Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Como sua empresa pode fazer dinheiro no mercado B2D

Business to Developer é a nova tendência que vende soluções para quem também cria soluções: os desenvolvedores

Como sua empresa pode fazer dinheiro no mercado B2D

Mulher ao lado de servidores (foto: Christina @ wocintechchat.com/Unsplash)

, Jornalista

9 min

26 set 2022

Atualizado: 4 jan 2023

Por Camila Petry Feiler

B2B e B2C já são termos versados pelas empresas. Agora a tendência é olhar para o mercado B2D ou Business to Developer, um setor que foca nos desenvolvedores. 

Mais especificamente, o objetivo aqui é tornar a vida de quem trabalha com código mais fácil, entregando ferramentas e sistemas que tornem as pessoas desenvolvedoras mais produtivas e focadas no que elas precisam desenvolver. 

A ideia é que eles não precisem lidar com questões adicionais na hora de criar um software escalável. 

E por mais específico que pareça, é um mercado em plena expansão e que pode focar em soluções para empresas e clientes também.

Mas o que é o mercado B2D?

Hoje são 31 milhões de developers trabalhando em companhias, segundo levantamento da Stack Overflow Survey 2022, pesquisa realizada com devs sobre suas preferências, para descobrir o que está em alta quando o tema é desenvolvimento e perfil de devs. Eles estão focados em gerar negócio, investindo em transformação digital e inovação. 

Com a evolução do mercado, a complexificação aumenta e a demanda por apoio também. As empresas buscam desenvolvedores, trazendo uma nova camada para a contratação e retenção destes talentos, abrindo demanda para que o trabalho seja bem feito usando soluções como APIs dedicadas, soluções de comércio eletrônico, ferramenta de dado e análise. Isso tudo é B2D. 

A ideia é que ao lidar com menos questões, além de trabalhar melhor, o dev consiga cuidar e estar mais próximo do cliente final. 

E mesmo que sua empresa não seja focada em tecnologia, é provável que o B2D importe para você

Ao olhar para o futuro dos negócios, é preciso entender que o consumidor está avançando digitalmente, buscando soluções que acompanhem este ritmo. Então pensar em lançamentos de produtos só no mundo físico, por exemplo, é quase impensável. As lojas tradicionais já estão até no metaverso

E quanto mais acessível as tecnologias se tornam, mais complexas as operações por trás delas. Afinal, a exigência aumenta e novas oportunidades surgem. No fim, as empresas garantem o ponto de contato com a pessoa desenvolvedora como um trampolim para bolsos profundos (empresas) ou muitos bolsos (consumidor).

Não se esqueça: o consumidor está focado na experiência. Se a empresa não entrega agilidade e tecnologia, é possível que ela seja engolida. E nada disso vai para a frente sem desenvolvedores.

Foque na comunidade e na melhoria contínua

Os desenvolvedores se aprimoram de forma online e aprendem remotamente. Para isso, mantém comunidades ativas, onde compartilham boas práticas e também ferramentas e negócios. Se você quer falar e crescer neste público, forneça valor por meio de produtos e serviços de qualidade e eles vão atuar como propagadores da marca nos espaços mais fechados. 

Orientados a resultados, eles vêm de um contexto não muito tradicional, que espera resolução rápida aos problemas, com baixo esforço e menos consumo de tempo e recurso. Com a mentalidade always on beta, esses princípios são fundamentais. 

Por isso, a eficácia das ferramentas utilizadas pelos desenvolvedores pode ser comprovada em um período relativamente curto. Isso leva esses produtos/ferramentas a serem extremamente orientados para o processo, o que definitivamente deve envolver um ciclo de melhoria contínua. 

Por que importa?

A digitalização nas empresas abre campos de possibilidades que demandam cada vez mais pessoas desenvolvedoras olhando para problemas que ainda não foram resolvidos no mercado e podem ser abarcados pela tecnologia. 

Tanto que, segundo a pesquisa Stack Overflow, 62% de todas as pessoas entrevistadas gastam mais de 30 minutos por dia procurando respostas ou soluções para problemas.

Ao gerar soluções, eles impactam muitas pessoas. Ao entregar facilidades, os negócios B2D crescem junto. 

Olhando para o seu setor, existe um ponto específico onde os desenvolvedores são mal atendidos? Em caso afirmativo, por que não tentar responder a essa necessidade?


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista focada em empreendedorismo, inovação e tecnologia. É formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Antropologia Cultural pela mesma instituição. Tem passagem pela redação da Gazeta do Povo e atuou em projetos de inovação e educação com clientes como Itaú, Totvs e Sebrae.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo