Quinta edição da festa de aniversário de Gessica Kayane oferece alimentação, passagem de avião exclusivo e hospedagem pagos para os convidados; se tornou um evento em que (quase) todo mundo quer participar. Entenda as estratégias!
Gkay, celebridade digital (Foto: Reprodução/Instagram Gkay / Personare)
, jornalista
8 min
•
7 dez 2022
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Gessica Kayane, mais conhecida na internet como Gkay, transformou a festa de aniversário em um grande evento. Chamado de “Farofa da Gkay”, se tornou um fenômeno na internet.
Para você ter uma noção, o termo “Gkay Farofa 2022” aumentou cerca de 100% nas buscas do Google esta semana. Além disso, se tornou um dos eventos mais comentados nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok.
Não à toa. Este ano, a 5ª edição da festa acontece nos dias 5, 6 e 7 de dezembro ‒ e rendeu um investimento bilionário feito pela influenciadora digital.
Em 2021, Gkay gastou R$ 2,8 milhões para a realização da festa. Este ano, o custo foi de cerca de R$ 8 milhões.
Valor alto? Do ponto de vista comercial nem tanto. Afinal, além dos novos milhões de seguidores engajados que Gkay costuma ganhar no pós-festa, ela fecha parceria e contratos com marcas (entenda mais adiante).
É o nome da festa de aniversário da influenciadora e empreendedora Gessica Kayane ou Gkay, como é chamada na internet.
O evento acontece desde 2017 sempre na primeira semana de dezembro (o aniversário da influenciadora é no dia 3 de dezembro) e dura três dias.
A festa promovida anualmente pela influenciadora digital conta com a presença de celebridades da internet, cantores e alguns anônimos.
As primeiras edições aconteceram na Paraíba, estado onde Gkay nasceu. Em 2020, foi cancelada por causa da pandemia de Covid-19.
Retornou em 2021 e 2022 em um formato de festival de música no Ceará, com direito a alimentação, passagem de avião exclusivo e hospedagem pagos pela empreendedora ‒ e se tornou um evento em que (quase) todo mundo quer ser convidado.
A narrativa criada em torno da marca “Farofa da Gkay” vai ao encontro da personalidade da aniversariante. Gessica é nordestina, humorista e influenciadora digital. Logo, o evento acontece sempre no Nordeste, tem o nome de farofa, que é um termo muito usado na região para quando muitas pessoas estão juntas e cada um leva alguma coisa; e a maioria de seus convidados são celebridade de internet assim como ela.
Além disso, a festa de aniversário tem crescido a cada ano desde a primeira edição por causa de estratégias de marketing, como o tradicional boca a boca e o gatilho de exclusividade.
Por exemplo, ano passado foram cerca de 200 convidados. Este ano, foram mais de 500 pessoas, entre elas Anitta, Ivete Sangalo e Pedro Sampaio e alguns fãs do evento.
Quanto mais elas publicam conteúdos ‒ entretenimento, fofocas, memes e música ‒ nas redes sociais, mais a Farofa da Gkay impacta outras pessoas. Aqui o gatilho de exclusividade é usado. Afinal, por que você também não pode ser o convidado vip deste festival?
E os números mostram. Para você ter uma noção, a hashtag #melevaprafarofadagkay ultrapassa 304 milhões de visualizações somente no TikTok. Já a hashtag #farofadagkay tem 2,1 bilhões de views.
Isso significa que anônimos e celebridades gravam vídeos pedindo convite ou opinando sobre o evento. O resultado é também engajamento para a Farofa da Gkay e para as pessoas que estão postando. Uma espécie de ganha-ganha.
Mas não apenas. A grandiosidade do evento tem chamado a atenção de marcas patrocinadoras, como XP Investimentos e Vivara.
Na edição deste ano, a Globo fechou um acordo de transmissão do evento com o Multishow e a Globoplay. Sim, cobertura similar a feita no Rock in Rio com um quê de reality show.
Isso porque, quem assiste quer saber o que está acontecendo por lá. Assim, a estratégia da Globo é fisgar o público da internet ‒ em especial a Geração Z ‒ para aumentar a audiência que tem perdido nos últimos tempos.
Não à toa. A título de curiosidade, quando o assunto é reality show, cerca de 60% dos brasileiros disseram assistir todos os dias, segundo um estudo da MindMiners.
A influenciadora digital e empreendedora disse que quando fez a primeira edição da Farofa da Gkay não imaginava a proporção que ganharia nos anos seguintes. Mas soube analisar os dados. Assim, nas edições seguintes foi aperfeiçoando o evento de acordo com a audiência. E você, qual projeto está tocando que tem um potencial de sucesso? Que tal envolver os clientes na construção?
Temas como esses já estão causando impacto em MILHÕES DE NEGÓCIOS no mundo inteiro. Mas as empresas mais preparadas, conseguem transformar tudo isso em VANTAGEM COMPETITIVA, porque se prepararam antes. Se você quiser saber como elas fizeram isso – e já ficar na frente do seu mercado quando outro CISNE NEGRO aparecer, VEJA AQUI COMO SE PREPARAR.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra é head de conteúdo na StartSe, especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!