Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Liderança feminina: a trajetória de Paloma Tocci

A jornalista e apresentadora traz detalhes de sua trajetória profissional, a importância de uma liderança mais humanizada no ambiente de trabalho e qual é o futuro do jornalismo. Confira!

Liderança feminina: a trajetória de Paloma Tocci

Paloma Tocci

, jornalista

32 min

16 ago 2021

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Por Sabrina Bezerra

“O profissional atual e o profissional do futuro precisam ser polivalentes”. Essa foi uma das frases ditas por Paloma Tocci, jornalista e apresentadora, em entrevista ao podcast Mulheres do Agora, da StartSe. 

Paloma se referia aos vários segmentos que atuou em sua carreira: jornalismo esportivo, entretenimento, âncora do Jornal da Band… A lista é longa, mas para a jornalista, foi essencial atuar em várias frentes. “Eu acho que tenho um pouco dessa versatilidade por ter passado por vários setores e departamentos dentro do jornalismo”, conta.

Escolher a profissão, no entanto, não foi uma tarefa difícil. “Eu gostava muito de escrever, de ler, de me comunicar desde a época da sala de aula. Muitas vezes, a professora pedia para alguém ler algum trecho de um livro ou poema, e eu adora participar desse tipo de atividade. Eu fui percebendo, então, que na comunicação tinha um espaço bem legal para mim. Era algo que eu me identificava. Daí optei por fazer jornalismo”, diz ela. “Eu comecei a trabalhar cedo como jornalista. Eu estava no segundo semestre da faculdade quando consegui o estágio na Band.” 

Questionada sobre o machismo na profissão, Paloma conta que sofreu preconceito. “Ainda existe o machismo. Talvez eu não tenha trabalhado isso de forma consciente conforme eu vivi essas situações. Elas passavam por mim, e eu arregaçava as mangas e ia, mas elas realmente existem e são bem presentes e marcantes." “A mulher conquistou já muitos espaços, quebrou muitas barreiras, mas ainda é algo que a gente precisa construir e quebrar mais amarras. Ainda existe o machismo.”

Sobre o futuro do jornalismo, Paloma diz que, cada vez mais, as informações e as tecnologias vão andar lado a lado. “O futuro do jornalismo não tem muitas fronteiras”, afirma ela. 

Paloma Tocci é uma das homenageadas do Movimento Mulheres do agora 2021 e estreia o primeiro episódio da série do podcast Mulheres do Agora.

Ouça abaixo a entrevista completa.

O episódio aborda:

- A trajetória profissional de Paloma Tocci;

- Os principais desafios e os aprendizados da profissão;

- O machismo no ambiente de trabalho;

- Como conciliar maternidade e carreira;

- A importância de uma liderança mais humanizada;

- O futuro do jornalismo;

- E muito mais!

Reunimos as principais personalidades femininas que estão conduzindo transformações e gerando impacto real na sociedade para convocar, inspirar, capacitar e apoiar outras mulheres. Tudo isso em um evento com transmissão ao vivo exclusiva para inscritas, no dia 26 de agosto, a partir das 17 horas.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra é jornalista especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!