Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA
Ver todosCertificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação
Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo
As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio
Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada
Comunidades
Amplie seu networking, encontre parceiros de negócios e discuta as maiores tendências e inovações com a alta liderança do mercado
Comunidade de negócios para empresários e executivos que são alumni da StartSe e protagonistas de empresas do AGORA.
Comunidade de lideranças de RH das maiores empresas do Brasil e do mundo, para desenvolvimento, networking e transformação cultural.
A jornalista e apresentadora traz detalhes de sua trajetória profissional, a importância de uma liderança mais humanizada no ambiente de trabalho e qual é o futuro do jornalismo. Confira!
Paloma Tocci
, jornalista
32 min
•
16 ago 2021
•
Atualizado: 19 mai 2023
Por Sabrina Bezerra
“O profissional atual e o profissional do futuro precisam ser polivalentes”. Essa foi uma das frases ditas por Paloma Tocci, jornalista e apresentadora, em entrevista ao podcast Mulheres do Agora, da StartSe.
Paloma se referia aos vários segmentos que atuou em sua carreira: jornalismo esportivo, entretenimento, âncora do Jornal da Band… A lista é longa, mas para a jornalista, foi essencial atuar em várias frentes. “Eu acho que tenho um pouco dessa versatilidade por ter passado por vários setores e departamentos dentro do jornalismo”, conta.
Escolher a profissão, no entanto, não foi uma tarefa difícil. “Eu gostava muito de escrever, de ler, de me comunicar desde a época da sala de aula. Muitas vezes, a professora pedia para alguém ler algum trecho de um livro ou poema, e eu adora participar desse tipo de atividade. Eu fui percebendo, então, que na comunicação tinha um espaço bem legal para mim. Era algo que eu me identificava. Daí optei por fazer jornalismo”, diz ela. “Eu comecei a trabalhar cedo como jornalista. Eu estava no segundo semestre da faculdade quando consegui o estágio na Band.”
Questionada sobre o machismo na profissão, Paloma conta que sofreu preconceito. “Ainda existe o machismo. Talvez eu não tenha trabalhado isso de forma consciente conforme eu vivi essas situações. Elas passavam por mim, e eu arregaçava as mangas e ia, mas elas realmente existem e são bem presentes e marcantes." “A mulher conquistou já muitos espaços, quebrou muitas barreiras, mas ainda é algo que a gente precisa construir e quebrar mais amarras. Ainda existe o machismo.”
Sobre o futuro do jornalismo, Paloma diz que, cada vez mais, as informações e as tecnologias vão andar lado a lado. “O futuro do jornalismo não tem muitas fronteiras”, afirma ela.
Paloma Tocci é uma das homenageadas do Movimento Mulheres do agora 2021 e estreia o primeiro episódio da série do podcast Mulheres do Agora.
- A trajetória profissional de Paloma Tocci;
- Os principais desafios e os aprendizados da profissão;
- O machismo no ambiente de trabalho;
- Como conciliar maternidade e carreira;
- A importância de uma liderança mais humanizada;
- O futuro do jornalismo;
- E muito mais!
Reunimos as principais personalidades femininas que estão conduzindo transformações e gerando impacto real na sociedade para convocar, inspirar, capacitar e apoiar outras mulheres. Tudo isso em um evento com transmissão ao vivo exclusiva para inscritas, no dia 26 de agosto, a partir das 17 horas.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra é jornalista especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.
Leia o próximo artigo