Grandes líderes não devem evitar as más notícias.
Bill Gates (Foto: reprodução site microsoft.com)
, jornalista
4 min
•
7 fev 2024
•
Atualizado: 7 fev 2024
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
O que faz você pensar que é uma boa liderança? O cargo, a sua personalidade, a sua inteligência? Sim? Pois não deveria. Liderança não é sobre você, mas sim sobre trabalhar em conjunto com um grupo de pessoas para alcançar algo maior do que todos vocês.
Em uma citação de Bill Gates, destacada pela revista Inc, mostra que liderança nada tem a ver com quem dá ordens e lidera por meio do medo e da autoridade.
“À medida que olhamos para o próximo século, os líderes serão aqueles que capacitarão os outros.”
Assim, segundo Gates, quais são as duas características que separam os grandes líderes dos demais?
No livro de Gates Business @ the Speed of Thought, Gates explica que empresas que lidam bem com situações inesperadas têm mais chances de vencer no mercado.
Neste caso, ele aconselha que lideranças façam algo raro: procurar más notícias e capacitar as pessoas para reagir a elas. Ele diz que os líderes devem ser modelos de segurança e encorajar os funcionários a compartilhar tanto as más quanto boas notícias.
Para que isso aconteça, é preciso oferecer um ambiente seguro e a cultura da transparência.
“Uma mudança na atitude corporativa, encorajando e ouvindo as más notícias, tem que vir de cima”, escreve Gates, segundo a Inc.
Quando era CEO da Microsoft, Bill Gates expressou algo que deveria ressoar profundamente na consciência coletiva dos líderes de todo o mundo: “Ao olharmos para o próximo século, os líderes serão aqueles que capacitarão os outros.”
E uma coisa continua a ser verdadeira no pós-pandemia: as grandes lideranças distinguem-se por influenciar e capacitar de forma eficaz outros seres humanos em um momento de crise.
“Também estão atentos às necessidades de saúde mental do time e das suas famílias. É assim que os grandes líderes brilham corajosamente com demonstrações heroicas de empatia e compaixão quando outros seres humanos estão desanimados”, destaca a Inc.
Leitura recomendada
Conheça as ferramentas estratégicas de liderança e gestão utilizadas nestas organizações exponenciais, desenvolvendo as competências atualmente mais procuradas pelas empresas para conduzir os seus processos de inovação e transformação. Saiba mais!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra é head de conteúdo na StartSe, especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!