Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Como aprender a dizer não no trabalho?

Quando você diz sim para todas as demandas, possivelmente se sente insubstituível, mas é preciso tomar cuidado para você não se sobrecarregar e se tornar uma pessoa infeliz no ambiente corporativo

Como aprender a dizer não no trabalho?

Homem pensativo (Foto: pinstock via Getty Images)

, jornalista

9 min

21 out 2022

Atualizado: 15 dez 2022

90% das pessoas brasileiras estão infelizes no trabalho, segundo uma pesquisa feita pelo Survey Monkey. Alguns motivos são insatisfação com gestores e muita carga horária de trabalho, de acordo com outro estudo feito pelo Glassdoor.

Você faz parte do percentual? Se sim, é importante ser transparente com a empresa, deixar claro quais mudanças gostaria e, se for o caso, falar não, negociar, se posicionar — algo que é difícil para muitas pessoas.

Isso porque, alguns estudos mostram que falar não é doloroso. Existe o medo de desagradar alguém, ou, simplesmente dizem “sim” por não prestar atenção aos detalhes que os outros dizem (saiba mais adiante).

Por isso, é importante entender que respeitar as pessoas no trabalho não é falar sim para tudo. Na verdade, quando você faz isso — sem querer — está dizendo não para você. Essa segunda frase é clichê, e muito provavelmente você já escutou. E faz muito sentido.

Mas afinal, por que é tão difícil falar não? 

A psicóloga social e professora de comportamento organizacional Vanessa Bohns afirma que as pessoas falam sim por aceitar respostas superficiais. A afirmação foi feita com base em uma série de estudos, como o de Ellen Langer na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Segundo a BBC, em algumas situações somos mais propensos a falar sim. Como por exemplo, naquele estudo de Langer, os participantes tentaram furar a fila da fotocopiadora. O resultado foi que 94% permitiram que a pessoa passasse à frente porque estava com pressa, o número cai para 60% quando a pessoa não diz o porquê.

"Desde que se siga um roteiro geral, nós não necessariamente processamos se tudo faz sentido. Nós apenas deixamos acontecer", afirma Bohns à BBC

(Foto: Delmaine Donson via Getty Images)

Qual a melhor forma de falar não para o chefe?

Primeiro, é muito importante antes de dizer não, falar para a liderança quais são as tarefas que você consegue realizar. "Isso porque, nem sempre, é possível atender todas as demandas e todas as pessoas”, afirma em entrevista à StartSe Rafael Barbosa, psicólogo e coordenador de recrutamento e seleção na EmpregueAfro.

“Uma dica, é: antes de dizer não, faça uma autoanálise, se conheça melhor e descubra o que dentro da sua rotina é prioridade e o que você deve dizer não”, completa o especialista.

Além disso, “quando você diz não para alguma coisa, existem inúmeras possibilidades de você dizer sim para outras. Seja dizer sim para um outro projeto, dizer sim para uma alternativa nova ou de você dizer sim para aquilo que você sabe e pode fazer”, diz em entrevista à StartSe Tais Targa, psicóloga e especialista em carreira.

“Resumindo, enfatize os sim antes de dizer não para seu chefe, porque nada mais frustrante do que você pedir algo para um subordinado, e antes mesmo de terminar de ouvi-lo, ele já vai dizendo não. Então, ouça, dê alternativas e evite usar a palavra não”, completa.

Como dizer não para os colegas de trabalho de uma forma educada?

Com relação aos colegas de trabalho, forme um vínculo com eles e estabeleça uma relação de confiança e de cumplicidade. 

“Em alguns casos, você pode falar — até informalmente — ‘dessa vez, eu não vou conseguir te ajudar, porque eu estou priorizando as minhas atividades. Se eu fizer isso, vou prejudicar as minhas entregas. Posso te ajudar de alguma outra forma?'”, aconselha Tais.

(Foto: kate_sept2004 via Getty Images)

Como dizer não a uma nova proposta de trabalho na empresa?

Se você recebeu uma proposta de emprego dentro ou fora da companhia em que você trabalha, é importante analisar com calma.

“Você precisa olhar a sua vida pessoal, suas expectativas para o curto, médio e longo prazo, como está a sua sanidade mental antes de dar uma resposta”, afirma a Tais.

Feito isso, você pode, por exemplo, negociar com a companhia como ela pode ajudar a desenvolver as suas habilidades — seja oferecendo uma mentoria, um curso como o xBA ou tempo extra para você estudar antes de dizer se aceita assumir o novo cargo.

“Se você investigou tudo isso, e ainda assim a resposta é não, antes de recusar, agradeça, diga o quanto você sentiu reconhecimento e dê motivos plausíveis para os quais você não aceitou o desafio e já se coloque à disposição para indicar outra pessoa”, diz Tais.

“Mais importante do que o não, é a maneira que você comunica isso, geralmente você coloca uma dose de humildade, uma dose de gratidão e uma dose de foco na solução”, completa.

E lembre-se: é muito importante dizer não no ambiente de trabalho mesmo que seja de maneira sutil. Assim, você evita acumular trabalho e não cumprir o prazo de entrega — algo que pode prejudicar a sua carreira.

“Às vezes, o profissional competente é premiado com mais trabalho, daí chega em uma demanda impossível de ser realizada e compromete o bom resultado”, finaliza Tais.

+ Cada vez mais carreiras estão sendo impactadas por essas e outras exigências do mercado. Se capacitar para essas transformações com agilidade pode ser a diferença entre você ser um profissional de destaque e bem remunerado, ou ficar fora do jogo. Se você quer dominar esse e outros assuntos para se destacar e chegar ao topo da sua carreira mais rápido, aqui está uma solução rápida que fará a diferença na sua carreira já nos próximos meses. Veja tudo aqui.

Banner XBA setembro 2022


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista especializada em carreira, empreendedorismo e inovação. Formada em jornalismo pela FMU e pós-graduada em marketing pelo Senac, atua na área de negócios há quatro anos. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo

Mapa do site

Sobre Nós

CaptableDigitaliza.aiMorseSnaqStartSe UniversityStartups

Eventos

A StartSe é a plataforma de conhecimento do AGORA. Nossa missão é educar, informar e transformar lideranças e empresas do Brasil através do acesso às experiências mais bem sucedidas de negócios dos principais polos de inovação do mundo.

BAIXE O APP STARTSE!

Google Play BadgeApp Store Badge
Baixe o App Startse!

Cadastre-se e receba diariamente o resumo do que importa AGORA com a análise do time StartSe!


SIGA A STARTSE NAS REDES!

Fale Conosco

Horário de atendimento:
De segunda a sexta, das 10h às 18h

Atendimento exclusivo telefônico

+55 (11) 5039-5602


Atendimento exclusivo WhatsApp
Compras:

+55 (11) 97558-6880


Alunos e Ex-alunos:

+55 (11) 97244-8378

E-mails:
atendimento@startse.com
comercial@startse.com
dpo@startse.com

É um veículo de comunicação e quer receber nossos releases ou agendar uma entrevista conosco?
assessoria@startse.com

STARTSE TURISMO DE NEGOCIOS LTDA CPNJ: 32.291.526/0001-64 | STARTSE INFORMACOES E SISTEMAS S/A CNPJ: 24.554.736/0002-50

Política de Privacidade e Termos
Política Geral de Cancelamento e Remarcação

Todos os direitos reservados © startse.com
São Paulo, Brasil | Palo Alto, EUA | Shanghai, China