Michael Scott, personagem da série The Office, só são divertidos na televisão. Entenda como formar bons líderes

Por que sua empresa não tem bons líderes?

, jornalista da StartSe

3 min

28 abr 2021

Atualizado: 23 jan 2023

Os bons exemplos sempre são lembrados ao falarmos sobre liderança. Isso não quer dizer, no entanto, que existem apenas bons líderes nas empresas. Embora líderes como Michael Scott, personagem de Steve Carrell na série The Office façam sucesso na televisão, na vida real eles não contribuem com o sucesso das companhias.

No mais novo episódio da websérie Cooltura, Juliana Alencar, sócia e líder de cultura na StartSe, explica a diferença dos planos Y e W de carreira. No plano Y, comum em empresas de gestão tradicional, o único caminho para o crescimento profissional é a liderança – o que faz com que as pessoas almejem e até mesmo cheguem nessa posição sem ter aptidão com gestão de pessoas.

O plano de carreira tipo “W” foi popularizado por empresas do Vale do Silício e é comum nas companhias de gestão por contexto. Neste modelo, popular em startups e organizações ágeis, os funcionários possuem liberdade e autonomia para tomar pequenas decisões no dia a dia (aprenda mais sobre essa modalidade de gestão)

O “W” foi escolhido para representação da iniciativa porque ilustra as três possibilidades de crescimento: a liderança, se tornar especialista ou um gestor de produtos (que mistura as opções anteriores).

 

ENTENDA COMO CRIAR BONS LÍDERES NA SUA EMPRESA:

Thumbnail do vídeo

Novos episódios da série Cooltura, com Juliana Alencar, estão disponíveis na plataforma StartSe quinzenalmente, às quartas-feiras. Não perca o próximo episódio!

 

Veja os episódios anteriores:

O RH sempre foi um setor importante nas empresas. Mas agora, com a mudança de comportamento das pessoas, a introdução de novas tecnologias e a criação de novas profissões, seu papel fica ainda mais relevante. Conheça o Gestão Inovadora para RHs e aprenda as técnicas que estão transformando os RHs na área mais Estratégica dentro das empresas.


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Apresenta o podcast Agora em 10 na StartSe e também atua na área de Comunidades na empresa. É especialista em inovação, tecnologia e negócios.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo