Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

"Quantos feedbacks você deixou de dar por parecer óbvio o que aquela atitude representava?"

Nesta coluna, Priscila Schmidt, especialista em comunicação para alta liderança, conta por que o óbvio precisa ser dito. Confira!

"Quantos feedbacks você deixou de dar por parecer óbvio o que aquela atitude representava?"

Divulgação

, Colunista

6 min

17 abr 2023

Atualizado: 13 set 2024

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Eu estou estreando como colunista da StartSe com este artigo. Você, leitor, ou leitora, pode imaginar o meu desejo de acertar. Pode imaginar o cursor indo e vindo, escrevendo e apagando, tentando encontrar dentro de mim o caminho certo. As informações mais impactantes. A forma que gere mais autoridade. O storytelling que engaje.

Começar algo novo é sempre um grande desafio e este artigo que você lê, tentou antes, ser um artigo importante. Agora, ele é apenas um compartilhamento de ideias, despretensioso, vulnerável. 

Preciso escrever sobre comunicação para líderes. 

Então, começo escrevendo que comunicar é liderar. Eu acredito nisso. Não importam resultados, metas, diplomas, certificações, habilidades técnicas, as competências que alçaram você para uma posição de liderança não são as que te manterão por lá. O desafio muda. Ou você guia as pessoas por um caminho bom, ou não guia elas por caminho nenhum. Liderar é a capacidade de levar alguém de um ponto a outro e isso só é possível através da comunicação. 

Mas isso me pareceu óbvio. 


Assim, decidi ir por um caminho que não poderia ter erro, afinal, é tema básico para liderança: comunicação assertiva. Impossível ser uma liderança eficiente sem uma comunicação assertiva. Escreveria um artigo com o passo a passo para a construção de uma comunicação assertiva, a importância de saber o objetivo e de definir o conteúdo, cuidar da performance, garantir o tempo e o espaço corretos para a transmissão de cada mensagem.

Mas isso também me pareceu óbvio. 

Por fim, já tomada pela síndrome de impostora, decidi escrever sobre escuta ativa. Não há êxito na comunicação ou na liderança sem uma boa escuta. “Escutatória, vem antes da oratória”. “Temos dois ouvidos e uma boca, para ouvir mais e falar menos”. Vou além. Dispenso o conceito de escuta ativa - que diz respeito a quem ouve com atenção - e avanço para o conceito de escuta ostensiva - que diz respeito a quem, mais do que ouve com atenção, demonstra que está ouvindo com atenção através do contato visual, da expressão facial, dá feedbacks sobre a recepção e compreensão da mensagem, mas… bom, você já sabe, certo? 

Me pareceu óbvio demais. 

Reunião de equipe definindo metas com post-its (foto: Getty)

Então, me lembrei de uma máxima: o óbvio precisa ser dito. 

Afinal, esses temas fazem parte do meu cotidiano. Todos os dias eu estou treinando Altas-Lideranças e C-levels, individualmente, caso a caso, desenvolvendo as habilidades mais urgentes para aprimorar a comunicação de cada um. Alguns, precisam melhorar a expressividade, outros de mais assertividade, outros precisam melhorar a escuta ou de mais autoconhecimento, mais empatia, alguns de mais repertório. As habilidades por trás da comunicação são muitas. Para mim, tudo isso é óbvio.

E foi da obviedade que surgiu o meu receio sobre a escolha do tema para estrear esta coluna. Isso, provavelmente, também acontece com você. Quantas mensagens você deixa de transmitir, por elas parecerem óbvias? Quantas lições você deixa de ensinar, por elas parecerem óbvias? Quantos feedbacks (principalmente os positivos) você deixou de dar por parecer óbvio o que aquela atitude representava? 

Um estudo publicado em julho do ano passado por Francis Flynn e Chelsea Lide, demonstrou que os líderes têm quase 10 vezes mais chances de serem criticados por não se comunicarem do que por se comunicarem demais. O estudo mostra que os líderes que se comunicam pouco são vistos como menos qualificados para um papel de liderança porque são vistos como menos empáticos. 

Portanto, quero te lembrar que o óbvio só é óbvio para você. Precisa ser dito, dito de novo, de uma outra forma, por um outro canal. Quando você estiver cansado da sua mensagem, é por que ela está começando a aterrissar na mente da sua equipe.

Te convido para ler mensalmente, toda 3ª segunda-feira do mês, esta coluna falando sobre o óbvio: a comunicação é habilidade essencial para qualquer liderança, seja ela chefe ou não. Uma boa liderança é determinada por uma boa comunicação.

Thumbnail do vídeo

Leitura recomendada

Participe do evento que vai reunir as maiores lideranças em gestão de pessoas para promover reflexões sobre os temas mais relevantes e compartilhar as mais recentes inovações e tendências do setor. Saiba mais aqui.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Priscila é professora do WLP, formação internacional de impacto para lideranças femininas, da StartSe em parceria com a Nova SBE. Ela também é fundadora da Versa, empresa referência em desenvolver habilidades para comunicação em treinamentos corporativos, com foco em Altas-Lideranças e C-Levels. Com mais de 15 anos de experiência, ensina líderes como se tornarem porta-vozes de sua melhor versão. Além de atriz e professora de teatro, possui pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, bem como certificação em neurociência pela PUC-RS

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!