Neste Dia do Empreendedorismo Feminino inspire-se e veja como abrir o seu negócio!
, jornalista
6 min
•
19 nov 2022
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Hoje, dia 19/11 é o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. Foi em 2014 que a data foi definida pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo? Destacar, empoderar e valorizar o papel das mulheres no mundo do empreendedorismo.
O Brasil é o sétimo país com o maior número de mulheres empreendedoras no mundo. Segundo dados do GEM em 2020 (Global Entrepreneurship Monitor), dos 52 milhões de empreendedores, 30 milhões são mulheres. Ou seja, cerca de 57%.
Assim, selecionamos algumas dicas de mulheres empreendedoras e intraempreendedoras para você que quer empreender. Confira:
“Não tenha medo de empreender. Não é simples, é árduo, você tem que bater em muita porta, mas você tem que ter a coragem. (...) Porque depois vale muito a pena”, diz Andrea Constantino, sócia proprietária da SOMNIA's OFFICE.
O mesmo vale para você que quer ser uma pessoa intraempreendedora. Neste caso, Paula Silva, executiva da Microsoft, diz para você não ter medo de contar a sua ideia para criar um novo produto ou uma nova solução para a empresa.
“Mesmo que já exista todo um mecanismo dentro da companhia e que traga resultados, fale, escolha um ou dois cases onde você queira aplicar esse processo e compartilhe.”
“Eu precisei quebrar muitas barreiras para provar que eu sabia o que estava fazendo”, diz Ana Flávia Rodrigues, CEO da A4 Solutions. Para a empreendedora, as mulheres têm uma aptidão para negócios e um feeling diferenciado. “Elas são capazes de equilibrar vários pratos ao mesmo tempo e isso faz com que tenha uma enorme capacidade de empreender”, completa.
“A maior parte do que a gente aprende é tentando, errando e aprendendo”, diz Rafa Lotto, fundadora da YOUPIX.
Juliana Fernandes, coordenadora de change e governança em dados no Itaú, concorda. “O meu conselho é: saia do lugar e vá. O importante é não ficar parada, acredite no seu sonho e faça acontecer.”
“É um cenário muito desafiador, mas tem bastante oportunidade. Acredite no poder das conexões. Isso, aliás, é algo que eu aprendi na StartSe”, conta Juliana.
Hoje, as soft skills são importantíssimas para quem quer empreender. E se você é mãe, por exemplo, “com certeza, desenvolveu várias habilidades e criou muitas facetas diferentes que impactam constantemente na vida como empreendedora”, diz Nathalya Haywood, fundadora da Anywhere.
“Se você é mãe e tem o sonho de empreender, não desista por isso. A gente consegue construir coisas incríveis sendo mãe, sendo profissional, sendo empreendedora.”
“Eu brinco que o empreendedorismo é igual maternidade, você pode ler todos os livros possíveis mas os seus filhos vão trazer desafios que não estão escritos nos livros e vai depender muito do seu feeling, da maneira como você vê o mundo, da maneira você foi criada para lidar com essa situação e seguir em frente”, afirma Rafa Lotto.
Quer desenvolver habilidades, competências e perspectivas necessárias para ser uma liderança feminina transformadora? Conheça o WLP (Women’s Leadership Program), uma formação internacional de impacto. Clique aqui!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra é head de conteúdo na StartSe, especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!