Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Dia dos Pais: saiba como vender mais pelo WhatsApp

Saiba como usar os recursos do aplicativo para aumentar as vendas.

Dia dos Pais: saiba como vender mais pelo WhatsApp

Dia dos Pais, pais, filho, presente (Foto: andreswd via Getty Images)

, jornalista

9 min

10 jun 2021

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Por Sabrina Bezerra

Você sabia que o aplicativo de mensagem WhatsApp tem uma versão para negócios? Chamado de WhatsApp Business, o aplicativo gratuito oferece funcionalidades que podem aumentar as vendas da empresa (veja detalhes abaixo). O app tem se mostrado promissor: atualmente, no Brasil, conta com cinco milhões de usuários mensais. E cerca de 175 milhões de pessoas trocam mensagens com uma conta do WhatsApp Business diariamente no mundo, segundo levantamento realizado pela empresa. Além disso, com a chegada da pandemia de coronavírus, o consumidor adotou novos comportamentos de consumo. Um deles, é a compra por meio de WhatsApp e Chat, de acordo com uma pesquisa da Zendesk.

Para André Leonardo de Oliveira, consultor de Negócios no SEBRAE-SP e especialista em marketing, vender pelo WhatsApp é uma forma de aumentar o faturamento da companhia. “O Whatsapp Business cria um ambiente profissional e de maior confiança para o cliente. Além de oferecer uma boa experiência e relacionamento entre marca e consumidor — e isso é um ponto positivo na análise e decisão de compra", diz ele. Veja abaixo dicas de como usar o app para aumentar as vendas de seu negócio:

COMO VENDER MAIS PELO WHATSAPP


Faça o download do WhatsApp Business
O aplicativo é gratuito e está disponível para celulares Android e iOS. Ele funciona similar ao WhatsApp convencional — permite a troca de informações por meio de mensagens de áudio, documento, imagem, vídeo e compartilhamento de contatos e localização —, mas com o diferencial de oferecer recursos que podem aumentar as vendas (veja nos tópicos abaixo). 

Crie um perfil comercial
“Inclua informações úteis para os seus clientes, como endereço, descrição da empresa, endereço de e-mail e site”, aconselha o WhatsApp. Quanto mais informações sobre sua empresa, mais confiança o possível cliente terá.

Configure uma mensagem automática
Você pode salvar uma mensagem automática de boas-vindas e uma breve apresentação da empresa ou de ausência. Desta forma, quando o cliente entrar em contato pelo WhatsApp Business de sua companhia, ele receberá a mensagem configurada. “O objetivo não é robotizar o atendimento, mas oferecer o primeiro acolhimento de maneira leve e que dê um primeiro passo na interação com o consumidor”, diz Oliveira. Mas atenção: use a criatividade. “É importante construir um texto que vá de encontro com as características de seu cliente, para que ele perceba o acolhimento e o cuidado em sua comunicação”, afirma o especialista.

Crie um catálogo
O catálogo é exibido no perfil comercial da empresa. Com o recurso, é possível mostrar e compartilhar os produtos e serviços oferecidos pela companhia com os possíveis consumidores. Segundo o WhatsApp, por ser “padronizado e intuitivo, o recurso facilita o acesso à informações como imagens, quantidade disponível em estoque, descrição, vitrine e preço." 

A ferramenta é uma das mais populares do aplicativo. “Todos os meses, mais de 40 milhões de pessoas visualizam os catálogos de empresas no WhatsApp”, afirma a companhia.

Para construir um catálogo de sucesso, Oliveira diz que não é necessário colocar todos os produtos. “O catálogo é um apoio, portanto ele não precisa ter todas as informações, e sim, chamar a atenção e despertar o desejo no cliente. Desta forma, ele vai interagir com a empresa [e as chances de vendas serão maiores]." Uma dica é "priorizar [os produtos] pensando no perfil do cliente que você atende via WhatsApp e na sazonalidade (período do ano), como, por exemplo, o Dia dos Namorados", afirma ele. “Customize a sua vitrine para o cliente certo no momento certo.” 

Aplique as etiquetas
As etiquetas servem para organizar contatos ou conversas. Use a seu favor. “Se você trabalha com cosméticos, por exemplo, separe os clientes por tipo de pele, de produtos e os que costumam comprar para presente. Desta forma, você consegue enviar mensagens para grupos específicos tornando o atendimento muito mais customizado e direcionado ao perfil do cliente”, diz Oliveira. 

Use figurinhas animadas nas conversas
Segundo o WhatsApp, diariamente são enviadas bilhões de figurinhas. “São uma das maneiras favoritas pelas quais os usuários se comunicam”. Com isso, o atendimento será mais personalizado — aumentando as chances do cliente fechar o negócio.

Dica extra: WhatsApp Business API

Se o fluxo de mensagens for muito grande, você pode optar por API do WhatsApp Business. Esta opção oferece conversas automatizadas com os clientes. “Pode ser um ótimo investimento para as empresas que têm um grande volume de interações. Esse chatbot, ou assistente virtual, é capaz de estabelecer uma conversa significativa e muito semelhante àquela realizada por um atendente humano. Uma boa plataforma de chatbot possibilita que o negócio integre todos os canais de comunicação e interação com os clientes, mantendo o padrão de atendimento. Também oferece mais possibilidades de interação com os clientes de forma instantânea e eficiente”, diz o WhatsApp em nota para a Startse.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra é jornalista especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!