Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA
Ver todosCertificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação
Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo
As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio
Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada
Comunidades
Amplie seu networking, encontre parceiros de negócios e discuta as maiores tendências e inovações com a alta liderança do mercado
Comunidade de negócios para empresários e executivos que são alumni da StartSe e protagonistas de empresas do AGORA.
Comunidade de lideranças de RH das maiores empresas do Brasil e do mundo, para desenvolvimento, networking e transformação cultural.
Assista, no primeiro episódio da série Cooltura, quais são os sintomas e a responsabilidade dos líderes em casos de Burnout
Neste ano, a Síndrome de Burnout entrou para a lista de doenças classificadas pela Organização Mundial da Saúde. Ela está diretamente relacionada ao trabalho, como resultado de um estresse crônico, exaustão, entre outros. Você já deve ter conhecido alguém que sofreu ou sofre com essa síndrome – apenas no setor de saúde, a estimativa é de que um em cada seis profissionais apresentem sinais de Burnout, de acordo com uma pesquisa do Instituto D'or.
No primeiro episódio de Cooltura, a nova websérie da StartSe, Juliana Alencar, sócia e líder de cultura na StartSe, elenca quais são os principais sintomas do Burnout e como evitá-lo. Confira:
Por ser uma síndrome relacionada ao trabalho, a forma como a liderança das empresas se posiciona faz toda a diferença na saúde mental dos funcionários. Em tempos de pandemia e trabalho remoto, a gestão arcaica baseada em comando e controle se tornou quase impossível, dando lugar à gestão por contexto.
Na gestão por contexto, a liderança é próxima à equipe, vê os funcionários como parceiros de negócio e contextualiza as informações da corporação, ao mesmo tempo em que respeita a individualidade de cada pessoa.
Para ter uma empresa com bons resultados, o primeiro passo é garantir o bem-estar dos funcionários. Para tal, deve-se estimular ter uma vida equilibrada, evitando que o trabalho passe a invadir a vida pessoal.
“É papel do líder também ser próximo e trazer ferramentas que auxiliem em um diagnóstico do time quando as coisas não vão bem psicologicamente, como em caso de Burnout”, explica Juliana Alencar. É recomendado que os líderes e profissionais sejam aconselhados por psicólogos e pessoas capacitadas a lidar com essa situação.
Os episódios da série Cooltura são publicados quinzenalmente, às quartas-feiras, na Plataforma StartSe. O próximo episódio será em 14/03 – não perca!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
Leia o próximo artigo