Capital francesa proíbe os patinetes elétricos compartilhados devido a preocupações com segurança e mobilidade. Entenda!
Patinete da Lime (Foto: divulgação site Lime)
, jornalista
5 min
•
4 abr 2023
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Fim do aluguel de patinetes elétricos. A partir de setembro deste ano, Paris (que foi pioneira em micromobilidade compartilhada) vai banir o polêmico meio de transporte.
Em uma votação, 90% dos moradores votaram a favor da proibição do aluguel de patinetes elétricos com a justificativa de que os passageiros estariam criando um ambiente perigoso por desrespeitarem regras de trânsito.
Não há de se negar que o referendo é uma má notícia para as companhias Dorr, Lime e Tier, que operam cerca de 15 mil patinetes elétricos na região.
Isso porque, o banimento aumenta a chance de acontecer o efeito cascata: outras cidades também podem proibir os patinetes elétricos. Se isso acontecer, coloca em xeque o negócio das empresas de micromobilidade. E tem uma grande chance disso acontecer, já que Paris tem sido um dos mercados de patinetes elétricas compartilhadas que virou referência para outras regiões.
Ou seja, do ponto de vista de negócios, a proibição afetaria negativamente a receita das empresas, causando um inverno ainda mais assombroso no mundo da Nova Economia. Basta ver o exemplo em terras tupiniquins: as startups de micromobilidade elétrica entrarem em recuperação judicial.
Neste caso, para sobreviver, seria necessário inovar em outras frentes de negócios, como, por exemplo, potencializar o braço de bicicletas, já que este não será proibido. Além de aumentar o portfólio com outras opções.
Um dos objetivos dos patinetes elétricos compartilhados seria reduzir o uso de carro a combustão. No entanto, o veículo não ajudou a reduzir o uso do carro. Na verdade, os usuários, em sua maioria, são pessoas que substituíram a caminhada ou o transporte público para usá-lo.
Isso não significa que eles não substituíram nenhuma viagem de carro. Um estudo de 2019 descobriu que 7% dos quilômetros percorridos por patinetes elétricos substituem as viagens de carro e táxi.
Neste caso, aprendemos sobre a importância da diversificação do negócio. Assim, a sua empresa reduz a dependência de um único produto ou serviço e ajuda a mitigar os riscos associados a flutuações do mercado e a decisões como essa que aconteceu em Paris.
Que tal você inovar usando Inteligência Artificial? A StartSe possui uma série de ferramentas de Inteligência Artificial com uma interface descomplicada, para que você fique por dentro do futuro de uma forma fácil e rápida. Baixe o nosso app para conferir - é 100% gratuito: Android | iPhone
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra é head de conteúdo na StartSe, especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!