Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Chief Travel Officer: o que é, importância do cargo e principais funções

Segundo estudo da Mastercard, 88% do líderes acreditam que as viagens corporativas são fundamentais para o crescimento.

Chief Travel Officer: o que é, importância do cargo e principais funções

Viagem, avião (Foto: guvendemir via Getty Images)

, Jornalista

5 min

29 set 2023

Atualizado: 30 set 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Há cerca de 7 anos, o conteúdo era o grande elo de investimento da empresa no turismo de negócios. Depois de um longo período de estagnação, a motivação e o volume parecem ter mudado. 

  • Para 90% dos tomadores de decisão, mesmo com trabalho híbrido ou remoto, as empresas passarão a apostar mais em viagens corporativas focando em relacionamento com o mercado e conexão entre as áreas. 
     
  • Destes, 88% ainda acredita que essa movimentação será fundamental para o crescimento da companhia. É o que aponta o relatório Navigating global business travel 2023, organizado pela Mastercard.
      
  • O mesmo estudo sugere que a posição de Chief Travel Office, que vem ganhando destaque no cenário internacional principalmente, se estabeleça nos próximos 10 anos. 
     

O que é e o que faz?

O Chief Travel Officer (CTO) tem o papel de gerenciar as viagens corporativas de forma simplificada, eliminando etapas burocráticas e dando escala para as viagens que devem crescer nos próximos anos

  • Na prática, este diretor de operações entende as dores do profissional ou do grupo e as conecta com as áreas de apoio (financeiro, RH, tecnologia). 
     
  • Para isso, precisa organizar orçamentos e despesas, negociar contratos, estruturar a logística e garantir a segurança dos colaboradores.

Sua função é altamente estratégica. Espera-se que acompanhe também as movimentações do mercado e entenda melhores épocas, locais e oportunidades para reduzir custos e gerar mais networking para a corporação.

Por que é um cargo que deve começar a ganhar força?

Para 85% líderes participantes do estudo, a posição de Chief Travel Officer veio para ficar e mais do que isso está em crescimento. Afinal, eles esperam que o boom do turismo de negócios aconteça  já no próximo ano.

Além disso, para 62% destes executivos, as etapas de agendamento e aprovação das viagens de negócio tomam muito tempo da sua jornada de trabalho e isso, ao olhos deles, reduz a eficiência da operação, sendo o relatório da Mastercard.

Essa nova liderança espera também adotar hábitos mais verdes: 90% espera absorver práticas mais sustentáveis e planejar as viagens pensando também no meio ambiente. 

O Chief Travel Officer teria um papel fundamental, nisso buscando opções e sugerindo caminhos com esse foco.

Quais são os benefícios para a empresa em contratar este profissional?

  • Simplificação de processos com várias jornadas inseridas (home office, híbrido e presencial)
  • Conexão entre as áreas
  • Escala de viagens, com foco em redução de custo, personalização de atendimentos e 
  • Olhar estratégico para as viagens
  • Gerenciamento de despesas
  • Negociação de melhores contratos
  • Atenção a novas oportunidades


Quais são os desafios para a empresa em contratar este profissional

  • Mais um ponto de liderança e conexão
  • Adotar uma empresa mais flexível e mais ágil
  • Reduzir burocracias
  • Formar times e profissionais mais autônomos

Por que importa?

A necessidade de aumentar as viagens a trabalho já começou a aparecer e deve ter um boom em no máximo 10 anos, voltando a ter uma visão muito mais global de práticas direcionadas para networking e especializações.

Leitura recomendada

E já que o assunto é viagem corporativa, você pode conhecer o lugar mais inovador do planeta, o Vale do Silício, em 5 dias de imersão para você aprender e se conectar com grandes executivos, investidores e empresas do Vale do Silício. Confira e boa viagem!

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Simone Coelho é jornalista com especialização em roteiro e storytelling. Começou a sua carreria no mercado editorial escrevendo sobre temas variados, mas durante anos trabalhou também no mercado empresarial, com a construção de conteúdos segmentados e treinamentos. Hoje, divide o seu tempo entre os dois cenários e segue apaixonada pela escrita.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!