Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Fim da área de inovação: Grupo Boticário inova pra valer através das pessoas

Iniciativa derruba visão ultrapassada de inovação como departamento e cria processos para uma empresa mais inclusiva e conectada

Fim da área de inovação: Grupo Boticário inova pra valer através das pessoas

, Jornalista

10 min

20 set 2022

Atualizado: 4 jan 2023

Por Camila Petry Feiler

Se você pensa em inovação e tecnologia e a ideia é o departamento de TI, o Grupo Boticário tem uma notícia: “desenvolver nossa equipe, gerar oportunidades e colocá-las no centro da transformação digital gera resultados para o Grupo e um ambiente de trabalho incrível, pujante, colaborativo e, é claro, ainda mais inovador”, explica Daniel Knopfholz, vice-presidente de Tecnologia, Inovação e Gente do Grupo Boticário.

Recentemente e estrategicamente, o Grupo resolveu deixar sob o mesmo guarda-chuva as áreas de Tecnologia, Inovação e Gente, cuidando para que uma não se desenvolvesse sem a outra. Melhor: espalhando inovação por todos os departamentos, tirando da salinha restrita e criando uma cultura onde ela se multiplicasse e refletisse no resultado. E essa pode ser uma saída para o mercado que olha para a inovação como o 2º fator mais desafiador nos próximos anos, conforme a pesquisa Restart, feita pela StartSe e Opinion Box. 

Quando unificamos as áreas de Tecnologia e de Gente, tornamos a nossa gestão mais digital e humana. Se por um lado a tecnologia bem aplicada está em função das pessoas, solucionando as suas dores e atendendo os seus desejos, por outro só conseguimos alcançar esses resultados e uma boa tecnologia justamente por conta desses profissionais. Dessa forma, integrar áreas estratégicas como Tech e Gente é um movimento estratégico para potencializar ainda mais a transformação digital que desejamos para o nosso ecossistema. Vivemos uma jornada sólida de aceleração intensa desta agenda e atingimos uma maturidade digital relevante. Porém, somos inquietos por essência e queremos ir além.”

Inovação como ferramenta de inclusão e conexão

“Aqui no Grupo, a tecnologia e a inovação são importantes ferramentas de inclusão, de conexão e que nos possibilitem oferecer as melhores experiências, soluções e serviços para gerar conexão junto aos nossos consumidores e sociedade, diferenciadas para impactar nossos consumidores e, por sua vez, alcançarmos o nosso grande propósito da ‘beleza transformar a vida de cada um e, assim, o mundo ao nosso redor.’”

Ao se propor mais tecnológico, o grupo com 45 anos de história volta ao que define sua marca para crescer alinhado ao coração e propósito. Olhar para trás faz olhar para frente de forma mais concisa, como explica Daniel: “Aliado a esses objetivos e propósito, nos últimos anos aceleramos a nossa agenda de transformação digital. A tecnologia e a inovação estão no core do nosso negócio e estratégia e seguimos apostando e investindo fortemente nisso.”

Isso fez com que a vice-presidência de tech avançasse de 200 para 2.000 pessoas. 

Inovação e ESG

Tecnologia é presente com olhar para o futuro. A organização está construindo bases para formar profissionais e diminuir as barreiras de desigualdade que ainda rondam o cenário da inovação. Para isso, a estratégia é fortalecer também a comunidade.

“Entre os exemplos de  ações práticas que envolvem a inovação, temos o Programa Desenvolve, que visa capacitar gratuitamente profissionais de grupos minorizados que desejam trabalhar com tecnologia, especialmente na área de dados. Estamos concluindo a 2ª edição da iniciativa com a formação de cerca de 1.000 alunos, sendo que mais de 50 deles já estão trabalhando conosco aqui no GB. Recentemente também lançamos uma iniciativa inédita de treinamento em computação em nuvem com Amazon Web Services (AWS) no Brasil. Até 2024, temos como meta  beneficiar 300 mil pessoas por meio de workshops, cursos e atividades de qualificação gratuitas ou de baixo investimento.”

Grupo Boticario

O caminho é omnichannel

“Somos um Grupo multimarcas, multicanal e que acredita que o futuro é omnichannel. Nossa companhia utiliza as tecnologias e inovações mais avançadas para o desenvolvimento do nosso ecossistema de beleza. Dessa forma, a tecnologia e as tendências de inovação estão presentes em toda a nossa operação para que os colaboradores desenvolvam suas atividades de modo prático e para o consumidor, proporcionando a melhor experiência. Há 3 anos, por exemplo, internalizamos a área de tecnologia para que os clientes tenham todas as experiências com produtos e plataformas digitais nativos do Grupo."

O impacto no trabalho e na rotina da empresa

“Cada vez mais, nós também estamos implementando ferramentas colaborativas de trabalho para os nossos times, utilizando soluções que descentralizam o conhecimento e são de fácil acesso para todos. O armazenamento de soluções em nuvem, por exemplo, permite que as informações sejam prontamente encontradas e há plataformas digitais específicas no mercado que viabilizam esse trabalho. Ainda, entendemos com cada setor quais são as necessidades para oferecer mudanças personalizadas e garantir o sucesso das operações.”

Como começar a pensar uma cultura de inovação?

"Para construir uma cultura voltada para a inovação, precisamos colocar as pessoas no centro, sejam elas nossos colaboradores ou clientes. A partir de um entendimento intrínseco das suas necessidades, demandas e desejos evoluímos para uma jornada de constante aprendizado coletivo e de compartilhamento de impressões, responsabilidades, aprendizados e da própria jornada. 

É aqui que a tecnologia torna-se uma grande aliada, sobretudo quando a jornada de trabalho é mista, como é o nosso caso. Hoje, contamos com três modelos de trabalho no Grupo Boticário – remoto, híbrido e presencial – que demandam ferramentas e soluções de compartilhamento tecnológicas, além de relações de confiança e de constante troca para uma dinâmica síncrona e assíncrona de qualidade e sucesso. Aqui no Grupo, por exemplo, passamos a trabalhar na nuvem, além de uma com ferramentas e tecnologias colaborativas, como o Slack, Miro e dentre outras. Essas soluções estão alinhadas ao nosso novo momento de estrutura organizacional e a nossa nova forma de trabalhar."


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista focada em empreendedorismo, inovação e tecnologia. É formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Antropologia Cultural pela mesma instituição. Tem passagem pela redação da Gazeta do Povo e atuou em projetos de inovação e educação com clientes como Itaú, Totvs e Sebrae.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo