Sobre NósPara Você
Para EmpresasConteúdos
Eventos
Game Changers

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Eventos

Jornadas de conhecimento fomentando o aprendizado dinâmico e inovador em diversos formatos e intensidades

Ver todos

Ainda não temos eventos programados. Mas estamos preparando encontros repletos de inovação para você!

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Artigos
Carreira

Como desenvolver inteligência emocional?

Saiba como aprimorar suas atitudes comportamentais

Como desenvolver inteligência emocional?

Homem de perfil (Fonte: Getty images)

6 min

16 nov 2022

Atualizado: 16 nov 2022

Alguma vez você ficou irritado no trabalho, mas conseguiu beber um copo d'água, respirar e finalizar as suas tarefas normalmente? Se a resposta for sim, parabéns, você provou ter inteligência emocional. 

De acordo com a psicologia, o termo refere-se à capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos pessoais e de outros indivíduos. Pessoas que conseguem ter o controle sobre as suas emoções têm (comprovadamente) mais autogestão sobre suas vidas.

Aliás… Você já ouviu a frase “as pessoas são contratadas por suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelo seu comportamento”? Então, é verdade. Uma pesquisa realizada pela revista Você S/A revela que 87% das demissões hoje em dia são por problemas comportamentais e apenas 13% por problemas técnicos.

Sabendo disso, cada vez mais, as empresas devem buscar por pessoas que, além de terem ou buscarem uma competência profissional, também saibam lidar com as adversidades do dia a dia com facilidade. 

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: ENTENDA MAIS 

Livros de Daniel Goleman (Fonte: Amazon)


Daniel Goleman, psicólogo, escritor e PhD da Universidade de Harvard, foi muito importante para a difusão do termo em seu seu livro  “O Cérebro e a Inteligência Emocional”, com mais de 5 milhões de cópias vendidas no mundo todo. Inclusive, caso se interesse, aqui temos o ebook completo.

Na obra, o autor basicamente descreve a inteligência emocional como a capacidade de uma pessoa de gerenciar seus sentimentos, de modo que eles sejam expressos de maneira apropriada e eficaz. 

Além disso, ele demonstra como achar a chave para a empatia nas relações no ambiente de trabalho através dos seguintes domínios:

1- Autoconsciência

Capacidade de reconhecer os próprios sentimentos.

2- Autogestão

Capacidade de lidar com as próprias emoções.

3- Consciência social

Capacidade de enxergar as situações pela perspectiva dos outros.

4- Gerenciamento de relacionamentos

Conjunto de capacidades envolvidas na interação social.

COMO DESENVOLVER ESSA SOFT SKILL NA PRÁTICA?

Vamos te ajudar com 3 dicas! Confira:

1. ANALISE SEU PRÓPRIO COMPORTAMENTO

Homem se olhando no espelho (Fonte: Getty Images)

Pare de viver no automático e se pergunte: quem você é nas situações boas? E nas ruins? Se não saber responder de cara (o que é muito provável), coloque-se de fora, ou busque feedbacks de pessoas próximas a você. 

Feito isso, analise se as suas atitudes impactaram o seu dia e as suas relações. Caso o efeito tenha sido positivo, você pode fazer um esforço consciente para agir daquela maneira com mais frequência; porém, se o impacto for negativo, você pode evitar determinada atitude.

Lembre-se: toda mudança exige esforços.... Mas depois que isso vira um hábito, você passa a se alimentar de resultados muito positivos.

2- DOMINE SUAS EMOÇÕES

Homem desapontado (Fonte: Getty Images)

Está no calor no momento? Conte 1, 2, 3 e respire fundo. Eu sei que agir sem pensar é natural do ser humano - que desde os seus primórdios, usa essa adrenalina como método de defesa; mas, é necessário entender que a impulsividade não é uma boa aliada nas nossas relações. 

Como controlar isso? Além da prática da respiração, tenha bons hábitos, faça meditação e pratique exercícios físicos - eles são capazes de reduzir níveis de cortisol, controlar o fluxo de pensamentos e relaxar a mente. 

3- TENHA AUTOCONFIANÇA

Mulher de negócios (Fonte: Getty Images)

O que você tem feito por você? (Essa pergunta vale tanto no âmbito pessoal, quanto profissional). Se a sua resposta estiver repleta de competência, vontade e admiração, fica mais fácil. 

Acreditar em si e ressaltar suas qualidades ou seus talentos são ações que funcionam como combustíveis para alavancar carreiras! Portanto, acredite no seu potencial e entenda que você tem a capacidade necessária para superar momentos de crise.

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL É UMA DAS HABILIDADES MAIS DESEJADAS DO MERCADO, MAS NÃO É A ÚNICA…

Devido a pressão e as transformações, inteligência emocional e mais uma série de novas habilidades são exigidas dos executivos e profissionais o tempo inteiro.

Uma das maiores autoridades no assunto, Gary Bolles, expert do Vale do Silício em Futuro do Trabalho e Novas Habilidades, fez um série de aulas fundamentais sobre o assunto – exclusivas para brasileiros. Essas aulas estão no módulo As Novas Habilidades Humanas, um dos 10 módulos do xBA. Um Programa Internacional em Gestão Exponencial eleito o programa executivo mais inovador do mundo.

Ele junto com 30 experts internacionais do Vale do Silício, vão te ensinar as habilidades mais desejadas por empresas norte-americanas e brasileiras: 

Destrinchando temas desde novas tecnologias e estratégias de inovação, até equipes de alto desempenho, modelo de gestão de startups, ESG e sustentabilidade, novo marketing, mercados e modelos de negócio e muito mais.  

SAIBA MAIS SOBRE O XBA E TODOS OS MÓDULOS E HABILIDADES QUE VOCÊ IRÁ APRENDER


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista. Possui experiência no mercado financeiro, social media e customer experience. Passou pela XP Inc.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo