Pesquisa mostra que cerca de 56% das pessoas que começaram em um novo cargo — com o salário maior — disseram que se sentem menos seguras na atual empresa. Entenda!
Great Resignation: homem se demite no trabalho (Foto: SrdjanPav via Getty Images)
, jornalista
5 min
•
2 nov 2022
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
A Great Resignation – ou a Grande Renúncia – se tornou um fenômeno no mundo durante a pandemia: milhares de pessoas saíram de seus empregos, causando recordes de demissões e muita escassez de talentos no mercado de trabalho. Para lembrar sobre o movimento, leia este artigo.
Para os funcionários, no entanto, foi uma mão na roda. Se você fez parte do movimento ou acompanhou, sabe que surgiram oportunidades para trabalhar remotamente e com salários bem maiores.
Mas agora, o cenário macroeconômico tem trazido um sentimento para profissionais americanos que fizeram parte da Great Resignation e hoje estão em outra empresa: medo da demissão.
Foi o que mostrou uma pesquisa feita pela empresa de serviços financeiros Bankrate: o medo de ser demitido é duas vezes maior entre aqueles que participaram da Grande Renúncia do que aqueles que permaneceram na empresa e receberam um aumento salarial.
“Mais da metade (ou 56%) daqueles que encontraram um novo emprego com melhor remuneração dizem que estão preocupados com a segurança no atual trabalho”, diz a pesquisa.
O estudo, feito com cerca de 2.458 norte-americanos, sugere que aqueles que participaram da chamada Grande Renúncia podem ser os que sentem mais ansiedade sobre seu futuro na atual empresa.
“Os dados sugerem que os que mudam de emprego tendem a ter os maiores aumentos salariais, no entanto, a pesquisa destaca como isso pode ser uma faca de dois gumes para aqueles que encontraram um novo trabalho: ‘último contratado, primeiro demitido’”, diz o estudo da Bankrate.
Primeiro, vale a pena entender o porquê do medo. Peça um feedback para a sua liderança, conte o que você está sentindo e mostre que você faz um bom trabalho. A Bankrate, por exemplo, sugere que você demonstre ativamente o seu valor. “Pense no que você traz para a companhia e meça como suas contribuições trazem resultados para a empresa."
Além disso, vale separar um tempo na sua rotina para fortalecer as habilidades que diferenciam você no seu nicho de atuação. Isso porque, muitas vezes, os funcionários que são difíceis de substituir — com soft skills e habilidades técnicas promissoras — são mais propensos a continuarem nas empresas, principalmente em tempos de Mundo BANI. Falando nisso, o xBA é uma dica para potencializar a carreira.
Se você ocupa um cargo de liderança e percebeu que seu time está com medo de demissão, vale amenizar o sentimento. Faça reuniões com transparência e explique a situação da empresa. Agora, se o medo da demissão está causando estresse e tensão a ponto do funcionário não conseguir se concentrar, direcione a procurar ajuda de um psicólogo ou profissional da área.
Estamos na era da transparência entre funcionário e empresa. Assim, faça uma reunião one-on-one com a sua liderança. Explique os motivos pelos quais você está pensando em entrar para o movimento Great Resignation e leve possíveis soluções.
Por exemplo, você está com uma carga de trabalho muito grande? Analise quais tarefas demandam muito tempo, mas não trazem resultado. Depois, diga isso para a liderança. Veja mais dicas no episódio pocket do quadro Mulheres do Agora desta semana:
+ Cada vez mais carreiras estão sendo impactadas por essas e outras exigências do mercado. Se capacitar para essas transformações com agilidade pode ser a diferença entre você ser um profissional de destaque e bem remunerado, ou ficar fora do jogo. Se você quer dominar esses e outros assuntos para se destacar e chegar ao topo da sua carreira mais rápido – sem ter que sair do Brasil – aqui está uma solução rápida que fará a diferença na sua carreira já nos próximos meses. Veja tudo aqui!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra é head de conteúdo na StartSe, especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!