Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Adaptabilidade: o que é e como desenvolver?

A habilidade de encarar mudanças de uma forma mais flexível

Adaptabilidade: o que é e como desenvolver?

Homem escrevendo

, Repórter

7 min

13 dez 2022

Atualizado: 2 jan 2023

Adaptar-se. Significa ter a capacidade de se encaixar às novas situações e circunstâncias durante um percurso – algo extremamente importante diante do cenário de transformações intensas que estamos vivendo nos últimos tempos, principalmente no que diz respeito ao mercado de trabalho. 

Um grande exemplo disso é o surgimento da tecnologia no-code, que vai permitir que qualquer profissional de outras áreas, que não sejam necessariamente analistas de sistemas, também consigam trabalhar na área de tecnologia. O que significa que o profissional analista de sistemas deverá encontrar outro ramo e se adaptar ao mercado o quanto antes. 

E não é só esse setor que pode morrer com a tecnologia, viu? De acordo com um  estudo recente realizado pela IBM em 50 países, com 5.800 executivos, nos próximos três anos, mais de 120 milhões de profissionais deverão se recapacitar para trabalhar nos modernos ambientes digitais.

AFINAL, O QUE É A ADAPTABILIDADE?

Identificar as mudanças, desde os seus sinais, e se adaptar ao contexto – esse é o seu significado. Pessoas que desenvolvem essa habilidade possuem mais inteligência emocional e conseguem viver sob condições diferentes do que foi imaginado. Elas são mais flexíveis, sabem enfrentar situações adversas e estão dispostas a fazer o que for preciso para se sentirem bem em meio a mudanças. 

Quem tem essa habilidade quer sair da zona de conforto e ousar, fazer diferente, questionar e desafiar os próprios limites. Exatamente o que as empresas da Nova Economia buscam nos seus colaboradores. Afinal, isso estimula a criatividade, traz novas ideias e tem como consequência o crescimento (tanto do profissional, quanto da empresa). 

A IMPORTÂNCIA DA ADAPTABILIDADE PARA A CARREIRA

Mulher trabalhando (fonte: Getty Images)


Imagine a seguinte situação: você recebeu uma proposta de trabalho para um setor completamente diferente do seu usual, que tem um salário muito melhor e ainda oferece diversas oportunidades de crescimento. Você iria? Ou se preocuparia demais com a chance de não conseguir desenvolver as habilidades necessárias a tempo? Vale refletir. 

Ao desenvolver a adaptabilidade, você possui mais oportunidades no mercado de trabalho, já que não se restringe a apenas uma área ou método. Além disso, ao precisar adquirir um novo conhecimento para cumprir os requisitos completos da vaga, você caminha para um aperfeiçoamento profissional ainda mais significativo (e rápido!)

E QUAL A IMPORTÂNCIA PARA A EMPRESA? 

Vou resumir em tópicos. Quando essa habilidade é devidamente desenvolvida nos colaboradores, isso motiva a empresa a ter:

  • Facilidade em superar crises ou dificuldades e aprender com elas.
  • Coragem para conseguir enfrentar desafios e mudanças;
  • Flexibilidade na hora de lidar com os mais variados tipos de situações;
  • Curiosidade em buscar novos aprendizados;

Agora, vamos ao que importa:

COMO ADQUIRIR ADAPTABILIDADE?

Listei 3 dicas abaixo, confira:

1- SAIA DA SUA ZONA DE CONFORTO

Pense em todas as conquistas que teve na sua vida, tenho certeza que a maioria aconteceu quando você fez algo novo, e não praticando os seus velhos hábitos.

Se quisermos aprender ou mudar alguma coisa, temos que sair do lugar conhecido, do confortável e nos aventurarmos. É preciso ter a coragem de enfrentar riscos e encarar os desafios, mesmo que sejam difíceis. 

Opine, tome decisões. Com o tempo e com suas atitudes, você vai perceber que pode ir muito mais além do que se permitia ir, e sentirá autoconfiança e autoestima elevada. O que é extremamente importante também. 

De acordo com o escrito Brené Brown, em seu livro “A Coragem de ser Imperfeito”:

“viver é experimentar riscos, incertezas e se expor emocionalmente. Isso não precisa ser uma coisa ruim. A vulnerabilidade, como muitas pessoas podem pensar, não é uma medida de fraqueza, mas a melhor definição para a coragem.”

Confira o ebook comentado desta obra aqui. 

A Coragem de ser Imperfeito, de Brené Brown (Fonte: divulgação Amazon)

2- APRENDA COM OS SEUS ERROS

Ser uma pessoa “adaptável” não significa necessariamente que você não vai errar. Lembra perguntei se você se arriscaria em uma vaga de um setor diferente do seu? Então, a possibilidade de você entrar nesse emprego e não conseguir se desenvolver - mesmo que se esforce - também existe. O que muda aqui é a forma que você vai decidir encarar isso. 

Aqui vão quatro dicas para quem errou (ou vai errar):

  • Entenda para não repetir;
  • Assuma e não fique justificando;
  • Não fique remoendo o passado;
  • Supere!

3- TENHA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Exercite a capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos pessoais e de outros indivíduos. Isso fará com que você não se deixe influenciar por situações ruins e te trará resiliência o suficiente para enfrentar o desafio, seja lá qual for. Entenda melhor sobre inteligência emocional aqui. 

SER UM PROFISSIONAL ADAPTÁVEL É UMA DAS HABILIDADES MAIS PROCURADAS (E BEM PAGAS) DO MERCADO, MAS NÃO É A ÚNICA…

Se você quer um profissional altamente adaptável, capaz de construir a visão de futuro de uma empresa e ainda dominar áreas como tecnologia, inovação, estratégia e gestão de alta performance, existe uma alternativa no mercado brasileiro onde você pode aprender todas elas no mesmo lugar.

Essas e outras 10 habilidades-chave podem ser aprendidas rapidamente no programa internacional xBA (Xponential Business Administration). Uma formação internacional executiva eleita a mais inovadora do planeta, com professores experts direto do Vale do Silício e da Europa.

O melhor de tudo isso? Que você ainda garante uma certificação internacional para sua carreira, direto da Nova SBE, uma das escolas de negócios mais inovadoras do mundo (com sede em Portugal).

VOCÊ PODE VER CADA UMA DESSAS HABILIDADES E SABER TUDO SOBRE O XBA CLICANDO AQUI


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista. Possui experiência no mercado financeiro, social media e customer experience. Passou pela XP Inc.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo