Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

PicPay compra Guiabolso. E o que acontece agora?

O aplicativo de carteira digital controlado pela holding J&F, da família Batista, fez a aquisição de 100% da fintech e adicionou ao negócio 6 milhões de usuários. Entenda!

PicPay compra Guiabolso. E o que acontece agora?

PicPay (Foto: Divulgação PicPay)

, jornalista

5 min

23 jul 2021

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Por Sabrina Bezerra

De olho no open banking, uma das mais recentes revoluções do mercado financeiro, o PicPay, aplicativo de carteira digital controlado pela holding J&F, da família Batista, comprou a fintech Guiabolso. O objetivo é se tornar protagonista do open banking e acelerar a operação de um marketplace financeiro. O valor do negócio não foi divulgado. 

Por enquanto, nada deve mudar para os usuários do PicPay e do Guiabolso. Os aplicativos continuarão funcionando de forma independente, mas, segundo a empresa, a expectativa é, em breve, lançar novas funções e sinergias que possam oferecer uma melhor experiência aos clientes das duas marcas.

Aula gratuita: PIX e Open Banking: como nos adequamos a eles?

E O QUE ACONTECE AGORA?

Agora, com a compra, o PicPay se torna dono de toda a operação do Guiabolso — que tem 6 milhões de usuários, R$ 1 bilhão em crédito concedido por meio de parceiros na plataforma e cerca de 200 funcionários. O time é composto em sua maioria por profissionais especializados em dados e tecnologia e será integrado aos 3 mil colaboradores do PicPay.

Thiago Alvarez, fundador do Guiabolso, atuará como diretor responsável por open banking. “O Guiabolso e o PicPay são líderes da transformação pela qual o sistema financeiro vem passando e agora, juntos, vão dar mais um passo na missão de melhorar a relação das pessoas com o dinheiro e revolucionar o sistema financeiro brasileiro”, afirma em comunicado enviado à StartSe Alvarez.

A compra está atrelada ao objetivo da empresa em marcar forte presença no open banking. Não é à toa que a negociação inclui toda a tecnologia, inteligência de dados e execução do open banking do Guiabolso. Além disso, a empresa tem um marketplace financeiro — outra aposta do app — com cerca de dez parceiros como BV, Creditas, Digio e Órama. O que faz com que o PicPay aumente a cartela de parceiros em distribuição de cartões, empréstimos, investimentos e seguros. 

“A aquisição visa posicionar o PicPay como protagonista do open banking, além de acelerar a nossa operação de marketplace financeiro, que já conta com cartão, crédito pessoal e empréstimo entre pessoas”, diz em comunicado enviado à StartSe José Antonio Batista, CEO do PicPay.

POR QUE IMPORTA?

É importante notar o movimento do PicPay em relação ao open banking. A empresa mira o sistema financeiro aberto que é uma das mais recentes revoluções do mercado financeiro e promete revolucionar o setor (também) no Brasil

O Banco Central (BC), por exemplo, está implementando — em fases — a novidade no país. A primeira começou em fevereiro deste ano e a fase quatro (última prevista) deve ser lançada em 15 de dezembro de 2021. Clique aqui para entender mais.

Com a compra, o PicPay se prepara para potencializar o open banking a medida que o sistema evolui no Brasil. E a aposta está atrelada ao crescimento da modalidade no mundo. Reino Unido, Austrália, Hong Kong, e Cingapura são países que já adotaram. O Reino Unido, por exemplo, implementou em 2018 e é considerado berço e referência de open banking. O resultado? Atualmente conta com cerca de 2,5 milhões de adeptos, de acordo com a Open Banking Implementation Entity.

Thumbnail do vídeo

Sua concorrente não vai esperar você fazer um MBA de 2 anos. Você não tem tempo para perder e deixar de tomar decisões HOJE que vão definir o futuro do seu negócio. Conheça o StartSe Executive Program, uma Formação Executiva que te prepara para o Agora. Ele é indicado para você que precisa reconstruir novos modelos, e quer aprender e se preparar para reinventar sua empresa com mais velocidade rumo à inovação.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra é jornalista especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!