Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Por que a confiança no ambiente de trabalho vai além da amizade entre lideranças e equipes

Descubra por que a confiança no ambiente de trabalho vai além da simples amizade entre líderes e equipes. Aprenda como a transparência e a abertura são fundamentais para construir relacionamentos de confiança, promovendo um espaço de trabalho mais produtivo e colaborativo. Entenda a importância de clareza nas perspectivas, opiniões, e como isso pode melhorar o comprometimento e a accountability dentro de sua equipe, sem a necessidade de criar laços de amizade.

Por que a confiança no ambiente de trabalho vai além da amizade entre lideranças e equipes

(Foto: Pexels)

, Partner na StartSe

4 min

3 abr 2024

Atualizado: 3 abr 2024

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Confiança não se constrói por amizade.

Importante que você perceba: você não precisa ser o chefe "amigo da galera" para ser uma liderança que constrói confiança no time. Você pode até escolher ser, mas isso não é caminho necessário para confiança e produtividade.

Confiança é uma relação que tem base não no princípio da afinidade e mas sim no princípio da abertura. A abertura faz com que as relações se tornem mais transparentes, onde tudo fica mais exposto e por isso, cria-se a sensação de que não há nada escondido. Quando não há nada escondido, a confiança surge naturalmente.

Já viu aqueles filmes antigos de faroeste, onde todos são obrigados a colocar as armas em cima da mesa antes de começar a conversa? É mais ou menos assim. 

A abertura faz com que tenhamos clareza das perspectivas, opiniões , medos e ansiedades para que a partir dai consigamos ter um debate de ideais mais produtivo, construir um comprometimento com algo e nos cobrar sobre resultados mais abertamente.

Sem melindres, sem vítimas e sem culpados.

A boa notícia é que você pode até fazer ótimas amizades num ambiente de trabalho, mas isso não é imperativo para que você obtenha alto nível de produtividade, colaboração e confiança. O primeiro giro da roda é dolorido mas depois vai ficando mais fácil.

E é sempre bom lembrar: somos animais. E qualquer animal somente começa a confiar em outro quando percebe que esse não o ameaça. Passado esse "ritual" fica divertido.

E você acredita ser possível começar a girar essa roda com abertura real e radical? Difícil né?


Leitura recomendada

Piero Franceschi, sócio da StartSe
e co-autor do bestseller “Organizações Infinitas”, tem 20 anos de experiência em Marketing, Estratégia e Inovação em posições de liderança de grandes empresas como Bauducco, Danone, Diageo e Pearson. Quer contratar a palestra do executivo para a sua empresa? Confira como aqui!

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Experiente Diretor de Marketing, Inovação e Estratégia com um histórico comprovado em vários indústrias. Hábil em Gestão de Marketing, Planejamento de Mercado, Planejamento Estratégico, Customer Marketing, Inovação e Transformação Digital.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!