Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA
Ver todosCertificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação
Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo
As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio
Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada
Comunidades
Amplie seu networking, encontre parceiros de negócios e discuta as maiores tendências e inovações com a alta liderança do mercado
Comunidade de negócios para empresários e executivos que são alumni da StartSe e protagonistas de empresas do AGORA.
Comunidade de lideranças de RH das maiores empresas do Brasil e do mundo, para desenvolvimento, networking e transformação cultural.
App tem participação de duplo dígito em todas as vendas que a L'Oréal faz por meio do D2C. Entenda!
(Imagem: reprodução site Loreal)
, jornalista
5 min
•
2 set 2023
•
Atualizado: 2 set 2023
Olha que interessante: hoje, o WhatsApp tem uma participação de duplo dígito em todas as vendas que a L'Oréal faz por meio do D2C.
Guilherme Eler, diretor de negócios e inovação da empresa de beleza, faz suspense em relação aos números. “Não posso abrir no detalhe”, diz.
Mas garante que de forma global, o e-commerce da L'Oréal Brasil gira em torno de 30% de tudo que é vendido. E o WhatsApp tem um papel fundamental na construção e engajamento dos clientes.
A empresa usa o app de mensageria para oferecer assistência aos clientes. Uma espécie de consultoria de beleza (mais adiante analiso sobre isso).
Análise: o que é uma jogada estratégica já que o mercado de beleza se consolidou no país por meio das vendas diretas (a relação entre consultores e clientes). Assim, ao usar a tecnologia, mas manter a humanização pode ser um fator de sucesso
Mas não apenas. “Também funciona como um canal de marketing e vendas”, conta Eler.
Em exclusividade à StartSe, Eler contou que a empresa está testando uma Inteligência Artificial mais aperfeiçoada para o app.
“A grande ideia é trazer mais fluidez para essa interação com o consumidor”, conta.
Por exemplo, em vez de clicar em um botão ou inserir um número, o usuário pode falar, gravar áudio ou escrever o que deseja. O modelo de IA entende e responde à solicitação.
Além disso, a tecnologia traz eficiência e produtividade. “No entanto, por ora, ainda não a disponibilizamos. Estamos terminando a validação”, conta.
O executivo conta que potencializar a Inteligência Artificial é um processo devagar. “A gente sabe que ainda tem muitas incertezas quando a gente fala de AI, então seja a questão de viés, seja a questão de gasto de energia para poder treinar a máquina, então a gente tem tido muito cuidado e envolvendo profissionais que garantam que a gente não erre a mão”, conta.
O salto nas vendas por meio do WhatsApp tem se tornado case de sucesso em uma série de varejistas porque brasileiros gostam de se relacionar com as empresas também no digital.
Assim, quanto mais conversacional for o bot e com a opção de também falar com humanos, mais proximidade gera entre marca e clientela.
Leitura recomendada
Agora, se você precisa se aprofundar no novo marketing e vendas para adquirir clientes com estratégias de comunicação e vendas relevantes para um mundo dinâmico, conectado e com abundância de informações, dê o próximo passo aqui.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra é jornalista especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.
Leia o próximo artigo