Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Americanas lança loja no metaverso e leva experiência da loja física para os jogos online

No metaverso, usuários virtuais têm necessidades e poderão comprar produtos na Americanas; em breve, também será possível comprar online e receber em casa

Americanas lança loja no metaverso e leva experiência da loja física para os jogos online

, jornalista da StartSe

6 min

29 ago 2022

Atualizado: 23 jan 2023

Por Tainá Freitas

A Americanas está inaugurando, nesta segunda-feira (29), uma loja no metaverso. Em breve, os jogadores poderão comprar produtos online e receber em casa, em uma estratégia metaverse to offline.

A loja está no servidor CryptoSoulRP, parte do grupo MetaEXP, o primeiro lançamento da EnablersDAO. O metaverso é baseado no jogo Grand Theft Auto (V), e reproduz a cidade do Rio de Janeiro. Mas, embora tenha sido criado com base no GTA, o MetaEXP não segue a lógica do jogo da Rockstar.

Parte da modalidade GTA RP, os jogadores assumem avatares virtuais, que possuem profissões (e são recompensados pela moeda virtual do servidor), interagem e têm necessidades. A Americanas inicia a jornada no metaverso vendendo alimentos, bebidas e produtos eletrônicos para esse público.

COMO FUNCIONA?

O MetaEXP é o primeiro lançamento da EnablersDAO, empresa especialista na criação e aceleração de negócios na web3. Baseado no modelo “live-and-earn” (viva e ganhe), as missões realizadas são recompensadas com a moeda virtual $CRPLAY, que também podem ser usadas para a compra de ativos virtuais (imóveis, empresas, automóveis em NFT).

“Esse é o primeiro passo nesse novo mundo de interface 3D em que teremos uma loja suprindo essas necessidades das pessoas. Estamos testando e aprendendo com este universo e nada nos impede de termos, no futuro, outras lojas em diversos outros metaversos, como Roblox, Decentraland, Sandbox, entre outros”,  explica Alexandre Messina, gerente de inovação da Inovação e Futuro, motor de inovação da Americanas S.A

Confira também:

 

UMA NOVA ESTRATÉGIA OMNICHANNEL

Até agora, a estratégia omnichannel dizia sobre a conexão entre a operação online (e-commerce) e offline (lojas físicas) das empresas. No entanto, com o metaverse to offline, agora o metaverso passa a ser um novo canal de vendas para o varejo.

"Existe uma economia circular real, com demandas reais e geração de valor tangível. Estamos falando de uma das maiores disrupções do varejo no Brasil, - metacommerce - isso é omnichannel, não existe mais separação", afirma José Camargo, diretor de operações da Enablers | MetaEXP.

Inicialmente, a modalidade deve alcançar o público gamer que já frequenta servidores de metaverso. A novidade impacta em uma comunidade organizada e estabelecida de pessoas, que consomem os produtos online e agora terão facilidade para romper a barreira e iniciar o offline.

METAVERSO DESCENTRALIZADO

Por ser um metaverso descentralizado, os ativos que os jogadores conquistam no CryptoSoul (carro, imóvel, entre outros NFTs) podem ser usados em outros jogos com a mesma característica.

“A nossa maior diferença para outros servidores de GTA RP é que os ativos são realmente dos usuários. Uma casa ou um carro virtuais, por exemplo, e eles podem vender isso a qualquer momento. Se forem para outro servidor, herdam esses ativos”, explica Tiago Morelli, fundador da EnablersDAO, em entrevista à StartSe.

ENTRADA PARA A WEB 3.0

A Enablers DAO se tornou uma porta de entrada para marcas que querem estar na web 3.0. Em uma aula, alunos do Master Program da StartSe University puderam experimentar os servidores da MetaEXP.

Eles criaram os próprios avatares no metaverso, abriram uma carteira digital e vislumbraram como ficariam suas próprias empresas quando inseridas neste ecossistema. A inserção no metaverso foi imersiva, através dos óculos de realidade virtual da b.U Tech, que fornece óculos de realidade virtual.


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Apresenta o podcast Agora em 10 na StartSe e também atua na área de Comunidades na empresa. É especialista em inovação, tecnologia e negócios.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo

Mapa do site

Sobre Nós

CaptableDigitaliza.aiMorseSnaqStartSe UniversityStartups

Eventos

A StartSe é a plataforma de conhecimento do AGORA. Nossa missão é educar, informar e transformar lideranças e empresas do Brasil através do acesso às experiências mais bem sucedidas de negócios dos principais polos de inovação do mundo.

BAIXE O APP STARTSE!

Google Play BadgeApp Store Badge
Baixe o App Startse!

Cadastre-se e receba diariamente o resumo do que importa AGORA com a análise do time StartSe!


SIGA A STARTSE NAS REDES!

Fale Conosco

Horário de atendimento:
De segunda a sexta, das 10h às 18h

Atendimento exclusivo telefônico

+55 (11) 5039-5602


Atendimento exclusivo WhatsApp
Compras:

+55 (11) 97558-6880


Alunos e Ex-alunos:

+55 (11) 97244-8378

E-mails:
atendimento@startse.com
comercial@startse.com
dpo@startse.com

É um veículo de comunicação e quer receber nossos releases ou agendar uma entrevista conosco?
assessoria@startse.com

STARTSE TURISMO DE NEGOCIOS LTDA CPNJ: 32.291.526/0001-64 | STARTSE INFORMACOES E SISTEMAS S/A CNPJ: 24.554.736/0002-50

Política de Privacidade e Termos
Política Geral de Cancelamento e Remarcação

Todos os direitos reservados © startse.com
São Paulo, Brasil | Palo Alto, EUA | Shanghai, China