Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Home office eterno? Funcionários do Twitter não voltam mais ao escritório

O Twitter anunciou que vai fechar suas unidades em algumas cidades americanas e europeias. Entenda como isso impacta a rotina dos colaboradores

Home office eterno? Funcionários do Twitter não voltam mais ao escritório

Escritório do Twitter em Toronto, Canadá (foto: divulgação)

, Repórter

6 min

28 jul 2022

Atualizado: 3 jan 2023

Por Ana Julia Guimarães

Já era esperado. O Twitter foi uma das primeiras empresas a adotar o novo modelo de trabalho durante a pandemia e, ainda em 2020, o então CEO Jack Dorsey já disse que a nova prática poderia se prolongar mesmo após os impedimentos da doença. Agora o anúncio é pra valer: a rede social vai fechas seus escritórios em algumas cidades americanas e europeias. Os funcionários ficarão trabalhando de casa sem data determinada para voltar.

Desde o início da pandemia, a rede social incluiu todos os equipamentos necessários para o trabalho dos funcionários no modelo home office, com mesas, cadeiras ergonômicas e outros objetos, além de reembolso pelas despesas de configuração do escritório em casa.

Vale comentar, no entanto, que o Twitter reforçou que essa redução dos escritórios não se transformará em demissões de funcionários.

O novo modelo de trabalho vai completamente contra ao que Elon Musk estava pretendendo ao Twitter, já que, para ele, as relações presenciais de trabalho são essenciais para a manutenção da empresa. Inclusive, no mês passado, Musk reforçou aos funcionários da Tesla que eles deveriam estar no escritório por, no mínimo, 40 horas por semana.

Fachada de prédio com logo do Twitter (foto: divulgação)

APERTANDO OS CINTOS

Mas qual a real motivação da empresa? Redução de custos. Isto porque, diminuir a quantidade de escritórios físicos vai significar menores contas de água, luz e manutenção do ambiente no geral.

Segundo a Global Workplace Analytics, instituição de pesquisa e consultoria americana, uma empresa mediana economiza 11% por ano por colaborador que trabalha pelo menos 50% do tempo em home office. Imagina o que isso pode significar para uma empresa grande, não é mesmo?

Essa decisão veio após a divulgação dos resultados do segundo trimestre de 2022, em que o Twitter reverteu o lucro líquido de US$ 65,64 milhões, registrado entre abril e junho de 2021. A rede social também anotou um prejuízo de US$ 270,00 milhões, além de uma diminuição de 1% na receita em comparação anual.

De acordo com o Twitter, os números refletem ventos contrários da indústria de publicidade ligados ao ambiente macroeconômico desafiador mais amplo, bem como incerteza relacionada à aquisição pendente do Twitter por uma controlada de Elon Musk.

Outro ponto a ser considerado na remodelação do trabalho da empresa é que o mercado está preocupado com uma possível recessão nos EUA devido à alta de juros para corrigir a inflação. Além disso, o PIB dos Estados Unidos recuou 0,9% no segundo trimestre de 2022 na comparação com o mesmo período em 2021.

POR QUE ISSO IMPORTA?

Não é só o Twitter que decidiu aderir o home office como um modelo de trabalho eterno, empresas grandes como a Petrobras e Amazon já adotaram a prática e também estão estudando a diminuição dos seus escritórios. 

Estamos em tempos de Great Resignation e de uma possível recessão, as empresas precisam buscar o melhor modelo de trabalho considerando a economia e o que faz sentido para a cultura empresa e o seu negócio. 

Baixe o e-book sobre novos formatos de trabalho


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista. Possui experiência no mercado financeiro, social media e customer experience. Passou pela XP Inc.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo