Inúteis. Frustrantes. Longas. Para você ou para alguém do seu time, reuniões podem ser uma das piores partes do trabalho porque gera a sensação de ter perdido tempo. Muita conversa, pouco resultado. Veja como aproveitá-las de forma produtiva.
Pessoas trabalhando no escritório (Foto: Pexels)
, jornalista
5 min
•
23 fev 2024
•
Atualizado: 23 fev 2024
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Inúteis. Frustrantes. Longas. Para você ou para alguém do seu time, reuniões podem ser uma das piores partes do trabalho porque gera a sensação de ter perdido tempo. Muita conversa, pouco resultado.
Elon Musk, por exemplo, sugere algumas regras, como padrão 25-30, mensagem de voz e evitar reuniões.
Mas para além das dicas do magnata, a executiva Amy Bonsall, em um artigo, listou três tipos de reuniões que vão ajudar você e o seu time a aproveitá-las de forma produtiva. Confira:
São focadas na execução de tarefas e no cumprimento de metas. Para funcionar, precisa seguir três elementos:
Documentos de trabalho compartilhados: ferramentas em nuvem como Google Docs e Miro facilitam a colaboração em tempo real.
Paridade de tela: todos os participantes, remotos ou presenciais, devem ter acesso igual à informação.
Anfitrião atento: o anfitrião deve monitorar a participação e garantir que todos estejam engajados.
“Os encontros relacionais têm como objetivo fortalecer nossas conexões”, diz Amy. Na prática, trata-se da construção de relacionamentos e conexões entre os membros da equipe.
“As reuniões adaptativas ajudam-nos a abordar temas complexos ou sensíveis onde o processo certo ou o resultado desejado não estão claros desde o início”, escreve ela.
Esses encontros exigem agilidade e sensibilidade. “Os exemplos incluem sessões de estratégia, sprints de inovação, conversas sobre carreira ou como navegar pelo impacto organizacional de uma questão social.”
O que você deve fazer se sua reunião já for todas (ou nenhuma) das opções acima?
As três categorias de reuniões (transacionais, relacionais e adaptativas) são apenas exemplos. Você pode combiná-las ou criar sua própria categoria.
Exemplo:
Local externo: imagine um encontro fora da empresa para construir relacionamentos, discutir estratégias complexas e realizar trabalho. Você pode:
Outras opções:
Reuniões informais: nem todas as reuniões precisam ser formais. Às vezes, um bate-papo rápido ou um café juntos podem ser mais eficazes.
Reuniões virtuais: as ferramentas online podem facilitar a conexão com pessoas em diferentes locais. O importante é:
Definir o objetivo da reunião: o que você quer alcançar? Deixar que o objetivo dite a logística: Quando e onde a reunião deve acontecer? Quantas pessoas devem participar?
E lembre-se: em vez de nos concentrarmos em quando e onde nos reuniremos, deveríamos começar explicando por que estamos nos reunindo e deixar que isso dite a logística.
Organizar o fluxo de reuniões de acordo com o objetivo pode ajudar você a evita perder tempo com conversas irrelevantes ou tópicos que não são importantes para todos os participantes, o que gera eficiência e mais produtividade para vocês.
Leitura recomendada
Agora, aprenda a construir times de altíssima performance e desenvolver novas skills e habilidades humanas fundamentais para o futuro e agora do trabalho para uma gestão disruptiva e inovadora. Saiba mais aqui!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra é head de conteúdo na StartSe, especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!