Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Dia do Empreendedorismo Feminino: 5 dicas para você realizar o sonho de ter o seu próprio negócio

Neste Dia do Empreendedorismo Feminino inspire-se e veja como abrir o seu negócio!

Dia do Empreendedorismo Feminino: 5 dicas para você realizar o sonho de ter o seu próprio negócio

, jornalista

6 min

19 nov 2022

Atualizado: 4 jan 2023

Hoje, dia 19/11 é o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. Foi em 2014 que a data foi definida pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo? Destacar, empoderar e valorizar o papel das mulheres no mundo do empreendedorismo.

Quantas mulheres empreendedoras existem no Brasil?

O Brasil é o sétimo país com o maior número de mulheres empreendedoras no mundo. Segundo dados do GEM em 2020 (Global Entrepreneurship Monitor), dos 52 milhões de empreendedores, 30 milhões são mulheres. Ou seja, cerca de 57%. 

Assim, selecionamos algumas dicas de mulheres empreendedoras e intraempreendedoras para você que quer empreender. Confira:

1 - Não tenha medo

“Não tenha medo de empreender. Não é simples, é árduo, você tem que bater em muita porta, mas você tem que ter a coragem. (...) Porque depois vale muito a pena”, diz Andrea Constantino, sócia proprietária da SOMNIA's OFFICE.

O mesmo vale para você que quer ser uma pessoa intraempreendedora. Neste caso, Paula Silva, executiva da Microsoft, diz para você não ter medo de contar a sua ideia para criar um novo produto ou uma nova solução para a empresa.

“Mesmo que já exista todo um mecanismo dentro da companhia e que traga resultados, fale, escolha um ou dois cases onde você queira aplicar esse processo e compartilhe.”

Thumbnail do vídeo

2 - Quebre barreiras

“Eu precisei quebrar muitas barreiras para provar que eu sabia o que estava fazendo”, diz Ana Flávia Rodrigues, CEO da A4 Solutions. Para a empreendedora, as mulheres têm uma aptidão para negócios e um feeling diferenciado. “Elas são capazes de equilibrar vários pratos ao mesmo tempo e isso faz com que tenha uma enorme capacidade de empreender”, completa.

Thumbnail do vídeo

3 - Não deixe para depois, comece o seu projeto

“A maior parte do que a gente aprende é tentando, errando e aprendendo”, diz Rafa Lotto, fundadora da YOUPIX. 

Juliana Fernandes, coordenadora de change e governança em dados no Itaú, concorda. “O meu conselho é: saia do lugar e vá. O importante é não ficar parada, acredite no seu sonho e faça acontecer.”

Thumbnail do vídeo

4 - Faça conexões 

“É um cenário muito desafiador, mas tem bastante oportunidade. Acredite no poder das conexões. Isso, aliás, é algo que eu aprendi na StartSe”, conta Juliana.

Thumbnail do vídeo

5 - Desenvolva habilidades

Hoje, as soft skills são importantíssimas para quem quer empreender. E se você é mãe, por exemplo, “com certeza, desenvolveu várias habilidades e criou muitas facetas diferentes que impactam constantemente na vida como empreendedora”, diz Nathalya Haywood, fundadora da Anywhere.

“Se você é mãe e tem o sonho de empreender, não desista por isso. A gente consegue construir coisas incríveis sendo mãe, sendo profissional, sendo empreendedora.”

“Eu brinco que o empreendedorismo é igual maternidade, você pode ler todos os livros possíveis mas os seus filhos vão trazer desafios que não estão escritos nos livros e vai depender muito do seu feeling, da maneira como você vê o mundo, da maneira você foi criada para lidar com essa situação e seguir em frente”, afirma Rafa Lotto.

Thumbnail do vídeo

Leitura recomendada

Quer desenvolver habilidades, competências e perspectivas necessárias para ser uma liderança feminina transformadora? Conheça o WLP (Women’s Leadership Program), uma formação internacional de impacto. Clique aqui!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista especializada em carreira, empreendedorismo e inovação. Formada em jornalismo pela FMU e pós-graduada em marketing pelo Senac, atua na área de negócios há quatro anos. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo