Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Inteligência artificial prevê se vale a pena investir em uma startup; veja como funciona

O banco de dados de capital de risco e private equity lançou o VC Exit Predictor, ferramenta treinada nos dados do PitchBook para tentar descobrir as perspectivas de crescimento de uma startup. Entenda!

Inteligência artificial prevê se vale a pena investir em uma startup; veja como funciona

(Foto: Canva)

, jornalista

4 min

20 mar 2023

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

A inteligência artificial está dominando o mundo. A frase clichê ― e verdadeira ― é para contar que a novidade da vez é que o algoritmo pode prever se uma startup terá sucesso ou não. Uma mão na roda para investidores, por exemplo.

A tecnologia foi anunciada pelo PitchBook. O banco de dados de capital de risco e private equity lançou o VC Exit Predictor, ferramenta treinada nos dados do PitchBook para tentar descobrir as perspectivas de crescimento de uma startup.

COMO FUNCIONA?

O algoritmo gera uma pontuação sobre a probabilidade do negócio ser comprado, fazer IPO e ser sustentável (por exemplo, se tem chance de falência no futuro).

Essa, no entanto, não é a primeira vez que esse tipo de tecnologia surge. Investidores estão, cada vez mais, em busca de inteligência artificial que auxilie na tomada de decisão de aporte.

Para você ter uma ideia, a Gartner prevê que:

  • Até 2025, mais de 75% das avaliações de executivos de capital de risco e investidores em estágio inicial serão auxiliados por análise de dados e inteligência artificial

Além disso, testes mostraram que a ferramenta teve 74% de precisão na previsão de uma saída bem-sucedida. O que mostra que a IA está no presente e futuro das startups.


O QUE A EMPRESA DIZ?

“O VC Exit Predictor foi desenvolvido usando um algoritmo proprietário de aprendizado de máquina desenvolvido pela equipe de pesquisa quantitativa da PitchBook, treinado exclusivamente em dados disponíveis na plataforma PitchBook, incluindo atividades de negócios, investidores ativos e detalhes da empresa”, diz McKinley McGinn, gerente de produto de inteligência de mercado da PitchBook, ao TechCrunch.

COMO A PRECISÃO É GARANTIDA?

“Para garantir a precisão, as previsões são feitas para empresas apoiadas por capital de risco que receberam pelo menos duas rodadas de acordos de financiamento de capital de risco.”

POR QUE IMPORTA?

Oferecer uma tecnologia que ajuda ― com agilidade ― a tomada de decisão das pessoas, é sem dúvida, uma boa sacada. No caso do mercado de startups, por exemplo, é uma mão na roda para investidores. Afinal, o setor passa por um inverno, com investidores cada vez mais cautelosos. E você: como tem inovado o seu negócio? Qual inteligência artificial tem usado? Se ainda não sabe. Aqui tem uma lista de ferramentas de IA para você usufruir, otimizar tempo e fidelizar a clientela.

LEITURA RECOMENDADA

Ou, veja o curso de curta duração e alto impacto para você, líder, começar a usar A.I. e a ferramenta ChatGPT para acelerar suas tomadas de decisão e otimizar processos. Cada módulo foi criado para destrinchar os principais fundamentos, conceitos e discussões sobre o assunto e te apresentar um leque de ferramentas e aplicações que você poderá botar em prática. Confira aqui! 

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra é head de conteúdo na StartSe, especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!