Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

4 dicas para conversas difíceis com a equipe

Priscila Schmidt, especialista em comunicação e professora do WLP, formação internacional para lideranças femininas, traz dicas de comunicação para lideranças

4 dicas para conversas difíceis com a equipe

Duas mulheres intraempreendedoras conversando no escritório (Foto: Hinterhaus Productions via Getty Images)

, jornalista

3 min

28 nov 2023

Atualizado: 28 nov 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Conversas difíceis no trabalho são inevitáveis. Elas podem ser sobre desempenho, comportamento, conflitos ou outros assuntos delicados. 

Quando bem feitas, podem ajudar a resolver problemas, melhorar o desempenho e fortalecer o relacionamento entre as pessoas. Quando mal feitas, têm o efeito oposto.

Assim, para ajudar você a ter conversas desafiadoras com a equipe, reunimos algumas dicas de Priscila Schmidt, especialista em comunicação e professora do WLP, formação internacional para lideranças femininas.

1 - Seja uma pessoa respeitosa

“Significa você conseguir, de fato, construir uma comunicação para o outro”, diz Priscila.

2 - Tenha uma comunicação assertiva

“Além do respeito mútuo, tenha objetividade. Não no sentido da brevidade da palavra. Mas tenha clareza, saiba qual é o objetivo daquela conversa. Isso vai te ajudar a manter o foco”, aconselha a especialista.
 


3 - Tenha clareza


“Organize sua fala em grupos. Por exemplo, ‘eu vou falar primeiro sobre isso, depois o que está acontecendo, sobre os fatos’. Em um segundo momento, ‘eu vou falar sobre o impacto desses acontecimentos. E por último, vou falar sobre o nosso compromisso.’

4 - Cuidado com a expressão facial


“A expressão facial não tem que dizer para o outro como você se sente, mas como você quer que o outro se sinta.”

Por que importa?

Conversas difíceis podem ser desafiadoras, mas são essenciais para o sucesso de qualquer equipe. Ao desenvolver suas habilidades, você cria um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo, onde todos possam crescer e se desenvolver.

Leitura recomendada
Agora, aprenda as principais técnicas para comunicar as suas ideias de modo impactante, conquistando os resultados desejados. Confira!

Thumbnail do vídeo

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra é jornalista especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!