Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Farofa da Gkay: como essa influenciadora transformou a festa de aniversário em um grande evento

Quinta edição da festa de aniversário de Gessica Kayane oferece alimentação, passagem de avião exclusivo e hospedagem pagos para os convidados; se tornou um evento em que (quase) todo mundo quer participar. Entenda as estratégias!

Farofa da Gkay: como essa influenciadora transformou a festa de aniversário em um grande evento

Gkay, celebridade digital (Foto: Reprodução/Instagram Gkay / Personare)

, jornalista

8 min

7 dez 2022

Atualizado: 4 jan 2023

Gessica Kayane, mais conhecida na internet como Gkay, transformou a festa de aniversário em um grande evento. Chamado de “Farofa da Gkay”, se tornou um fenômeno na internet.

Para você ter uma noção, o termo “Gkay Farofa 2022” aumentou cerca de 100% nas buscas do Google esta semana. Além disso, se tornou um dos eventos mais comentados nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok

Não à toa. Este ano, a 5ª edição da festa acontece nos dias 5, 6 e 7 de dezembro ‒ e rendeu um investimento bilionário feito pela influenciadora digital.

Quanto a Gkay gastou na Farofa?

Em 2021, Gkay gastou R$ 2,8 milhões para a realização da festa. Este ano, o custo foi de cerca de R$ 8 milhões. 

Valor alto? Do ponto de vista comercial nem tanto. Afinal, além dos novos milhões de seguidores engajados que Gkay costuma ganhar no pós-festa, ela fecha parceria e contratos com marcas (entenda mais adiante).

Gkay fretou e personalizou um avião da Latam (Foto: divulgação)

Mas afinal, o que significa Farofa da Gkay?

É o nome da festa de aniversário da influenciadora e empreendedora Gessica Kayane ou Gkay, como é chamada na internet.

O evento acontece desde 2017 sempre na primeira semana de dezembro (o aniversário da influenciadora é no dia 3 de dezembro) e dura três dias. 

Como funciona a Farofa da Gkay?

A festa promovida anualmente pela influenciadora digital conta com a presença de celebridades da internet, cantores e alguns anônimos.

As primeiras edições aconteceram na Paraíba, estado onde Gkay nasceu. Em 2020, foi cancelada por causa da pandemia de Covid-19. 

Retornou em 2021 e 2022 em um formato de festival de música no Ceará, com direito a alimentação, passagem de avião exclusivo e hospedagem pagos pela empreendedora ‒ e se tornou um evento em que (quase) todo mundo quer ser convidado.


Como a Farofa da Gkay se transformou em um grande evento?

A narrativa criada em torno da marca “Farofa da Gkay” vai ao encontro da personalidade da aniversariante. Gessica é nordestina, humorista e influenciadora digital. Logo, o evento acontece sempre no Nordeste, tem o nome de farofa, que é um termo muito usado na região para quando muitas pessoas estão juntas e cada um leva alguma coisa; e a maioria de seus convidados são celebridade de internet assim como ela. 

Além disso, a festa de aniversário tem crescido a cada ano desde a primeira edição por causa de estratégias de marketing, como o tradicional boca a boca e o gatilho de exclusividade.

Por exemplo, ano passado foram cerca de 200 convidados. Este ano, foram mais de 500 pessoas, entre elas Anitta, Ivete Sangalo e Pedro Sampaio e alguns fãs do evento.

Quanto mais elas publicam conteúdos ‒ entretenimento, fofocas, memes e música ‒ nas redes sociais, mais a Farofa da Gkay impacta outras pessoas. Aqui o gatilho de exclusividade é usado. Afinal, por que você também não pode ser o convidado vip deste festival?

E os números mostram. Para você ter uma noção, a hashtag #melevaprafarofadagkay ultrapassa 304 milhões de visualizações somente no TikTok. Já a hashtag #farofadagkay tem 2,1 bilhões de views.

Isso significa que anônimos e celebridades gravam vídeos pedindo convite ou opinando sobre o evento. O resultado é também engajamento para a Farofa da Gkay e para as pessoas que estão postando. Uma espécie de ganha-ganha.

Mas não apenas. A grandiosidade do evento tem chamado a atenção de marcas patrocinadoras, como XP Investimentos e Vivara.

Transmissão da Farofa da Gkay

Na edição deste ano, a Globo fechou um acordo de transmissão do evento com o Multishow e a Globoplay. Sim, cobertura similar a feita no Rock in Rio com um quê de reality show.

Isso porque, quem assiste quer saber o que está acontecendo por lá. Assim, a estratégia da Globo é fisgar o público da internet ‒ em especial a Geração Z ‒ para aumentar a audiência que tem perdido nos últimos tempos.

Não à toa. A título de curiosidade, quando o assunto é reality show, cerca de 60% dos brasileiros disseram assistir todos os dias, segundo um estudo da MindMiners.

Instagram da "Farofa da Gkay" tem 2,7 milhões de seguidores (Foto: divulgação)

Por que importa?

A influenciadora digital e empreendedora disse que quando fez a primeira edição da Farofa da Gkay não imaginava a proporção que ganharia nos anos seguintes. Mas soube analisar os dados. Assim, nas edições seguintes foi aperfeiçoando o evento de acordo com a audiência. E você, qual projeto está tocando que tem um potencial de sucesso? Que tal envolver os clientes na construção? 

Thumbnail do vídeo

Leitura recomendada

Temas como esses já estão causando impacto em MILHÕES DE NEGÓCIOS no mundo inteiro. Mas as empresas mais preparadas, conseguem transformar tudo isso em VANTAGEM COMPETITIVA, porque se prepararam antes. Se você quiser saber como elas fizeram isso – e já ficar na frente do seu mercado quando outro CISNE NEGRO aparecer, VEJA AQUI COMO SE PREPARAR.

Banner XBA setembro 2022


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista especializada em carreira, empreendedorismo e inovação. Formada em jornalismo pela FMU e pós-graduada em marketing pelo Senac, atua na área de negócios há quatro anos. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo